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Como ajustar sprite a uma área especifica?

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Como ajustar sprite a uma área especifica? Empty Como ajustar sprite a uma área especifica?

Mensagem por GabrielXavier Seg 18 maio 2020, 02:10

Boa noite galera!!

Estou me embaraçando com uma questão muito simples, mas minha mente bugou e não estou conseguindo calcular (que vergonha kk)

Tenho uma tela de 345 pixels (que pode variar) onde exibo textos e em baixo desses textos quero desenhar uma sprite que se regula a largura máxima de acordo como eu setar essa largura.

A sprite tem 1280 pixels de largura e quero ajustar ela dinamicamente na largura da tela (variavel W_post que atualmente tem 345 pixels)
Como calculo a porcentagem para essa sprite de 1280 pixels ser desenhada com apenas 345 pixels de largura(ou alguma outra largura que eu precisar)? A altura já sei que vou usar a mesma formula usada para calcular a largura.

Estou usando esta função para desenhar a sprite: draw_sprite_ext()
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Como ajustar sprite a uma área especifica? Empty Re: Como ajustar sprite a uma área especifica?

Mensagem por vinians Seg 18 maio 2020, 03:19

Se você dividir w_post / 345 você vai obter o percentual da escala. Tem uma variavel image_xscale que você pode usar.
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Como ajustar sprite a uma área especifica? Empty Re: Como ajustar sprite a uma área especifica?

Mensagem por polosam Seg 18 maio 2020, 10:31

Notei que você está usando draw_sprite_ext, que tem muitas possibilidades, mas se o negócio é redimensionar eu sugeriria draw_sprite_stretched_ext, onde é fácil forçar a sprite a adotar o tamanho desejado. Bastaria dizer que o width é igual a sua variável W_post.
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Como ajustar sprite a uma área especifica? Empty Re: Como ajustar sprite a uma área especifica?

Mensagem por dharrison Ter 19 maio 2020, 00:41

GabrielXavier escreveu:Tenho uma tela de 345 pixels (que pode variar) onde exibo textos e em baixo desses textos quero desenhar uma sprite que se regula a largura máxima de acordo como eu setar essa largura.

A sprite tem 1280 pixels de largura e quero ajustar ela dinamicamente na largura da tela (variavel W_post que atualmente tem 345 pixels)
Como calculo a porcentagem para essa sprite de 1280 pixels ser desenhada com apenas 345 pixels de largura(ou alguma outra largura que eu precisar)? A altura já sei que vou usar a mesma formula usada para calcular a largura.

Rapaz... essa sprite tá bem grandinha, acho que mesmo com os comandos que os colegas vivians e polosam citaram, pode ficar deformada.

Você tem que trabalhar com valores facilmente divisíveis pelo tamanho da tela a ser utilizada. Exemplo: 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024 sempre ajudam.

Se sua tela tem 345 pixels, dividindo por 2 já causa problemas, pois dá 172,5. Valor quebrado (floating point) pode dar erros ou dificultar a programação.

Sempre que tenho dúvidas vejo isso aqui https://en.wikipedia.org/wiki/Display_resolution

Pro seu caso, tamanhos de tela que podem ser uteis: 320x200, 352x288, 480x320 (largura x altura, basta inverter se quiser tela "de pé" igual celular).

Grande abraço, espero ter dado uma luz. blz
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Mensagem por vinians Ter 19 maio 2020, 01:07

Òtima dica @dharrison, só pra complementar, eu acabei entendendo que telas menores são mais fáceis para gerenciar quando não temos uma equipe de desenhistas pra dar grande detalhe aos sprites, ou seja, menor resolução é mais simples pra jogos indie.
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