GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

+2
saim
Vaziu
6 participantes

Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por Vaziu Ter 25 Ago 2020, 06:39

Eu tava tentando criar um jogo no game maker 8 e meu amigo falo que o unity(especificamente a versão 5.6.0 da unity)era melhor queria saber se ela é mais fácil de entender do que o gml e se ela também é melhor para usar por ser mais recente

Obs: eu sei muito pouco de programação gml então por favor não fale que é melhor eu continuar usando o game maker 8 por eu já saber usar ele
Vaziu
Vaziu

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 13/08/2020
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios : Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por saim Ter 25 Ago 2020, 11:32

GML é mais fácil.

Unity usa (entre outras linguagens) o C# (lê-se "Cê dash")(lê-se "Cê sharpe" ou "ci shár"), que é uma linguagem mais... formal.
Basicamente, com o game maker você pode deixar de lado um monte de protocolos que em outras linguagens são importantes.

Por exemplo, você pode sair programando sem saber de antemão se seu código será uma função ou só o código pra ser executado, quais os tipos de suas variáveis e não precisa declarar quais são os argumentos de cada função, muito menos o tipo de cada um.
Nas outras linguagens... até pode, mas depois tem que voltar atrás, fazendo tudo isso.

Resumindo, GML te permite ser mais desorganizado e te obriga a aprender menos.

Isso tem custo, claro. Existe uma discussão a respeito de GML deixar os jogos mais pesados, nem que seja só no carregamento. Mas pra jogos simples, principalmente jogos feitos para estudar, isso não é tão importante.

Minha sugestão pessoal: vá por GML, aprenda a lógica de programação, fique fera nesse trem. Depois, vá se aventurando por outras linguagens. A lógica vai ser a mesma, vai mudar o jeito de escrever e um bocado de informação a respeito da linguagem. Mas a estrutura dos códigos não vai mudar tanto.

Edit: Obrigado aos que me corrigiram... não sei de onde tirei "dash"


Última edição por saim em Seg 31 Ago 2020, 10:26, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Super Games, polosam e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por Willy Ter 25 Ago 2020, 18:53

De maneira simplista, GML é sem dúvidas mais fácil de aprender. Como saim disse, você deixa de lado as "formalidades" de uma linguagem robusta. Você ganha com a facilidade em criar código, mas deixará de lado os inúmeros benefícios que a programação orientada a objetos dispõe para você.

C# não é difícil, mas demandará de você longas horas de estudo para que de fato saiba o que está fazendo antes de se atrever a fazer um jogo com ele (claro, nada o impede de aprender fazendo jogos, mas é um caminho difícil).

Se você pretende um dia ser um programador profissional (com profissional, eu quero literalmente dizer seguir a profissão), eu recomendo muito que fique no C#. Mas se deseja ser programador apenas por hobbie, não há nada de errado com o GML (a menos que queira fazer jogos 3D, ai não tem jeito, vai de Unity por ser muito superior ao 3D do Game Maker).

Enfim, coloque na balança os seus objetivos e a sua disposição para escolher um caminho.
A propósito, como profissional de C#, gostaria de dizer que o mercado está excelente.

saim escreveu:o C# (lê-se "Cê dash")
Na verdade, lê-se "Cê charpe" (C Sharp). investigador
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Super Games, polosam, saim e Diemorth gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por theguitarmester Ter 25 Ago 2020, 20:55

Willy escreveu:
saim escreveu:o C# (lê-se "Cê dash")
Na verdade, lê-se "Cê charpe" (C Sharp). investigador

Poisé eu ia comentar isso que eu sempre leio "Cê Sharp" ou "Ci Sharp" (p mudo) haha


Uma coisa me chamou a atenção: A versão que teu amigo de citou do Unity... Essa versão aí já é bem antiga, pegue a versão mais nova, é free e tu vai ter todas vantagens atuais.
Se ele falou dessa versão em específico, suponho que talvez essa seja a última que aceite Javascript, talvez, porque não sei de outro motivo que ele indicaria um versão antiga assim em específico.

Então, como já disseram , talvez a linguagem mais fácil seja o GML mesmo, depois poder vir o Javascript, que deve ser o caso desse seu amigo a versão específica do Unity, mas te recomendo a então iniciar com GML mesmo, só não feche sua mente para outras linguagens, não se prenda ao seu conhecimento maior no Game Maker para não se aventurar em aprender outras coisas, isso no futuro pode não ser tão bacana, pois pensando no teu desenvolvimento como desenvolvedor, GML não é uma linguagem que vai agregar muito em seu currículo, pois ele só existe dentro do GM, o que vai agregar daí vai ser teu conhecimento lógico.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Super Games e saim gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por vinians Sáb 29 Ago 2020, 23:33

Como você está começando, dê uma checada nas duas e veja qual mais lhe agrada. 

O importante é você ficar bom em lógica de programação, depois você pode aprender qualquer linguagem que quiser. São apenas ferramentas. 

Existem muitas empresas lá fora no exterior que usam o GMS e não saem falando por ai, porque ? Porque o que importa é o produto final. 

Por exemplo, o jogo "Maldita Castilla" é um sucesso de vendas em praticamente todas as plataformas e foi feito no GMS. O GMS faz com que a criação de jogos 2D para multi-plataforma seja extremamente simples! 

Resumindo, aprenda algoritmos e bases de programação e vai de GML, depois você pode aprender qualquer outra linguagem que desejar. Você pode baixar a verão gratuita para aprender.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por joinacio Sex 11 Set 2020, 14:10

eu gosto das duas
joinacio
joinacio

Data de inscrição : 11/09/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2? Empty Re: Qual linguagem de programação é mais fácil de entender entre essas 2?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos