GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Concurso] Natal GMBR 2020!

+3
All-x
theguitarmester
polosam
7 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por All-x Dom 10 Jan 2021, 16:15

Mr.Rafael escreveu:Não estive mais ativo por aqui há algumas semanas e acabei não me empolgando muito com o concurso principal em relação aos Mini Jams, mas é bem legal ver que no fim vários jogos apareceram para participar! cheers

Quanto mais tempo parece que pior, sei lá, acho que o pessoal só investiria em concurso mensal ou anual se houvesse algum prêmio ou recompensa a altura do esforço. Fora que a Game Jaaj ocorreu nesse período.

Enfim, vejamos os próximos Happy
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Diemorth gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Dom 17 Jan 2021, 11:59

RESULTADOS



REDEMPTION OF GIFTS

Nota:

____________________________________________________________________________________________________________________________________
SANTA CLAUS STRIKE


Nota:

____________________________________________________________________________________________________________________________________
STREETS OF CLAUS


Nota:

____________________________________________________________________________________________________________________________________
NO-EL


Nota:


Aí, turma, mil desculpas pela demora. Não vou dar nenhuma justificativa além do meu problema técnico já resolvido, pois não há justificativa alguma senão a minha própria leseira. Acabei não acessando o fórum nos últimos dias, mesmo eu sendo o responsável pela postagem das avaliações, e reconheço que isso foi uma senhora covardia com quem ralou muito mês passado para entregar um projeto. Posso dizer que joguei muito os jogos de vocês nos últimos dias, parceladamente, e os parabenizo pelo empenho. Espero entrar como participante no próximo concurso, e se eu não puder, e estiver novamente na posição de avaliador, os prometo desde já que me esforçarei para fazer as coisas mais rapidamente.

Foi descabido entregar isso só hoje. Novamente, minhas desculpas. Espero ver vocês no próximo concurso. cat
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Vaziu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Deo Costa Dom 17 Jan 2021, 17:03

Obrigado pela análise do jogo "REDEMPTION OF GIFTS", tentarei melhorar nos próximo concursos.
Aproveito para parabenizar a todos os participantes e em especial ao 1º e 2º lugar:

All-x e a Dotto Meister.
Parabéns pelo jogo apresentado (Streets of Claus) - pontos 93

Diemorth,
Parabéns pelo jogo apresentado (NO-EL) - pontos 96
Deo Costa
Deo Costa

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/12/2020
Reputação : 3
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

polosam e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por All-x Dom 17 Jan 2021, 19:56

Parabéns ao @Diemorth! O jogo ficou muito bom, merecidíssimo!

@polosam, o atraso é justificável, o que não é foram essas avaliações. Totalmente desequilibradas, seria melhor ter postado somente as notas. Não sei o que aconteceu, pode ser algo sério e estou reclamando sem saber, mas fiquei decepcionado.

@Diemorth recomendo fazer o host dos próximos eventos no itch.io, tanto para promoção do evento quanto pela organização (Como foi o de Halloween). O sistema de avaliadores cedo ou tarde dá ruim, enfim ranked também não é perfeito, mas se for ter avaliações que sejam parecidas com as que os Avaliadores oficiais faziam ou como você fez na jam do GM8, sei lá.

@Deo Costa, finalmente alguma mensagem que não seja o tópicos dos seus jogos. AHUShasuahUSHAush

@theguitarmester Ainda não consegui matar o maldito papai noel Zangado
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

polosam, theguitarmester e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Dom 17 Jan 2021, 20:20

Seu posicionamento é justo, Alex. Seria melhor termos o parecer de um outro avaliador.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Dom 17 Jan 2021, 20:44

Eu concordo que outra avaliação deva ser feita, desconsiderando a de cima como o resultado final. O campeão está em aberto.

Isto atrasa o resultado e só piora as coisas, mas reconheço a mediocridade dos textos e peço que não entendam como má vontade da minha parte. Abri um tópico de discussões na seção da Staff e estou aguardando o posicionamento deles sobre o que deve ser feito agora.

Sugestões de todos são bem vindas.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Diemorth Seg 18 Jan 2021, 16:45

Primeiramente quero agradecer quem participou do eventos, este em especial, fico realmente grato a quem investiu alguma energia para interagir.

Estive fora nas últimas duas semanas por conta de problemas com meu SSD, agora já está resolvido.

Sinto que as avaliações acabaram sendo um pouco superficiais, talvez a quantidade de quesitos possa ter complicado mais do que ajudado. Como o All-x colocou, fazer o host no itch.io pode ser uma boa opção se conseguirmos fazer todos submeterem por lá, talvez recomendando no tópico do evento a fazer a página do jogo com antecedência ou colocando um tutorial de como submeter ajude, esse foi o problema maior com o evento de halloween na hora da submissão.

Com isso, considero alguns pontos citados pelo Dotto como relevantes. Ainda assim peço que antes de montar um post desse tipo, considere o quão trabalhoso é fazer avaliações que consigam atender todos os aspectos dos jogos. O que você disse é plausível, porém a maneira como você disse não é a mais adequada para o ambiente que tentamos construir. Poderia ser feita uma crítica construtiva e usar palavras menos agressivas, isso já ajudaria bastante.

Neste momento sugestões do que fazer com as avaliações/premiações dos jogos irão agregar bastante. Imagino que seja mais interessante e democrático manter essa discussão aqui e ouvir sugestões do que possa ser feito com o evento atual.

Obrigado a todos pela paciência.
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Diemorth Seg 18 Jan 2021, 20:12

A parte da organização do evento correu bem, infelizmente não tivemos mais pessoas se oferecendo como jurados, possivelmente o próximo evento vai ter a votação feita pelos participantes ou apenas parte da nota definida por juri.

Quanto a sua dúvida, não faria diferença na decisão, pois foi definida uma regra para entrega dentro do prazo no tópico, geralmente flexibilizamos isso para algum tempo após o prazo, mas depois de duas semanas já não seria aceito no evento.

Não sei se fui claro no meu último parágrafo na mensagem anterior, acho que essa discussão sobre o que aconteceu para a avaliação não estar "apresentável", sem uma proposta de solução para o evento atual, não vai nos levar a nada. O All-x apresentou boas soluções e pontos, mas são mais aplicáveis para eventos futuros, com certeza serão pontos considerados.

As opções que vejo no momento, para este evento, são:

  • Manter as avaliações.
  • Abrir para o polosam refazer as avaliações se ele estiver de acordo.
  • Abrir para outra(s) pessoa(s) fazer(em) as avaliações.
  • Abrir para os membros que participaram fazerem as avaliações.
  • Cancelar as premiações do evento.

Alguém consegue pontuar mais opções? O que acham ser mais justo para todos que participaram?
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Seg 18 Jan 2021, 20:41

Infelizmente, as administrações anteriores a nossa sofreram com esse mesmo problema na hora de avaliar. Não é de hoje que a avaliação de um concurso é feita de última hora e de modo extremamente amador, descontentando a maioria dos participantes. A administração futura também tem tudo para sofrer com isso se não bolarmos uma maneira mais organizada de fazer as coisas. O que sei é que este fórum é muito importante para mim e que participo da atual staff porque não conheço nenhum outro usuário que assumiria esse papel no meu lugar (se houvesse, eu certamente pediria para voltar a ser um usuário normal, o que seria mais condizente com minha disponibilidade e habilidade).

Minhas justificativas sobre a minha avaliação são essas:

Com um tema livre que permitia vários estilos de jogos, era muito difícil o avaliador único não achar melhor o jogo cujo estilo mais lhe satisfazia. Da minha parte, tenho uma predisposição a gostar mais de jogos que envolvam a análise do cenário e o planejamento das ações antes de executá-las, e o NO-EL me ofereceu isso de um modo bastante fluído. Não consegui gostar mais dos outros do que dele, então achei que deveria declará-lo com uma nota superior. Acredito que este concurso nos mostra que não é bom colocar um avaliador único para julgar jogos muito diferentes entre si. Acaba ficando subjetivo demais. Se todos os jogos compartilhassem as mesmas limitações/estilos/imposições, certamente seria mais fácil essa parte.

Quanto aos textos, os fiz da forma que fiz porque pensei que vocês ficariam insatisfeitos se não constassem as justificativas das notas. Acabei usando notas quebradas para tentar equilibrar o ranking de acordo com a minha perspectiva pessoal, e a minha perspectiva pessoal no final das contas não serviu para julgar os jogos de um modo que todos ficassem satisfeitos. O Dot apontou os erros que cometi e eu não tenho como não concordar com a análise dele.

Talvez o mais coerente tivesse sido empatar o Alex e o Diemorth e jogar a decisão final para outrem, como aconteceu no concurso de GM8 do ano passado, mas julguei que poderia haver insatisfação com uma decisão incompleta dessas, e que me cobrariam um resultado pronto.

Concordam em anular o veredito? Baseado no que falei, sou da opinião de que deve haver mais de uma pessoa para julgar jogos de estilos diferentes  lendo jornal
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Mr.Rafael Seg 18 Jan 2021, 23:22

A minha ideia seria desviar um pouco do formato de avaliações "competitivas" e priorizar apresentar melhor os resultados entre os participantes.

Ainda que seja gratificante receber um tipo de premiação por um jogo bem desenvolvido, no fim acho que o maior apelo das avaliações sempre foi dar um feedback mais completo aos autores. Saber que alguém dedicou alguns minutos (ou horas) para jogar e/ou zerar seu jogo e descrever a experiência é muito satisfatório.

O que não é satisfatório, no entanto, é "avaliar por avaliar" só para cumprir prazo. Isso frustra a participação porque os jogos não recebem atenção suficiente, fazendo com que todos, exceto talvez os "campeões óbvios", parecerem apenas "fazer número".

Parte do que me fez achar os Mini-Jams divertidos foi o formato de participação: exceto pelo Mini-Jam de Roteiros, todos os outros eventos se passavam num único tópico. Antes de postar lá, ver uma arte ou um link de música era inevitável, então um participante estava sempre admirando o resultado do outro. Para os jogos, o formato mais próximo a esse é o de avaliações feitas pelos próprios membros.

Isso tem seus próprios prós e contras, e não é como se a qualidade das avaliações fosse magicamente aumentar também. Mas o ponto disso tudo, ao meu ver, é de aumentar a interação entre os membros, tentar promover um "senso comunitário" ou algo assim. Acho que dá muito mais ânimo ir lendo as avaliações dos outros sobre os jogos (incluindo o seu) até chegar lá no tópico e escrever a sua, do que passar várias semanas esperando sair uma avaliação porque o único comentário relevante que você recebeu foi um "nada a comentar, mas achei muito bom" no seu tópico.

Mas e então, o que fazer com este?

Bom... no início, eu gostaria que houvesse uma votação feita pelos próprios membros. Mas pelo tempo que levou para os resultados saírem, acho que não vale a pena querer tentar corrigir ou reavaliar tudo de novo agora. Isso é só prorrogar mais e mais a duração do evento.

Então, ao invés disso, acho que seria melhor esquecer a "competitividade" das notas e priorizar mais em como os jogos estão sendo apresentados através delas. Algumas ideias:

  • Corrigir/complementar mais as avaliações já existentes, descrevendo mais sobre cada jogo.
  • Formatar e postar as avaliações com a mesma qualidade vista no concurso do GM8.
  • Apresentar todos os jogos com imagens e/ou clipes de vídeo com gameplay (como foi feito no concurso do GM8).
  • Exibir os jogos campeões em banners especiais no showcase E os demais jogos em um outro banner, em formato de "mural".

Em resumo: se preocupar menos com as notas entregues "para cumprir prazo" e mais com os jogos em si. Acho que a decepção em si tem menos a ver com os critérios usados e mais em o quanto os organizadores se importaram de verdade com os jogos que estavam jogando. investigador

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

polosam, theguitarmester e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por theguitarmester Ter 19 Jan 2021, 01:20

Não vou entrar no mérito de tudo já falado aqui porque senão vai demorar e por agora não quero dedicar esse tempo (fiquei boa parte da semana passada sem o pc, então perdi o tempo da discussão também).

Não sei se o melhor é só ter a nota direto ou não, os comentários/feedback são bem interessantes sempre pra quem fez.

Mas uma coisa que lendo as avaliações do @Polosam, e pegando o atual momento do fórum, que tem desenvolvedor de 'diversas' engines (e ainda, no fim, estamos fazendo jogos (nos concursos de jogos)), logo, o que importa no fim é o jogo final, então seria interessante olhar o jogo como um produto final, não pensar em qual programa foi feito cada coisa e isso de fato contar pra nota, e sim avaliar os pontos como se fosse um jogo 'qualquer', que tu não está se importando aonde ou quem fez.
Claro, avaliar esse produto final também levando em conta se as coisas são originais ou não, OU ainda isso já estar claro nas regras o que pode ser usado, e então avaliar só o produto final. Pode ter um concurso que a arte deve ser original, outro que as músicas devem ser, outro que até os sons devem ser, embora isso também possa ser um pouco relativado, MAS aí vai de quem desenvolve/produz, e francamente, estamos fazendo por diversão, por conhecimento, e não por fazer dinheiro ou fama aqui não importa como (o que se alguém está tentando no ambiente desse fórum, digo que não vai levar muito longe Very Happy), então cada um consegue ler o que o concurso pede e fazer algo baseado naquilo, vai de sua consciência.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

polosam gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Willy Ter 19 Jan 2021, 12:41

Enquanto lia a treta discussão, um pensamento me veio na cabeça.
"Faz sentido um eletricista avaliar o trabalho de um encanador?"

Penso que, em concursos futuros, talvez seja interessante ter avaliadores para cada categoria, e não para o jogo como um todo. Por exemplo, eu me considero um excelente programador, então sou capaz de avaliar quão bem fluido um jogo está, o quão complexo é uma determinada funcionalidade, como encontrar (e forçar) bugs, etc. Entretanto, sou terrivelmente ruim em todos as demais categorias. Arte, sonoplastia, game design, etc, não tenho base alguma para avaliar essas coisas, e, se eu o fizesse, provavelmente seria injusto.

Eu sei que no momento não temos muitos membros ativos com as qualificações necessárias para avaliar, mas, ao meu ver, se for possível encontrar pessoas para isso nos concursos futuros (mesmo que de fora da comunidade. Porque não?), teremos avaliações mais justas e equilibradas.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

polosam e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Willy Ter 19 Jan 2021, 17:47

dotto escreveu:feedback de qualidade, porém através da ótica de um jogador.
Concordo, isso faz sentido pra mim também. Mas isso bate de frente com o modelo atual em que se dão os pontos divididos em categorias (no caso deste, programação, diversão, gráficos, efeitos sonoros e criatividade). O que sugeri se aplica ao modelo atual, mas, pra avaliar da ótica de um jogador, creio que esses parâmetros de avaliação não sejam adequados.

Partindo desse princípio, a avaliação deveria considerar aspectos que não sejam técnicos e haver no mínimo três avaliadores para que o que ocorreu com o poolosan não aconteça novamente (ter predisposição pra um determinado estilo). Creio que isto seja o mínimo pra ter uma harmonia melhor nas avaliações.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Mr.Rafael Ter 26 Jan 2021, 09:00

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 EnormousBouncyEuropeanpolecat-size_restricted

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Ter 26 Jan 2021, 10:35

Acham justo que haja uma votação popular entre o Streets of Claus e o NO-EL, já que ninguém discordou quando eu sugeri que os dois estavam acima? Eu continuo achando que o NO-EL venceu, reconhecendo minha culpa por ter tumultuado o evento e não tirando mérito nenhum do jogo do Alex, e desta vez digo isto não como um veredito de cima, mas apenas como UM voto de um usuário comum...
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Ter 26 Jan 2021, 21:10

DottoMeister escreveu:Na sinceridade... to cagando pras colocações, o que interessa é um feedback com compromisso e imparcialidade, como já foi dito antes.

Pelos comentários achei que vocês queriam dar continuidade ao assunto deste concurso em particular, mas pelo visto é apenas uma manifestação de indignação acerca da organização do fórum como um todo. Vou repetir pela última vez que a culpa do atraso e do tumulto foi toda minha, e adiciono que da minha parte não consigo desfazer mais nada.

O cargo de moderador está à disposição. Boa sorte ao(s) próximo(s).
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Mr.Rafael Qua 27 Jan 2021, 11:11

polosam escreveu:Pelos comentários achei que vocês queriam dar continuidade ao assunto deste concurso em particular, mas pelo visto é apenas uma manifestação de indignação acerca da organização do fórum como um todo. Vou repetir pela última vez que a culpa do atraso e do tumulto foi toda minha, e adiciono que da minha parte não consigo desfazer mais nada.

O cargo de moderador está à disposição. Boa sorte ao(s) próximo(s).
Minha manifestação se resumiu apenas a apontar que o tópico em si havia sido abandonado.

Diante do que já foi discutido, ninguém mais esperava por uma continuação, e sim por uma conclusão final feita pela organização do concurso. Eu posso escrever um histórico completo do tópico, sob meu ponto de vista, mas para resumir, aqui vai uma lista:

Prelúdio


O concurso encerrou no dia 03 de Janeiro. polosam aparece no dia 08 se desculpando pela demora das avaliações e que elas sairiam "nos próximos dias".

Introdução


DottoMeister manifesta o abandono do tópico postando uma imagem. Por pura coincidência ou resposta direta à manifestação, polosam aparece no dia seguinte com as avaliações e notas.

Início


Apesar de uma resposta inicial neutra/positiva do Deo Costa, Alex e DottoMeister mostram decepção pelas avaliações dadas. E, de fato, comparado a tudo que foi visto no concurso do GM8, o final deste deixou bastante a desejar: as avaliações estão todas "largadas" em spoilers, no meio da segunda página do tópico principal e com apenas um parágrafo por critério, sem muito apreço a formatação ou descrições mais detalhadas sobre cada jogo.

Meio


Diemorth aparece pedindo teor menos agressivo nas respostas e por críticas construtivas, ou seja, sugestões do que fazer com o que se tem agora. Como apontado por Mr.Rafael e theguitarmester e reforçado por DottoMeister: pouco importam os critérios técnicos e notas dadas, o mais importante é apresentar melhor os jogos e oferecer um feedback de qualidade.

Conclusão


A conclusão esperada seria encontrar pelo menos as avaliações em formato mais apresentável, ou uma resposta mais sensata por parte dos outros organizadores (o polosam não foi o único organizador). Vejamos o que temos até agora...
[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Ef43596c40e35ce8d96353881d0ddc5809c539e_t



o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

theguitarmester gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por polosam Qua 27 Jan 2021, 13:43

Os outros fizeram tudo certo em dezembro, isso tem que ser reconhecido. O máximo que eu ajudei foi participando de um ou outro evento, de modo que ficou implícito que a preparação do final era comigo. Se tinha três cordas segurando um piano, só foi a minha que arrebentou.

Não entreguei o cargo para poupar ninguém. Saí pela lateral porque está claro para mim que não sei ajudar. Tudo o que eu quero - e que venho tentando fazer desde que deu m* com as avaliações - é resolver essa situação sem gerar mágoa ou estresse.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Deo Costa Qua 27 Jan 2021, 15:11

Boa tarde a todos, antes de entrar no assunto sobre o concurso, gostaria de falar um pouco sobre minha pessoa.

Algum tempo atrás baixei um emulador Atari e juntamente algumas rooms (programas) observando aqueles jogos por sinal bastantes toscos, mas vi ali a arte dos programadores (para mim, não eram apenas programadores, são também artista e um pouco mágicos), pois em apenas 4kb de memória eles faziam seus jogos, em média 21 fases, faziam os sprites, os cenários, a programação (movimentos, tiros, pulos, colocavam os sons, etc.), tudo isso em apenas 4kb de memória.

Isso fez com que eu ficasse entusiasmado em aprender um pouco de programação.
Então baixei várias engines de jogos e comecei a estuda-las, a Unity é muito boa mas não era aquilo que eu procurava, pois ela é muito focada em 3D, Godot, Construct2, ainda não era muito divulgada no Brasil, então minha escolha foi o Game Maker.

Após um longo período apenas fazendo tentativas, arrisquei fazer alguns joguinhos bem simples.

Resumindo tudo que falei acima, faço jogos porque gosto de programar, não os faço por dinheiro, fama ou outra coisa qualquer, sei que sou muito fraco em designer e em matéria musical, não conheço cores (sou daltônico), meu mundo é visto em preto e branco e em tons de cinzas, por isso peço ajuda às pessoas que estão perto de mim que me ajudam a escolher as cores e me dizer que cor é aquela que estou usando no momento.

Bem este sou eu.

Quanto ao concurso, entrei e entrarei em outros apenas para ver se estou evoluindo como programador não estou em busca de prêmios de 1º lugar, ou qualquer outro lugar, embora seja legal ganhar, estou em busca de críticas para que eu possa melhorar a programação e o designer.

Posso dar um exemplo:
O Mr.Raphael (não sei se é o mesmo do "tgmbr") já me deu várias dicas (ex.: postei um jogo e ele disse, Deo esse fundo está muito chamativo, coloque um fundo mais escuro, outra coisa que aprendi com ele não se mistura fotos reais com desenhos, etc.)

Então pessoal acho que um site como o GMBR essa deveria ser a sua função primordial, ou seja, ajudar aqueles que querem aprender e melhorar.

Quanto ao POLOSAM, parece que já está virando sacanagem, o cara não está aguentando a pressão, jogaram a responsabilidade toda não mão do cara, o cara está tão pressionado que deixou até de ser moderador.

Cabe a direção do site conversar com o polosam e trazê-lo de volta, pois concurso com um só juiz não pode dar certo, pois é apenas a opinião de um só juiz.

Peço desculpa pelo longo texto.


Última edição por Deo Costa em Qui 28 Jan 2021, 07:14, editado 1 vez(es)
Deo Costa
Deo Costa

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 06/12/2020
Reputação : 3
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

theguitarmester e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por theguitarmester Qua 27 Jan 2021, 15:44

Eu entendo que as avaliações tenham ficado um pouco abaixo, principalmente de quem conseguiu de dedicar e entregar algo mais polido (Eu experimentei algumas coisas que acabaram me tomando tempo, junto a não ideia, no fim tive que fazer algo pelas coxa mesmo), mas já foi, a avaliação é interessante e ajuda a talvez motivar, mas o simples fato de ter uma jam com outros participando aqui e propor algo, já pode ajudar a surgir coisas novas e já cumpre um papel legal, por exemplo, no musical, eu estava há um tempo sem compor nada, aí com essa jam de música, me deu vontade de novo e ideia pra fazer algo baseado nela e nos experimentos e tentativas, surgiu aquele som que particularmente eu gostei bastante, aí postei aqui e não tive qualquer feedback sobre, porque aquela jam não tinha isso de fato, era mais como uma ideia de fazer algo e se divertir com isso.

Eu sugiro a gente na próxima então, caso ter avaliação, ter ou uma votação do pessoal, que participou ou não, quem quiser votar, e escolher uma ou fazer um pódio das que achou mais legal, e depois a gente contabilizar qual deu mais e ta aí o vencedor, mas o foco maior é a ideia de criar coisas que depois podemos reusar... ainda voltando a jam musical, eu usei no jogo desse concurso (de maneira porca, só coloquei de fundo), mas o que fiz nela vou levar como experiência pra fazer outras músicas ou ideias.

Ficar agora debatendo o concurso que já passou pelos feedback não vai adiantar muita coisa, além de um estresse não preciso.

Então resumindo, minha solução:
- Próxima Jam/concurso(que não passe de duas semanas): ter um tema que limita, ou pode ter até mais coisas, pra fazer a gente pensar em algo com isso (não é diferente do que já vem acontecendo)
- Quando for o caso de ter escolha do melhor, ser uma votação aberta, que os próprios criadores da jam também podem avaliar, assim como quem fez o jogo (podendo escolher seu próprio jogo), então fazendo a escolha de um ou dos 3 melhores.
- o feedback pode ser dado por quem quiser avaliar pra justificar seu voto ou só porque gostaria de falar algo sobre o jogo, sugerir uma melhoria e tal, mas não sendo algo obrigatório.


That's All Folks
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

polosam e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Concurso] Natal GMBR 2020! - Página 2 Empty Re: [Concurso] Natal GMBR 2020!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos