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[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite

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[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite Empty [RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite

Mensagem por Deception_1999 Qui 03 Set 2020, 18:17

No meu jogo há um player com uns inimigos em volta, antes o player colidia com os inimigos e os inimigos desapareciam enquanto o player pedia uma das suas 5 vidas.
Hoje eu decidi colocar mais sprites no inimigos, e fazer com os sprites mudem quando o inimigo morre, no objeto inimigo usei os códigos:
Event colision (com o player)
image_speed = 1

Step
if image_index = 10{  //O frame 10 é o frame onde o inimigo já esta todo destruído
instance_destroy();
}
Fazendo, assim, com que o inimigo tenha um efeito de destruição.
Bem, essa lógica estava dando certo, porém, o inimigo não some instantaneamente, fazendo assim com que o player continue colidindo com o inimigo, resultando na perda de todas as suas vidas.
Quero que o player colida com inimigo apenas uma vez, e depois a colisão entre eles acabe para que eu perca apenas uma vida.


Última edição por Deception_1999 em Dom 13 Set 2020, 18:30, editado 2 vez(es)
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[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite Empty Re: [RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite

Mensagem por polosam Sex 04 Set 2020, 09:34

Você pode estabelecer essa lógica:
Coloque uma variável no inimigo que precise estar positiva para que ele afete o player. Assim que o inimigo iniciar seu processo de destruição, negue essa variável.
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[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite Empty Re: [RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite

Mensagem por saim Sex 11 Set 2020, 23:32

Tem várias formas. Uma é:
polosam escreveu:Você pode estabelecer essa lógica:
Coloque uma variável no inimigo que precise estar positiva para que ele afete o player. Assim que o inimigo iniciar seu processo de destruição, negue essa variável.
Uma forma (parecida) é realmente eliminar o inimigo ou tocar o player - mas no evento em que elimina a instância, cria um outro objeto que mostra a animação do inimigo morrendo e depois se destrói. Eu não gosto desse segundo método. Fazer um objeto só pra aparecer na tela é gambiarra... mas funciona.

Um terceiro método, também parecido, é usar a máquina de estados finitos. É um trampo pra entender como funciona, mas cara... depois que você entende, muda sua visão de programação.

Um quarto método (que finalmente é diferente) é eliminar a máscara de colisão do inimigo. Ao invés de parar de reagir à colisão, vai parar de existir colisão pra reagir. Só que eu não lembro como faz isso por código...

Um quinto método é deixar o player invulnerável por alguns segundos, depois de perder uma vida. É parecido com o método que o polosam sugeriu, mas você coloca a variável no player, não no inimigo. Tecnicamente, é a mesma coisa, mas tem uma diferença no sentido do design do game, como um todo.
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[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite Empty Re: [RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite

Mensagem por Ricoh5A22 Qui 26 Nov 2020, 23:31

saim escreveu:Tem várias formas. Uma é:
Uma forma (parecida) é realmente eliminar o inimigo ou tocar o player - mas no evento em que elimina a instância, cria um outro objeto que mostra a animação do inimigo morrendo e depois se destrói. Eu não gosto desse segundo método. Fazer um objeto só pra aparecer na tela é gambiarra... mas funciona.

1) Esse método só valeria a pena se o objectivo fosse deixar o corpo do inimigo no chão depois de morto, mas ao invés de criar um objeto durante a morte do personagem, você poderia adicionar só o sprite (ex.: s_enemy_die) em um Asset Layer. É muito mais leve do que deixar uma instância ativa para todo inimigo morto (Existem outras técnicas envolvendo Surface, mas é bem mais complicado).

saim escreveu:Um terceiro método, também parecido, é usar a máquina de estados finitos. É um trampo pra entender como funciona, mas cara... depois que você entende, muda sua visão de programação.

2) Na minha visão, esse é o caminho mais correto. Quando o estado atual do inimigo for "die" você passa a ignorar a colisão. (pode ser usado em conjunto com o item 1)

saim escreveu:Um quarto método (que finalmente é diferente) é eliminar a máscara de colisão do inimigo. Ao invés de parar de reagir à colisão, vai parar de existir colisão pra reagir. Só que eu não lembro como faz isso por código...

3) Esse pra mim, é o que eu considero realmente gambiarra. Mas se quiser fazê-lo, pode criar um sprite sem imagem (que consequentemente não terá máscara de colisão) e setar a variável mask_index com esse sprite.

saim escreveu:Um quinto método é deixar o player invulnerável por alguns segundos, depois de perder uma vida. É parecido com o método que o polosam sugeriu, mas você coloca a variável no player, não no inimigo. Tecnicamente, é a mesma coisa, mas tem uma diferença no sentido do design do game, como um todo.

4) Eu acho boa a ideia de deixa o player invencível por alguns frames quando é atingido, isso deixa o jogo menos irritante quando tem vários inimigos. A solução também envolveria a máquina de estado, quando o player é atingido, ele muda o seu estado para "hit" e durante este estado ele não sofre dano. Mas isso não deveria ser usado como solução para o problema de colisão com o inimigo que está morrendo, até porque o tempo de invencibilidade pode acabar antes do inimigo ser destruído.
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[RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite Empty Re: [RESOLVIDO] Dúvida sobre animações de sprite

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