GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Ontem à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

2 participantes

Ir para baixo

inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

Mensagem por PaladinoMaluko Dom 10 Jan 2021, 17:26

Olá pessoal, vim relatar uma duvida sobre uma situação um tanto complicada para mim. Estou tentando implementar um sistema de XP no meu jogo, aonde você mata inimigos que spawn em mapas gerados aleatoriamente e vai upando, bem o meu problema surgi ai. Basicamente eu preciso preservar algumas variáveis, uma delas é o HP do monstro/inimigo, ela precisa ser alterada e atualizada a cada momento que você upa de nível, assim tornando os inimigos mais difíceis de mata, porem, eu não consigo manter essa variável  ou atualiza ela a cada tempo de jogo, por motivos do inimigo esta morto então a variável não recebe a informação.

ja tentei usar:

- variável global, porem, acaba que quando você mata o inimigo mata todos da room.
- passar a informação de uma variável global para o HP mas o inimigo não existindo ou estando morto a variável nem se modifica.

existe alguma maneira de fazer manter essa variável e mandar ela para cada individuo como uma variável para aquele personagem ? agradeço a cada resposta e dica, e caso precise explicar de outra maneira me digam para que possa deixar mais claro.


Última edição por PaladinoMaluko em Seg 11 Jan 2021, 19:09, editado 1 vez(es)
PaladinoMaluko
PaladinoMaluko

Data de inscrição : 08/01/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
Prêmios : inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty Re: [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

Mensagem por theguitarmester Seg 11 Jan 2021, 18:03

Tu pode usar uma variável global pra servir de escala na vida dos inimigos, pode usar até o próprio level, e daí só modificar no momento que o inimigo for criado.
Não sei como é teu jogo, se tu quer que um inimigo já existente, ao player evoluir, ele aumente a vida dele, se for isso, eu fiquei pensando em qual vai ser a vantagem do player evoluir?

Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:
Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase * global.playerLevel;
ou fazer alguma regra pra suavisar o aumento desse level, como por exemplo:

Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase + (hpBase * global.playerLevel / 4);
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty Re: [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

Mensagem por PaladinoMaluko Seg 11 Jan 2021, 18:48

theguitarmester escreveu:Tu pode usar uma variável global pra servir de escala na vida dos inimigos, pode usar até o próprio level, e daí só modificar no momento que o inimigo for criado.
Não sei como é teu jogo, se tu quer que um inimigo já existente, ao player evoluir, ele aumente a vida dele, se for isso, eu fiquei pensando em qual vai ser a vantagem do player evoluir?

Caso for pra novos inimigos, tu poderia no momento de criar o inimigo, a vida dele ser escalada de acordo com o level do player, e esse level do player pode ser uma variável global, digamos "global.playerLevel", e daí a vida do inimigo ser algo assim:
Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase * global.playerLevel;
ou fazer alguma regra pra suavisar o aumento desse level, como por exemplo:

Código:

hpBase = 100;
hp = hpBase + (hpBase * global.playerLevel / 4);

hmmm isso parece interessante, acho que concordo com você no fato que eles melhorem só no momento que vierem, é mais interessante mesmo. Em relação meu jogo: ele é um top-down de mapas aleatorios, aonde você mata vários inimigos ate você achar a porta e ir para próxima área e a logica que você me passou caio bem, parece mais interessante, irei tentar e muito obrigado pela sua atenção e ajuda
PaladinoMaluko
PaladinoMaluko

Data de inscrição : 08/01/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
Prêmios : inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

theguitarmester e PaladinoMaluko gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty Re: [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

Mensagem por PaladinoMaluko Seg 11 Jan 2021, 19:02

atualização: deu certo! a ideia do @theguitarmester caio muito bem no meu jogo, eles ficam mais fortes e ganham vida e desafiando ainda mais o player. Tenho que ajustar o dano do player mas isso é o de menos, muito obrigado pela ajuda
PaladinoMaluko
PaladinoMaluko

Data de inscrição : 08/01/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 15
Prêmios : inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

theguitarmester gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo Empty Re: [RESOLVIDO]Variável preservada de um inimigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos