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Problema na administração de memória ao realizar c
3 participantes
Página 1 de 1
Problema na administração de memória ao realizar c
Bom dia pessoal! Estou com um problema na administração de memória ao realizar carregamento de áudio no meu jogo.
Estou utilizando no create de um objeto a função:
Dessa forma, armazeno um determinado áudio do diretório do jogo em uma variável local.
Está funcionando muito bem, contudo, este objeto em questão que carrega o áudio aparece diversas vezes no jogo e com o tempo a memória do jogos fica sobrecarregada e o jogo começa a travar e áudio a falhar.
Gostaria de saber como faço para deletar esse áudio depois que deleto o objeto e assim “desafogar” a memória do meu jogo, já que só uso esse som enquanto ele está ativo.
Já tentei usas as função:
Mas o jogo diz que o som não existe.
Tentei também a função sound_discard e nada.
Tem alguma forma de apagar esse som e a variável da memoria?
Para otimizar a velocidade do jogo.
Estou fazendo algo errado?
Agradeço desde já!
Estou utilizando no create de um objeto a função:
- Código:
som_ataque = sound_add ('sounds\ataques\ataque_1.wav',0,1)
Dessa forma, armazeno um determinado áudio do diretório do jogo em uma variável local.
Está funcionando muito bem, contudo, este objeto em questão que carrega o áudio aparece diversas vezes no jogo e com o tempo a memória do jogos fica sobrecarregada e o jogo começa a travar e áudio a falhar.
Gostaria de saber como faço para deletar esse áudio depois que deleto o objeto e assim “desafogar” a memória do meu jogo, já que só uso esse som enquanto ele está ativo.
Já tentei usas as função:
- Código:
if sound_exists (som_ataque) {sound_delete(som_ataque)}
- Código:
if variable_local_exists (som_ataque) {sound_delete (som_ataque)}
Mas o jogo diz que o som não existe.
Tentei também a função sound_discard e nada.
Tem alguma forma de apagar esse som e a variável da memoria?
Para otimizar a velocidade do jogo.
Estou fazendo algo errado?
Agradeço desde já!
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Re: Problema na administração de memória ao realizar c
Olá amigo!
Uma das maneiras de resolver esse problema é:
-Coloque eese objeto apenas na primeira room
-Marque ele como "persistent"
-Voce pode colocar em uma variavel global
assim:
Problema resolvido!
Uma das maneiras de resolver esse problema é:
-Coloque eese objeto apenas na primeira room
-Marque ele como "persistent"
-Voce pode colocar em uma variavel global
assim:
- Código:
global.som_ataque = sound_add ('sounds\ataques\ataque_1.wav',0,1);
- Código:
audio_play_sound(global.som_ataque, 100, false);
Problema resolvido!
Re: Problema na administração de memória ao realizar c
na verdade, a variável precisa local, pois existem vários do mesmo objeto em uma room, e em algumas condições posso ter que fazer ele para com o som. Se o som fica em uma variável como global, todos os objetos que estão reproduzindo o audio param de reproduzir e não somente o que eu quero.
OBS: Estous usam o gamemaker 8.1 Pro
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Re: Problema na administração de memória ao realizar c
Ao invés de adicionar o audio em tempo de execução, você pode adiciona-los na inicialização do game e só dar play com sound_play quando for requisitado. O Peso na memória pode ser porque você carrega os mesmos arquivos repetidas vezes.
Re: Problema na administração de memória ao realizar c
TRFN tentei adicionar os audios no inicio do jogo, não adianta, pq esses audios ficam armazenado na memoria e chega uma ponto que o jogo fica lento.
O ideal é adicionar aos poucos e a media que não for mais usando eles, remove-los da memória.
Mas não estou conseguindo fazer essa remoção.
O ideal é adicionar aos poucos e a media que não for mais usando eles, remove-los da memória.
Mas não estou conseguindo fazer essa remoção.
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Re: Problema na administração de memória ao realizar c
Amigo, você não precisa ler o som toda vez que for tocar. Após ler o som na memoria, você pode usar play_sound() e usar a referencia retornada pela função sound_add. Por isso eu te dei a ideia das variáveis globais. Primeiro você carrega todos os sons e armazena as referencias em variaveis. Depois você apenas "toca" o som usando essas referencias.
Re: Problema na administração de memória ao realizar c
O problema é que os audios adicionado pela função sound_add ficam armazenado na memoria RAM do computador. Se você adicionar um numero muito grande de sons através dessa função o jogo fica lento, que é o que estava acontecendo com o meu jogo.
Pelo o que eu pesquise o ideal é adicionar e remover os sons a media que precisa usa-los.
Estou tentado fazer isso através da função sound_delete, mas não estou conseguindo.
Pelo o que eu pesquise o ideal é adicionar e remover os sons a media que precisa usa-los.
Estou tentado fazer isso através da função sound_delete, mas não estou conseguindo.
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Re: Problema na administração de memória ao realizar c
Entendi. Esse é um problema que nunca tinha sido relatado, mas você já tentou, armazenar todas referencias em uma ds_list ? Assim você pode liberar todos os sons quando necessário, porque fica facil de iterar na ds_list e librar o som sem precisar criar um monte de variaveis.
Re: Problema na administração de memória ao realizar c
Não tenho familiaridade com ds_list, vou dar uma estudada sobre e tentar usar.
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