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Compartilhar rooms.
4 participantes
Página 1 de 1
Compartilhar rooms.
Gostaria saber se tem como importar/exportar rooms para uma gmk.
Assim, enquanto eu crio novas "coisas" para o projeto, alguem ja vai criando as rooms.
tem como fazer isso?
Vlws
Assim, enquanto eu crio novas "coisas" para o projeto, alguem ja vai criando as rooms.
tem como fazer isso?
Vlws
Re: Compartilhar rooms.
Tem cara, o segredo é salva a posição de todos os objetos em um arquivo e depois le-lo
pode usar um arquivo ini mesmo, tipo assim:
Faz um codigo que salve a posição das intancias, vo te da de mão bejada aqui , cria um script e chamao de, salvar_objeto, e cola nele isso:
Quando tu kiser salvar a posição de todas as instancias de um objeto , tu usa assim:
salvar_objeto("nome do arquivo",nome do objeto,aqui vc coloca um numero que vai diferenciar no arquivo os diferentes objetos, pode se qualquer numero, vamo bota zero)
isso ai salva a posição de todas as instancias de um objeto em um arquivo, e pra lê, faz isso:
cria um script e chama de ler_objetos
e cola isso
então, quando precisa lê as posições, usa
ler_objetos(nome do arquivo, qual objeto que ele tem q ler, o mesmo numero que tu uso na hora de gravar esse tipo de obj);
saco cara? isso ai grava e lê a pos de todos os objetos de um tipo, pra varios tipos, é só repeti a função mudando os parametros, acho que fui bem calro, até mais!
pode usar um arquivo ini mesmo, tipo assim:
Faz um codigo que salve a posição das intancias, vo te da de mão bejada aqui , cria um script e chamao de, salvar_objeto, e cola nele isso:
- Código:
ini_open(argument0+".ini");
var xx,yy,idd,n;
n = instance_number(argument1);
ini_write_real("config",string(argument2),n);
for ( i = 0 ; i < n; i += 1 ) {
idd = instance_find(argument1,i);
xx = idd.x;
yy = idd.y;
ini_write_real(string(argument2)+".x",string(i),xx);
ini_write_real(string(argument2)+".y",string(i),yy);
}
ini_close();
Quando tu kiser salvar a posição de todas as instancias de um objeto , tu usa assim:
salvar_objeto("nome do arquivo",nome do objeto,aqui vc coloca um numero que vai diferenciar no arquivo os diferentes objetos, pode se qualquer numero, vamo bota zero)
isso ai salva a posição de todas as instancias de um objeto em um arquivo, e pra lê, faz isso:
cria um script e chama de ler_objetos
e cola isso
- Código:
ini_open(argument0+".ini");
var xx,yy,n;
n = ini_read_real("config",string(argument2),0);
for ( i = 0 ; i < n ; i += 1 ) {
xx = ini_read_real(string(argument2)+".x",string(i),0);
yy = ini_read_real(string(argument2)+".y",string(i),0);
instance_create(xx,yy,argument1);
}
ini_close() ;
então, quando precisa lê as posições, usa
ler_objetos(nome do arquivo, qual objeto que ele tem q ler, o mesmo numero que tu uso na hora de gravar esse tipo de obj);
saco cara? isso ai grava e lê a pos de todos os objetos de um tipo, pra varios tipos, é só repeti a função mudando os parametros, acho que fui bem calro, até mais!
Re: Compartilhar rooms.
Desculpa gusba... agradeço que tenha "resolvido" minha duvida, mas eu nao sei usar muito bem scripts... (¬¬)
quando vc falou assim:
onde eu colocaria esse "salvar_objeto"... coloco ele embaixo do 1º script?
se possivel, você poderia fazer uma engine pra mim entender melhor?
desde ja agradeço, desculpa pela minha ignorancia.
quando vc falou assim:
Quando tu kiser salvar a posição de todas as instancias de um objeto , tu usa assim:
salvar_objeto("nome do arquivo",nome do objeto,aqui vc coloca um numero que vai diferenciar no arquivo os diferentes objetos, pode se qualquer numero, vamo bota zero)
onde eu colocaria esse "salvar_objeto"... coloco ele embaixo do 1º script?
se possivel, você poderia fazer uma engine pra mim entender melhor?
desde ja agradeço, desculpa pela minha ignorancia.
Re: Compartilhar rooms.
No evento que tu quer salvar as posição tu executa o escript, e vou mover o tópico, porque isso tá virando um pergunta de programação
Re: Compartilhar rooms.
bom, isso que o gusba falou nao é a mesma coisa que você quer... E oque você quer nao tem como fazer. Mas, no GM8 tem! vai ser possivel exportar/importar rooms, sprites, objetos, tudo!!
Mas no GM7 nao tem geito =/
O melhor método seria criar o mapa (fase) e depois carrega-lo no jogo. Que seria oque o gusba falou.
Mas no GM7 nao tem geito =/
O melhor método seria criar o mapa (fase) e depois carrega-lo no jogo. Que seria oque o gusba falou.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Compartilhar rooms.
Bom janx, a minha intenção era caregar apenas o mapa mesmo, fico feliz que o GM8 va ter essa opção
Mas eu ainda não consegui usar o scripit
Por favor, tente me explicar nos detalhes, pq eu ainda nom entendi como uzar '-'
Agradeço.
Mas eu ainda não consegui usar o scripit
Por favor, tente me explicar nos detalhes, pq eu ainda nom entendi como uzar '-'
Agradeço.
Re: Compartilhar rooms.
Cara, o meu script funciona bem para fazer o que voce quer, mas precisa tentar seguir os passos que te falei, ele salva no arquivo que voce colocar o nome todas as posições de determinado objeto com um id que vc colcoa para identificar, depois, é só tu usar o outro script, que cria os objetos nas posiç~eos salvas, tá bem molesa meu, é preciso apenas pensar
Re: Compartilhar rooms.
Acho que pode fazer isso usando o merge game desde que use o mesmo nome nos objectos.
Só usei uma vez, para exprimentar, por isso nao conheço muito bem esta função.
EDIT: Estive a pensar melhor e talvez nao resulte.. o que aconteceria era juntar os dois ficheiros do jogo, e como colocou um certo objecto na room, mesmo que tenha o mesmo nome, se o apagar, ele tambem se apaga da room.
Só usei uma vez, para exprimentar, por isso nao conheço muito bem esta função.
EDIT: Estive a pensar melhor e talvez nao resulte.. o que aconteceria era juntar os dois ficheiros do jogo, e como colocou um certo objecto na room, mesmo que tenha o mesmo nome, se o apagar, ele tambem se apaga da room.
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