GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Ontem à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Inimigo reconhece dano definido no objeto

2 participantes

Ir para baixo

inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty Inimigo reconhece dano definido no objeto

Mensagem por Helios Sun Dom 19 Abr 2020, 16:22

GameMaker2:
Boa tarde,
Sou iniciante no GMS2....
Alguém sabe como posso dar a mesma quantidade de dano (com uma arma específica) em todos os tipos de inimigos (vários obj)?

Exemplo: Shuriken dá 2 de dano, deverá dar 2 de dano em todos os inimigos (diferentes objetos).

Não quero inserir o STEP de dano da shuriken em cada tipo de inimigo ou fazer o evento Collision (dentro da shuriken) com todos os tipos de inimigos (imagina 30 inimigos diferentes, incluindo boss).

Seria legal se a própria Shuriken ter um dano específico e ao colidir no inimigo, o inimigo reconhece a colisão e perde o HP conforme o dano no CREATE da shuriken.

Assim poderei dar a quantidade de dano para cada tipo de arma ou quando aumentar a força com algum powerup.


É possível? Ou tem outra opção?

MUITO OBRIGADO!
Helios Sun
Helios Sun

Data de inscrição : 19/04/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty Re: Inimigo reconhece dano definido no objeto

Mensagem por rodrigo1434 Seg 20 Abr 2020, 00:06

Muito legal, seu tipo de problema pode ser resolvido utilizando um objeto como parent comum dos inimigos e programar só para um objeto mas que valerá para todos seus "filhos".

Eu criei uma engine pra você com um exemplo desse sistema de parent e usando inimigos diferentes.

Explicação da Engine:
São 5 objetos:
obj_player          // só para atirar a bala
obj_bala           //criei dano=2  no create e no evento de colision tira a vida dos inimigos e os destroi quando for o caso
obj_inimigo_parent //aplica ações a todos, coloquei para ele mostrar a vida de todos no evento draw
obj_inimigo1        // declarei o valor de vida diferente para cada inimigo, sendo o 1  mais fraco  life=10
obj_inimigo2       // no create tambem life=20  (mais forte)

Fiz bem simples para entender o conceito, e vou explicar a parte mais complexa desse exemplo.
Que está no obj_bala no evento colision com o objeto inimigo_parent:

Código:
// para causar ações no outro objeto utilizei o 'with other { }'
with other      // agora estarei operando o outro objeto, logo posso alterar as var dele
{
if life>other.dano      //observar que o life aqui é var do outro obj = obj_inimigo_parent
life-=other.dano        //e ao colocar other novamente dentro do other lá em cima me refiro a var do obj_bala
else
instance_destroy()
}

// repara que a var life não foi declarada pelo obj parent mas sim por cada um dos obj_inimigos
//ai fica a vantagem de ter diferentes valores para danos, velocidades etc mas tudo atrelado
// a um objeto em comum para facilitar



// destroi a própria bala
instance_destroy()

inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Teste10

Download:
www18.zippyshare.com/v/kzKyr0xO/file.html?rndad
rodrigo1434
rodrigo1434

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/04/2008
Reputação : 5
Número de Mensagens : 324
Prêmios : inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://brasilgame.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty Re: Inimigo reconhece dano definido no objeto

Mensagem por Helios Sun Ter 21 Abr 2020, 16:12

Muito obrigado!!
Helios Sun
Helios Sun

Data de inscrição : 19/04/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo - Inimigo reconhece dano definido no objeto Empty Re: Inimigo reconhece dano definido no objeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos