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como atiro no game maker 8.1 lite ?
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Game Maker :: GMS:Windows
Página 1 de 1
como atiro no game maker 8.1 lite ?
ola vi em vários lugares como atirar mas nunca entendi direito pois sempre precisavam de ajuda em um código especifico já eu não sei 0.1% do processo de atirar
em quanto isso vou fazer os sprites
obrigado
em quanto isso vou fazer os sprites
obrigado
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Você criará um objeto para o projétil no momento em que seu personagem atirar.
Veja esta imagem:
Ela tem 150 x 140, e o ponto exato dela onde deveria sair o projétil está indicado em vermelho. Basta você identificar qual é esse ponto aí na sua sprite e fazer com que seja criado um "objeto projétil" bem em cima dele no momento exato.
Se já tiver começado alguma coisa aí e está com problemas, pode compartilhar seu código conosco que com certeza te ajudaremos a resolver.
Veja esta imagem:
Ela tem 150 x 140, e o ponto exato dela onde deveria sair o projétil está indicado em vermelho. Basta você identificar qual é esse ponto aí na sua sprite e fazer com que seja criado um "objeto projétil" bem em cima dele no momento exato.
Se já tiver começado alguma coisa aí e está com problemas, pode compartilhar seu código conosco que com certeza te ajudaremos a resolver.
polosam- Games Ranking :
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
com licença que evento eu crio no objeto do projetil
e como faço ele se mover?
e como faço ele se mover?
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Como seu personagem vai atirar?
1 - para várias direções?
2 - Para o lado esquerdo ou direito da tela, conforme onde ele esteja olhando?
3 - Para uma posiçao fixa?
Diz aí como você pretende fazer que eu te mando uma engine funcional.
1 - para várias direções?
2 - Para o lado esquerdo ou direito da tela, conforme onde ele esteja olhando?
3 - Para uma posiçao fixa?
Diz aí como você pretende fazer que eu te mando uma engine funcional.
polosam- Games Ranking :
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
2- Ola meu game é um rpg e eu vou atirar para todos os lados
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Gui-me maker br escreveu: 2- Ola meu game é um rpg e eu vou atirar para todos os lados
Por curiosidade: seria um top view? Ou apenas 8 direções, algo mais isométrico?
No caso de um top view, o GM 8.1 lite não teria a função image_angle para ajustar seu personagem de acordo com a direção. Você tem uma sprite para cada direção, é isso? Como no exemplo abaixo?
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Não na verdade meu rpg é 2D e só vou atirar para norte, sul, leste e oeste (4 direções)
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Na pressa, fiz isso aí.
Testa esta engine
A bala vai escolher a direção baseada na sprite_index do seu personagem.
Testa esta engine
A bala vai escolher a direção baseada na sprite_index do seu personagem.
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
como faço isso ?
"if sprite_index = shoting_down and keyboard_check(vk_space)
{
instance_create(0,25,object0)
}
e como faço o projetil se mexer?
"if sprite_index = shoting_down and keyboard_check(vk_space)
{
instance_create(0,25,object0)
}
e como faço o projetil se mexer?
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Esse código aí de cima funciona. Você consegue criar os objetos, então, e via gml. Eu não consegui entender a princípio, achei que você não estava conseguindo criar nem os projéteis em si.
Então, se o problema é só o fato de você não conseguir direcioná-los, basta colocar isto no evento create deles:
Coloque 4 casos diferentes aí, analisando todas as sprites de atirar do seu player. Eis as direções:
movendo-se para cima: vspeed = valor negativo
esquerda: hspeed = valor negativo para a direita: hspeed = valor positivo
movendo-se para baixo: vspeed = valor positivo
Por favor, informe se resolveu seu problema. Também tente deixar toda a informação possível de uma vez, para que fique bem claro o que você quer, e aí os outros o ajudarão bem mais rápido .
Então, se o problema é só o fato de você não conseguir direcioná-los, basta colocar isto no evento create deles:
- Código:
if obj_atirador.sprite_index = shooting_down // seja lá qual for o nome do objeto que atira
{
vspeed = -10; // você que define o número
}
Coloque 4 casos diferentes aí, analisando todas as sprites de atirar do seu player. Eis as direções:
movendo-se para cima: vspeed = valor negativo
esquerda: hspeed = valor negativo para a direita: hspeed = valor positivo
movendo-se para baixo: vspeed = valor positivo
Por favor, informe se resolveu seu problema. Também tente deixar toda a informação possível de uma vez, para que fique bem claro o que você quer, e aí os outros o ajudarão bem mais rápido .
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
veja este código
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_down
{
instance_create(7,15,object6) object6.vspeed = 10
}
quando testo o projetil spawna na PQP (dentro de uma parede), vê algum erro?
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_down
{
instance_create(7,15,object6) object6.vspeed = 10
}
quando testo o projetil spawna na PQP (dentro de uma parede), vê algum erro?
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
Os valores de x e y que você está usando são um ponto específico da tela, quando você faz:
Você está criando um object6 na posição 7 em x e 15 em y, não está relativo ao personagem, pra fazer isso você deveria adicionar esses valores a posição do personagem:
Seria bom dar uma olhada no sistema cartesiano para entender isso melhor.
Ajuda para ter uma noção melhor do que está acontecendo nomear os objetos.
Documentação do instance_create
- Código:
instance_create(7,15,object6);
Você está criando um object6 na posição 7 em x e 15 em y, não está relativo ao personagem, pra fazer isso você deveria adicionar esses valores a posição do personagem:
- Código:
instance_create(x + 7, y + 15, object6);
Seria bom dar uma olhada no sistema cartesiano para entender isso melhor.
Ajuda para ter uma noção melhor do que está acontecendo nomear os objetos.
Documentação do instance_create
polosam gosta desta mensagem
Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?
ola consegui tudo o que fiz foi trocar as cordenadas (7,15) por (x,y) e agora o disparo sai do personagem, mas estou tendo um problema com a direção ; para baixo tá de boa
veja:
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_up and shot = true
{
instance_create(x,y,object6) object6.vspeed -= 10
shot = false
alarm[0] = 15
}
//
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_left and shot = true
{
instance_create(x,y,object6) object6.hspeed -= 10
shot = false
alarm[0] = 15
}
//
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_right and shot = true
{
instance_create(x,y,object6) object6.hspeed = 10
shot = false
alarm[0] = 15
}
veja:
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_up and shot = true
{
instance_create(x,y,object6) object6.vspeed -= 10
shot = false
alarm[0] = 15
}
//
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_left and shot = true
{
instance_create(x,y,object6) object6.hspeed -= 10
shot = false
alarm[0] = 15
}
//
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_right and shot = true
{
instance_create(x,y,object6) object6.hspeed = 10
shot = false
alarm[0] = 15
}
Gui-me maker br- Data de inscrição : 25/07/2020
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