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CRP-Max

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Como fazer uma mensagem com questões?

em Dom 03 Set 2017, 13:32
iai galera minha duvida é a seguinte , estou fazendo um jogo tipo mono polis em turnos e gostaria que quando obj parasse em cima de um certo objeto abrir uma caixa com informações sobre o mesmo e que tive se uma pergunta , tipo "vc gostaria de compra esse terreno?", vcs sacaram ne. pois é a gostaria de fazer isso sem usar sprites , ou o show_question porque gostaria q a mensagem aparece-se em cima desse objeto, conseguir fazer a caixa de pergunta mais não sei como fazer um botão no draw que retorne um valor,  ate tem o draw_button
mais não sei como fazer ele retornar algum valor. bom é isso , ja agradeço logo a ajuda Laughing
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Re: Como fazer uma mensagem com questões?

em Seg 04 Set 2017, 05:27
Você pode fazer botões "programáveis" com algumas variáveis no Create e usar Step para programar o "clique" e o Draw para além de "desenhar", mostrar que o mouse está sobre o botão!
Já fiz isso bastante no passado (no game maker 6  felicidade ) antes de entrar na GMBR e fazer um jogo que infelizmente eu perdi  zangado .
Vamos lá:
No Create faça as seguintes variáveis:
Código:
//Create
bt_x1=0; //x onde sera desenhado o botao
bt_y1=0; //y onde sera desenhado o botao
bt_x2=0; //x onde esta o fim do botao (nao alterar!)
bt_y2=0; //y onde esta o fim do botao (nao alterar!)
bt_tx=80; //largura
bt_ty=50; //altura
bt_txt="texto"; //define o texto do botao
No Step:
Código:
//Step
//aqui sera verificado o mouse (clique botao esquerdo)
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
    //aqui so sera executado quando o cursor estiver dentro do botao
    if mouse_x>bt_x1 and mouse_y>bt_y1 and mouse_x<bt_x2 and mouse_y <bt_y2
    {
        show_message("clicou no botao!"); //aqui mostra uma mensagem apos o clique
    }
}
No EndStep (adicione este evento caso não tenha nada programado nele):
Código:
//EndStep (nao alterar!)
//aqui sera calculado o retangulo independente da posicao (x,y) do create (bt_x1 e bt_y1)
bt_x2=bt_x1+bt_tx;
bt_y2=bt_y1+bt_ty;
E por último no Draw:
Código:
//Draw
//aqui e quando o cursor esta dentro do botao
if mouse_x>bt_x1 and mouse_y>bt_y1 and mouse_x<bt_x2 and mouse_y <bt_y2
{
    draw_set_color(c_gray); //aqui muda a cor do botao indicando que o cursor ta la dentro
}
else
{
    draw_set_color(c_white); //aqui ja e quando o cursor ta fora do botao
}
draw_rectangle(bt_x1,bt_y1,bt_x2,bt_y2,0); //desenha o botao
draw_set_color(c_black); //aqui muda a cor para o texto nao mudar de cor junto com o botao
draw_set_halign(fa_center); //qualquer texto com qualquer fonte depois disto estara centralizado horizontalmente
draw_text(bt_x1+(bt_tx/2),bt_y1+(bt_ty/2),bt_txt); //mostra o texto do botao centralizado
draw_set_halign(fa_left);//aqui volta ao normal o alinhamento do texto
Pronto, tens a programação de um botão que funciona apenas quando o cursor do mouse está dentro dele.
Adapte ao objeto que mostra a mensagem no seu projeto!
Qualquer dúvida estou a disposição para TENTAR ajudar felicidade
[edit]
AAAAH lembrando que o que fiz aqui é apenas para UM BOTÃO!!!


Última edição por NPH em Seg 04 Set 2017, 05:40, editado 1 vez(es) (Razão : avisar que é apenas para um único botão xD)
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