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[Ajuda] Objetos só reproduzem sons em um view

em Qui 17 Ago 2017, 21:33
Olá, eu sou novo aqui no GMBR, e esse é meu primeiro ''post''.
Eu estou em dúvida sobre um objeto em meu jogo. ele cria inimigos por um sistema de alarms, e solta um som ao criá-los. Mas até quando o player está longe do ''spawner'', os sons podem ser ouvidos. Como eu faço para deixar o spawner só reproduzir sons quando ele estiver dentro do view? anh!
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Re: [Ajuda] Objetos só reproduzem sons em um view

em Dom 20 Ago 2017, 06:01
Primeiramente seja bem-vindo! sorrindo2 Espero que seja o primeiro de muitos posts!
Sobre a pergunta em si, se o som está no create do inimigo é bem simples até, creio com isso dê pra resolver:
Código:
if (x>=view_xview && x<=view_xview +view_wview && y>=view_yview && y<=view_yview + view_hview)
       //chama o efeito sonoro
Com esse código você checa se o objeto está na view usando o x e o Y dele como referencia. O view_xview e view_yview demarcam o inicio da view(parte superior esquerda) e view_wview e view_hview demarcam o tamanho dela, nesse caso a checagem é feita com a soma pois o view_wview e  view_hview são apenas as dimensões da parte visível, no caso a gente pega a posição do inicio da tela e soma com o tamanho da view, se for menor que isso e maior que o ponto inicia está na visão.
Se o som estiver sendo executado no alarm do spawn e você usar exatamente esse código ele vai usar as coordenadas do spawn, pra solucionar isso basta trocar o x e o y ali em cima pelo x e pelo y do inimigo que vai ser criado. Smile
Caso esteja usando valores aleatórios, recomendo colocar esse som no create do inimigo ao invés do alarm. Very Happy
Caso fique alguma dúvida pode perguntar por aqui mesmo, PM ou no chat do discord c: tem um link de referência do próprio GM que pode ajudar a entender melhor esta questão das views: Este aqui



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