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Personagens e Inimigo se movendo somente nas Grid

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inimigo - Personagens e Inimigo se movendo somente nas Grid Empty Personagens e Inimigo se movendo somente nas Grid

Mensagem por Nullzinho Ter 21 Jan 2020, 12:44

Olá, para todos da comunidade GMBR, estou fazendo esse tópico, buscando maneiras na gml do Game Maker Studios, de como fazer o player se movimentar somente nas grids, que pode ser por 16x16 e 32x32.

Eu já fiz o player se movimentar pelas grids, mas era usando recursos já vindos no Game Maker Studios, e de toda a maneira saía com bugs, queria poder fazer com segurança usando a gml, a linguagem de códigos do software.

Eu já programei o personagem andando em todas as 4 direções:
Crei um evento Step, e coloquei esses comandos, que eu aprendi estudando bastante. Vejam:

///movimentação do personagem
//p/ baixo
if keyboard_check(ord("S")) then
{
   if place_free(x, y+2) then
   {
       sprite_index= spr_rocky0;
       image_speed= 0.2;
       y+=2;  
}
   }
//p/ esquerda
if keyboard_check(ord("A")) then
{
   if place_free(x-2, y) then
   {
       sprite_index= spr_rocky1;
       image_speed= 0.2;
       x-=2;
   }
}
//p/ cima
if keyboard_check(ord("W")) then
{
   if place_free(x, y-2) then
   {
       sprite_index= spr_rocky2;
       image_speed= 0.2;
       y-=2;
   }
}
//p/ direita
if keyboard_check(ord("D")) then
{
   if place_free(x+2, y) then
   {
       sprite_index= spr_rocky3;
       image_speed= 0.2;
       x+= 2;
   }
}


====================================

O código é grande, mas esse foi o mais fácil de aprender na minha opinião.
Queria acrescentar a função do player se movimentando só pelas grids, que no meu caso será por 32x32.
Se alguém poder ajudar, ficarei muito agradecido  feliz2 . Qualquer ajuda é bem vinda Razz . Obrigado por lerem esse tópico.
Nullzinho
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Mensagem por Era android Sex 03 Abr 2020, 11:20

tenta colocar
Código:
else if
a partir daqui
if keyboard_check(ord("A")) then { if place_free(x-2, y) then { sprite_index= spr_rocky1; image_speed= 0.2; x-=2; } } //p/ cima if keyboard_check(ord("W")) then { if place_free(x, y-2) then { sprite_index= spr_rocky2; image_speed= 0.2; y-=2; } } //p/ direita if keyboard_check(ord("D")) then { if place_free(x+2, y) then { sprite_index= spr_rocky3; image_speed= 0.2; x+= 2; } } escreveu:
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