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[Ajuda] Objetos só reproduzem sons em um view
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[Ajuda] Objetos só reproduzem sons em um view
Olá, eu sou novo aqui no GMBR, e esse é meu primeiro ''post''.
Eu estou em dúvida sobre um objeto em meu jogo. ele cria inimigos por um sistema de alarms, e solta um som ao criá-los. Mas até quando o player está longe do ''spawner'', os sons podem ser ouvidos. Como eu faço para deixar o spawner só reproduzir sons quando ele estiver dentro do view?
Eu estou em dúvida sobre um objeto em meu jogo. ele cria inimigos por um sistema de alarms, e solta um som ao criá-los. Mas até quando o player está longe do ''spawner'', os sons podem ser ouvidos. Como eu faço para deixar o spawner só reproduzir sons quando ele estiver dentro do view?
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Re: [Ajuda] Objetos só reproduzem sons em um view
Primeiramente seja bem-vindo! Espero que seja o primeiro de muitos posts!
Sobre a pergunta em si, se o som está no create do inimigo é bem simples até, creio com isso dê pra resolver:
Se o som estiver sendo executado no alarm do spawn e você usar exatamente esse código ele vai usar as coordenadas do spawn, pra solucionar isso basta trocar o x e o y ali em cima pelo x e pelo y do inimigo que vai ser criado.
Caso esteja usando valores aleatórios, recomendo colocar esse som no create do inimigo ao invés do alarm.
Caso fique alguma dúvida pode perguntar por aqui mesmo, PM ou no chat do discord c: tem um link de referência do próprio GM que pode ajudar a entender melhor esta questão das views: Este aqui
Sobre a pergunta em si, se o som está no create do inimigo é bem simples até, creio com isso dê pra resolver:
- Código:
if (x>=view_xview && x<=view_xview +view_wview && y>=view_yview && y<=view_yview + view_hview)
//chama o efeito sonoro
Se o som estiver sendo executado no alarm do spawn e você usar exatamente esse código ele vai usar as coordenadas do spawn, pra solucionar isso basta trocar o x e o y ali em cima pelo x e pelo y do inimigo que vai ser criado.
Caso esteja usando valores aleatórios, recomendo colocar esse som no create do inimigo ao invés do alarm.
Caso fique alguma dúvida pode perguntar por aqui mesmo, PM ou no chat do discord c: tem um link de referência do próprio GM que pode ajudar a entender melhor esta questão das views: Este aqui
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