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Dúvida com tamanho da sprite
2 participantes
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Dúvida com tamanho da sprite
Como faço para deixar uma sprite do tamanho da minha tela? por exemplo...desenho um pixel apenas ...preto meio transparente.....e coloco do tamanho da tela para escurece-la.
marcin_w_- Data de inscrição : 25/11/2012
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Re: Dúvida com tamanho da sprite
Possivelmente a melhor solução é utilizar a draw_sprite_stretched
Se você estiver usando sistema de views isso pode resolver, porém a documentação do GameMaker:Studio 2 é um pouco diferente quando à views se me lembro bem. mas a ideia base é essa acima.
Esse código caso dentro de um evento de draw, pega a sprite do objeto(você pode substituir para a sprite específica que quer aumentar), a imagem que será escalada, no caso se for uma imagem estática você pode definir o número específico, escolhe o ponto inicial(nesse caso o canto superior esquerdo da tela), desenha esse sprite com o tamanho definido(nesse caso o tamanho da janela), preenchendo toda a extensão.
Edit.: Possivelmente pode ser mais viável utilizar um draw_set_alpha com um draw_set_color e draw_rectangle para fazer isso do que usar uma sprite de um único pixel. Se precisar de exemplos posso fazer uma engine ou mandar prints por PM, boa sorte com o seu projeto!
- Código:
draw_sprite_stretched(sprite_index, image_index, view_xview, view_yview, view_wview, view_hview);
Se você estiver usando sistema de views isso pode resolver, porém a documentação do GameMaker:Studio 2 é um pouco diferente quando à views se me lembro bem. mas a ideia base é essa acima.
Esse código caso dentro de um evento de draw, pega a sprite do objeto(você pode substituir para a sprite específica que quer aumentar), a imagem que será escalada, no caso se for uma imagem estática você pode definir o número específico, escolhe o ponto inicial(nesse caso o canto superior esquerdo da tela), desenha esse sprite com o tamanho definido(nesse caso o tamanho da janela), preenchendo toda a extensão.
Edit.: Possivelmente pode ser mais viável utilizar um draw_set_alpha com um draw_set_color e draw_rectangle para fazer isso do que usar uma sprite de um único pixel. Se precisar de exemplos posso fazer uma engine ou mandar prints por PM, boa sorte com o seu projeto!
Re: Dúvida com tamanho da sprite
que massa!, funcionou aqui, aproveitando a deixa será que existe alguma maneira de criar uma luz dentro dessa sprite extendida? não exatamente uma luz mas por exemplo...uma sprite circular que anula por exemplo o escurecimento na area que esta desenhada.
marcin_w_- Data de inscrição : 25/11/2012
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Re: Dúvida com tamanho da sprite
Você pode usar surfaces para fazer isso, essa parte de "anular" o "escurecimento" em uma área pode ser feita com blend modes, no geral, acho que o efeito que você está procurando é algo próximo do que tem nesse vídeo aqui:
No fim das contas ele cria uma surface, desenha um retângulo com a opacidade, depois ele "remove" as partes com um subtractive blend mode, e desenha a surface na tela. Eu geralmente uso draw_ellipse_color para desenhar essas "luzes", ao invés de usar uma sprite, mas funciona perfeitamente também.
Creio que outra solução é usar shaders, mas relmente meu contato com shaders é bem limitado, geralmente é bem mais complexo que tratar surfaces, mas aqui tem um um bom tutorial que apresenta a base disso:
No fim das contas ele cria uma surface, desenha um retângulo com a opacidade, depois ele "remove" as partes com um subtractive blend mode, e desenha a surface na tela. Eu geralmente uso draw_ellipse_color para desenhar essas "luzes", ao invés de usar uma sprite, mas funciona perfeitamente também.
Creio que outra solução é usar shaders, mas relmente meu contato com shaders é bem limitado, geralmente é bem mais complexo que tratar surfaces, mas aqui tem um um bom tutorial que apresenta a base disso:
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