GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.

Mensagem por hiki210 Sáb 08 Ago 2020, 17:25

Olá, sou iniciante no Game Maker Studio, e estou usando o Game Maker Studio 2, eu vi uns tutoriais de como fazer meu jogo de RPG, mas eles não cobrem tudo, e é difícil achar conteúdo em Português. Vou direto ao ponto do meu problema,estou usando useScripts para colocar os efeitos dos itens, só consegui colocar certo um efeito, o de ganhar vida da poção de vida, ele funciona quando você está com a vida diminuida, ele realmente recupera a vida, mas quando está com a vida cheia, e usamos a "Poção de Vida", o sprite do coração some, aqui vai o comando que usei:

"global.vida += 1;''

eu percebi que talvez ele tenha colocado mais um número no sprite (subimage) e levou a algum número que não tem sprite, acho que deve ser isso, mas não sei como resolver, teria algum comando para não poder usar a poção se a vida estiver cheia? ou para ela parar de sumir (sem aumentar a vida mais do que o limite)?

Agora essa é outra dúvida, mas tem haver com o mesmo, que é, como colocar alguma poção de efeito diferente? como por exemplo: uma Poção de aumentar a velocidade, temporariamente ou permanentemente (até a morte do personagem).

Por último, quando eu colocava minha música no jogo, fiz por um objeto, ela iniciava normalmente no começo da room, mas quando pausava o game, ela reiniciava e ficava por cima da outra, e assim por diante pra cada pause. Ela estava no evento "room start", eu mudei para "game start" e coloquei na room do menu inicial, assim a música ficou normal, mas ela já começa no menu inicial(onde inicia o jogo, se eu colocar o objeto na room da fase, a música não toca com o "game start", só usando o evento "room start" e ficando com o problema acima). Dito isso queria saber como resolver, para a música não tocar no menu inicial (pois quero deixar uma música específica para cada tela), e só tocar na room da fase, e sem ter aquele problema, tem algum outro comando especifico?

Pra finalizar, teria algum lugar para mim ver onde posso colocar esses tipos de efeitos pras poções? (outros como: invisibilidade, imunidade, ou algo do tipo).

Se alguma parte ficou difícil de entender, peço desculpas, e já agradeço desde já quem leu, e quem puder tentar me ajudar.
hiki210
hiki210

Data de inscrição : 08/08/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.

Mensagem por Super Games Dom 09 Ago 2020, 00:08

Olá, hiki210!

Seja muito bem-vindo ao fórum ^ ^

1) Sim, a explicação que você deu pro problema está praticamente correta. Quando um valor corresponde a uma subimagem que não existe, ele leva pra primeira subimagem. É como se desse um loop.

Eu consigo pensar em duas formas de você resolver o problema. A primeira é fazendo com que a poção só aumente a vida caso ela esteja abaixo de um valor pré-definido. A segunda é fazendo com que a poção só aumente a vida caso ela esteja abaixo de seu máximo. A segunda forma é mais difícil, mas é ideal pro seu jogo, visto que em um RPG é, normalmente, possível aumentar a vida máxima de um personagem.

No caso da primeira forma, você só precisa adicionar uma condição baseada num valor fixo.

Exemplo:

Código:
if (global.vida < 100) global.vida += 1 //Se a vida é menor do que 100, ela será aumentada em 1

No caso da segunda forma, você vai precisar criar uma nova variável, especializada em controlar o limite de vida. Depois de criá-la, basta adicionar uma condição baseada na variável.

Exemplo:

Código:
if (global.vida < global.vida_maxima) global.vida += 1 //Se a vida é menor do que a vida máxima, ela será aumentada em 1

Caso não saiba implementar o sistema de vida máxima, não se desepere: é só comentar aqui no tópico que eu (ou outra pessoa) irá te ajudar ;-)

2) Não tem muito segredo pra fazer isso. Você só precisa ligar cada poção e atributo do personagem à uma variável corresponde.

3) Eu não sei se entendi direito a dúvida, mas, aparentemente, a música não está pausando junto com o jogo, é isso? Se for esse o caso, é só você usar as funções audio_pause_sound e audio_resume_sound.

Se o problema for só a sobreposição, você pode criar um código que impeça isso. Você só precisar criar uma condição que só permita que a música toque caso ela já não esteja tocando. Você deve usar a função audio_is_playing para checar isso.

Exemplo:

Código:
if (!audio_is_playing(nome_da_musica)) audio_play_sound(nome_da_musica,1,1) //Se a música não está tocando, ela irá tocar :v
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Diemorth, kazwtto e hiki210 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.

Mensagem por hiki210 Seg 10 Ago 2020, 00:42

1 - Olá Super Games, obrigado! Me ajudou muito suas instruções, criando a variável "global.vida_máxima" no "obj_player", e adicionando o código "if (global.vida < global.vida_maxima) global.vida += 1;", no useScript da Poção de Vida, já fez o problema ser resolvido, agora não some mais o sprite,e continua curando quando se tem menos! (era desse jeito que era pra fazer mesmo? Funcionou assim, ao menos).

2 - Tem algum site que eu consiga ver os comandos detalhados, de forma simples e para que serve cada qual? (ou só tem o da yoyogames?).

3 - Consegui fazer a música parar de se repetir e se sobrepor, era isso que estava acontecendo, iniciava a room com a música normal, e quando dava pause e retornava (a room está com persistent ativado, para salvar os itens quando sair do pause) ao jogo, a música começava outra vez e ficava por cima da outra (ou seja duas músicas tocando ao mesmo tempo, em diferentes tempos), tocava mais uma cada vez que desse pause e voltasse para o jogo. então resolvi parcialmente o problema com os comandos que você me deu, fazendo o seguinte: criando um novo objeto, colocando na room de pause e no "create" event colocando o audio_pause_sound, com isso acaba o problema acima, só que agora a música reinicia toda vez que volto pro jogo do pause (ela volta do começo), teria como fazer a música continuar de onde ela parou, antes de ativar o pause? (outros tentativas de comandos que tentei. não funcionaram bem ;-;).

Agradeço muito sua ajuda! e a ajuda de qualquer pessoa!
hiki210
hiki210

Data de inscrição : 08/08/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.

Mensagem por Diemorth Seg 10 Ago 2020, 01:26

Olá @hiki210, seja bem-vindo(a)!

Em relação aos pontos citados:

1 - O Super Games explicou bem, pelo que vi, realmente funciona assim, existem outras maneiras de fazer, mas essa realmente simplifica bastante! Very Happy



2 - No geral os sites que tem a documentação de funções do game maker(pelo menos os que geralmente eu uso) são esses:
Game Make: Studio 2
Game Maker:Studio 1.4


Infelizmente está tudo em inglês, então realmente precisa de um passo a mais para chegar ao que você está buscando.


Dica: Você pode sempre no Game Maker pressionar o botão do scroll no mouse em cima do nome da função que ela vai abrir a documentação de como usar ela. Esse mesmo painel pode ser aberto pressionando F1.

Nesse lugar você tem acesso a todas as funções e pra que elas servem(Em inglês).



3 - Possivelmente o comando que você está procurando é o audio_resume_sound();
E entre os parênteses você vai colocar o nome da música que você pausou.

Código:
if (audio_is_paused(nome_da_musica)) // Se a música está pausada
    audio_resume_sound(nome_da_musica); // Coloca ela para tocar de onde parou
else // Caso contrário
    audio_play_sound(nome_da_musica,1,1); //Toca ela do começo



Força! Boas criações, se precisar de ajuda estaremos por aqui, fique a vontade!  flw
Diemorth
Diemorth

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 26/01/2020
Reputação : 61
Número de Mensagens : 208
Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • Java
  • Web Tecnology
  • Unreal
  • Javascript
  • RPG Maker
  • C ou C++
  • Outros


https://diemorth.github.io/diemorth

hiki210 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som. Empty Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos