GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Ontem à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Capote Seg 05 Abr 2021, 07:49

Estou tentando fazer um projeto como um jogo de tiro com câmera isométrica, a sprite da arma fica no player, e a origem da bala precisa ficar como o diagrama da imagem anexada sugere. Estou a alguns dias tentando formular uma equação que consiga relacionar o ângulo do player com a origem da bala utilizando plano cartesiano, mas ainda não consegui, achei que vindo a este fórum poderia achar alguma ajuda.


https://drive.google.com/file/d/1Bp1PFu5Qb9VF3UJpcJHyHpgoQXbpeDX1/view?usp=drivesdk
Descrição da imagem:
OG= Origem objeto, no caso a origem da bala
A seta representa o player e o ângulo
esquerda = 0º
cima = 90º
direita = 180º
baixo = 270º

Acabei anotando isso aqui também:(A = ângulo)
0º{x=-1;y= 1;}
90º{x=1;y= 1;}
180º{x=1;y= -1;}
270º{x=-1;y= -1;}

a <= 90 {x<=0;y>=0;}
a > 90 {x>=0;y<=0;}

Acho que estas últimas duas podem estar erradas.


Última edição por Capote em Ter 06 Abr 2021, 07:38, editado 1 vez(es)
Capote
Capote

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 04/04/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Capote gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por NPH Seg 05 Abr 2021, 21:08

pode se usar o lengthdir_x(distancia,angulo) e lengthdir_y(distancia,angulo) para calcular os pontos onde um objeto pode se basear, um exemplo que uso em meu projeto recente onde a nave atira pela ponta do sprite sempre, não importa o ângulo que deixo em direction:
Código:
//End Step Event
px=x+lengthdir_x(pd,pa+direction);
py=y+lengthdir_y(pd,pa+direction);
Note que usei o End Step pois ele fará o cálculo depois de executar o que é preciso no Step, assim não fica fora de sincronia e sempre que atiro as balas sempre saem do mesmo ponto xy do objeto Very Happy
Flws!
[EDIT]
Pode-se usar isso com um "offset" tipo, se direction=0 fazer você ir pra cima por exemplo, pode usar um offset nas funções:
Código:
pontox=x+lengthdir_x(distancia,direction+45);
pontoy=y+lengthdir_y(distancia,direction+45);
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Capote gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Capote Ter 06 Abr 2021, 07:36

Obrigado, funcionou Very Happy
Capote
Capote

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 04/04/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


NPH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite. Empty Re: [Resolvido]Alterar o ponto de origem da bala na sprite.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos