GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Como fazer uma mensagem com questões?

2 participantes

Ir para baixo

Como fazer uma mensagem com questões?  Empty Como fazer uma mensagem com questões?

Mensagem por Rodrigo_GM Dom 03 Set 2017, 13:32

iai galera minha duvida é a seguinte , estou fazendo um jogo tipo mono polis em turnos e gostaria que quando obj parasse em cima de um certo objeto abrir uma caixa com informações sobre o mesmo e que tive se uma pergunta , tipo "vc gostaria de compra esse terreno?", vcs sacaram ne. pois é a gostaria de fazer isso sem usar sprites , ou o show_question porque gostaria q a mensagem aparece-se em cima desse objeto, conseguir fazer a caixa de pergunta mais não sei como fazer um botão no draw que retorne um valor,  ate tem o draw_button
mais não sei como fazer ele retornar algum valor. bom é isso , ja agradeço logo a ajuda Laughing
Rodrigo_GM
Rodrigo_GM

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 31/08/2017
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : Como fazer uma mensagem com questões?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer uma mensagem com questões?  Empty Re: Como fazer uma mensagem com questões?

Mensagem por NPH Seg 04 Set 2017, 05:27

Você pode fazer botões "programáveis" com algumas variáveis no Create e usar Step para programar o "clique" e o Draw para além de "desenhar", mostrar que o mouse está sobre o botão!
Já fiz isso bastante no passado (no game maker 6  felicidade ) antes de entrar na GMBR e fazer um jogo que infelizmente eu perdi  zangado .
Vamos lá:
No Create faça as seguintes variáveis:
Código:
//Create
bt_x1=0; //x onde sera desenhado o botao
bt_y1=0; //y onde sera desenhado o botao
bt_x2=0; //x onde esta o fim do botao (nao alterar!)
bt_y2=0; //y onde esta o fim do botao (nao alterar!)
bt_tx=80; //largura
bt_ty=50; //altura
bt_txt="texto"; //define o texto do botao
No Step:
Código:
//Step
//aqui sera verificado o mouse (clique botao esquerdo)
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
    //aqui so sera executado quando o cursor estiver dentro do botao
    if mouse_x>bt_x1 and mouse_y>bt_y1 and mouse_x<bt_x2 and mouse_y <bt_y2
    {
        show_message("clicou no botao!"); //aqui mostra uma mensagem apos o clique
    }
}
No EndStep (adicione este evento caso não tenha nada programado nele):
Código:
//EndStep (nao alterar!)
//aqui sera calculado o retangulo independente da posicao (x,y) do create (bt_x1 e bt_y1)
bt_x2=bt_x1+bt_tx;
bt_y2=bt_y1+bt_ty;
E por último no Draw:
Código:
//Draw
//aqui e quando o cursor esta dentro do botao
if mouse_x>bt_x1 and mouse_y>bt_y1 and mouse_x<bt_x2 and mouse_y <bt_y2
{
    draw_set_color(c_gray); //aqui muda a cor do botao indicando que o cursor ta la dentro
}
else
{
    draw_set_color(c_white); //aqui ja e quando o cursor ta fora do botao
}
draw_rectangle(bt_x1,bt_y1,bt_x2,bt_y2,0); //desenha o botao
draw_set_color(c_black); //aqui muda a cor para o texto nao mudar de cor junto com o botao
draw_set_halign(fa_center); //qualquer texto com qualquer fonte depois disto estara centralizado horizontalmente
draw_text(bt_x1+(bt_tx/2),bt_y1+(bt_ty/2),bt_txt); //mostra o texto do botao centralizado
draw_set_halign(fa_left);//aqui volta ao normal o alinhamento do texto
Pronto, tens a programação de um botão que funciona apenas quando o cursor do mouse está dentro dele.
Adapte ao objeto que mostra a mensagem no seu projeto!
Qualquer dúvida estou a disposição para TENTAR ajudar felicidade
[edit]
AAAAH lembrando que o que fiz aqui é apenas para UM BOTÃO!!!


Última edição por NPH em Seg 04 Set 2017, 05:40, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : avisar que é apenas para um único botão xD)
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : Como fazer uma mensagem com questões?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos