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como atiro no game maker 8.1 lite ?

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maker - como atiro no game maker 8.1 lite ? Empty como atiro no game maker 8.1 lite ?

Mensagem por Gui-me maker br Qua 29 Jul 2020, 18:52

ola vi em vários lugares como atirar mas nunca entendi direito pois sempre precisavam de ajuda em um código especifico já eu não sei 0.1% do processo de atirar

em quanto isso vou fazer os sprites

obrigado
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maker - como atiro no game maker 8.1 lite ? Empty Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?

Mensagem por polosam Qua 29 Jul 2020, 19:03

Você criará um objeto para o projétil no momento em que seu personagem atirar.

Veja esta imagem:
maker - como atiro no game maker 8.1 lite ? Untitled2

Ela tem 150 x 140, e o ponto exato dela onde deveria sair o projétil está indicado em vermelho. Basta você identificar qual é esse ponto aí na sua sprite e fazer com que seja criado um "objeto projétil" bem em cima dele no momento exato.

Se já tiver começado alguma coisa aí e está com problemas, pode compartilhar seu código conosco que com certeza te ajudaremos a resolver. Happy
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maker - como atiro no game maker 8.1 lite ? Empty Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?

Mensagem por Gui-me maker br Qui 30 Jul 2020, 16:57

com licença  que evento eu crio no objeto do projetil

e como faço ele se mover?
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maker - como atiro no game maker 8.1 lite ? Empty Re: como atiro no game maker 8.1 lite ?

Mensagem por polosam Qui 30 Jul 2020, 17:29

Como seu personagem vai atirar?

1 - para várias direções?
2 - Para o lado esquerdo ou direito da tela, conforme onde ele esteja olhando?
3 - Para uma posiçao fixa?

Diz aí como você pretende fazer que eu te mando uma engine funcional. Happy
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Mensagem por Gui-me maker br Qui 30 Jul 2020, 23:25

2- Ola meu game é um rpg e eu vou atirar para todos os lados
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Mensagem por polosam Qui 30 Jul 2020, 23:31

Gui-me maker br escreveu: 2- Ola meu game é um rpg e eu vou atirar para todos os lados

Por curiosidade: seria um top view? Ou apenas 8 direções, algo mais isométrico?
No caso de um top view, o GM 8.1 lite não teria a função image_angle para ajustar seu personagem de acordo com a direção. Você tem uma sprite para cada direção, é isso? Como no exemplo abaixo?
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Mensagem por Gui-me maker br Sex 31 Jul 2020, 13:22

Não na verdade meu rpg é 2D e só vou atirar para norte, sul, leste e oeste (4 direções)
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Mensagem por polosam Sex 31 Jul 2020, 19:12

Na pressa, fiz isso aí.
Testa esta engine
A bala vai escolher a direção baseada na sprite_index do seu personagem.


maker - como atiro no game maker 8.1 lite ? Untitled3
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Mensagem por Gui-me maker br Sex 31 Jul 2020, 20:41

como faço isso ?

"if sprite_index = shoting_down and keyboard_check(vk_space)

{
instance_create(0,25,object0)
}

e como faço o projetil se mexer?
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Mensagem por polosam Sex 31 Jul 2020, 22:28

Esse código aí de cima funciona. Você consegue criar os objetos, então, e via gml. Eu não consegui entender a princípio, achei que você não estava conseguindo criar nem os projéteis em si.

Então, se o problema é só o fato de você não conseguir direcioná-los, basta colocar isto no evento create deles:
Código:

if obj_atirador.sprite_index = shooting_down // seja lá qual for o nome do objeto que atira
{
vspeed = -10; // você que define o número
}


Coloque 4 casos diferentes aí, analisando todas as sprites de atirar do seu player. Eis as direções:


                                         movendo-se para cima: vspeed = valor negativo
                                                             
esquerda: hspeed = valor negativo                                                       para a direita: hspeed = valor positivo

                                          movendo-se para baixo: vspeed = valor positivo

Por favor, informe se resolveu seu problema. Também tente deixar toda a informação possível de uma vez, para que fique bem claro o que você quer, e aí os outros o ajudarão bem mais rápido .
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Mensagem por Gui-me maker br Sáb 01 Ago 2020, 13:08

veja este código

if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_down

{
instance_create(7,15,object6) object6.vspeed = 10
}

quando testo o projetil spawna na PQP (dentro de uma parede), vê algum erro?
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Mensagem por Diemorth Sáb 01 Ago 2020, 13:44

Os valores de x e y que você está usando são um ponto específico da tela, quando você faz:

Código:
instance_create(7,15,object6);

Você está criando um object6 na posição 7 em x e 15 em y, não está relativo ao personagem, pra fazer isso você deveria adicionar esses valores a posição do personagem:

Código:
instance_create(x + 7, y + 15, object6);

Seria bom dar uma olhada no sistema cartesiano para entender isso melhor.
Ajuda para ter uma noção melhor do que está acontecendo nomear os objetos.

Documentação do instance_create
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Mensagem por Gui-me maker br Seg 03 Ago 2020, 15:34

ola consegui tudo o que fiz foi trocar as cordenadas (7,15) por (x,y) e agora o disparo sai do personagem, mas estou tendo um problema com a direção ; para baixo tá de boa

veja:

if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_up and shot = true

{
instance_create(x,y,object6) object6.vspeed -= 10

shot = false

alarm[0] = 15
}
//
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_left and shot = true

{
instance_create(x,y,object6) object6.hspeed -= 10

shot = false

alarm[0] = 15
}
//
if keyboard_check(vk_space) and object0.sprite_index = stop_right and shot = true

{
instance_create(x,y,object6) object6.hspeed = 10

shot = false

alarm[0] = 15
}
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