GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Enquete] Concursos GMBR

3 participantes

Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Willy Qui 20 Jul 2017, 19:49

Olá pessoas!

Com o intuito de estimular o movimento no fórum e principalmente a criação de novos jogos, a GMBR terá seus clássicos concursos de volta! Mas antes, farei uma pesquisa para saber que tipo de concurso mais agradam vocês.

Depois de fazer este levantamento, irei preparar uma agenda de concursos mensais, iniciando no dia primeiro de agosto de 2017 (também conhecido como mês que vem  What a Face ).

Para responder o questionário, basta clicar aqui!

Caso tenha interesse em iniciar um debate sobre algo que está ou não na enquete, sinta-se a vontade para comentar aqui neste tópico.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por MrRafael Sáb 22 Jul 2017, 10:12

Só gostaria de expor alguns pontos que poderiam ser seguidos durante essas ideias de criação de concursos.


  • Prioridade ao jogo acima da game engine: Não vejo nada demais em permitir que outras pessoas participem desenvolvendo fora do Game Maker. Não importa se são poucas pessoas, não importa se "no último não teve ninguém que desenvolveu sem GM", não importa se "o fórum é de GM", a opção de participar deveria existir para todo mundo. Um jogo participando é o que verdadeiramente importa.

  • Flexibilização: Quando um concurso apresenta problemas de organização e/ou de execução, "vamos corrigir no(s) próximo(s)" costuma ser uma resposta comum dada pelos organizadores. Acredito que, de acordo com o bom senso, claro, estes problemas devam ser corrigidos ainda em um dado concurso em andamento. Dar atenção às críticas dadas também se faz necessário.

  • Melhor escolha de temas: Alguns temas propostos em outros concursos chegavam a ser ridículos! Os temas deveriam ser escolhidos de maneira equilibrada, beneficiando programadores e artistas. Concursos com temas puramente artísticos (primavera, cristais, vasos de planta com cachalotes, etc) são notáveis por não proporcionarem nada aos participantes a não ser os gráficos. Considerando uma engine de plataforma simples, é muito fácil "participar" substituindo sprites do personagem por qualquer coisa (uma bruxa para o tema "halloween", um astronauta para o tema "espacial"... é só trocar os gráficos que até um jogo feito antes do concurso pode ser aceito). Da mesma forma, temas limitadores podem oferecer limitações na parte do gameplay ao invés do código-fonte em si. Também deve-se ter alguns cuidados para não impor uma limitação em uma game engine específica. Por exemplo: um tema "usar só uma room" não faz sentido se o participante estiver usando Unity ou uma gamelib; por outro lado, o tema "o jogo inteiro se passa em apenas uma tela" abrange melhor essa proposta.

  • Timing e escolha das datas: Os problemas de timing entre um concurso e outro já existiam desde os Concursos Quinzenais e, juntamente com as péssimas escolhas de temas, influenciaram bastante na queda dos mesmos. Tente não saturar o fórum com um monte de concursos feitos "por fazer" (geralmente sem levar em conta a organização e as datas de início), mas também não os torne uma raridade (muitos jogos surgem graças a essas competições). As datas podem ser escolhidas e até extendidas de acordo com a ocorrência de feriados e fins de semana.

  • Incentivo à inovação: Desafiem os participantes a entregarem algo diferente! Às vezes, mesmo um "jogo sarcástico" pode acabar se destacando justamente por apresentar algo inusitado. Pode ser interessante ver que tipo de situação pode acontecer e como os próprios competidores reagem a estas brincadeiras.

  • Visibilidade aos jogos: Isso aqui é o que consideraria mais importante. Ponham um banner gigante, ou uma tela chamativa, tanto faz... mas destaquem os jogos, todos eles! Durante todo esse tempo que passei por aqui, o máximo de visibilidade que vi foi um slideshow de imagens minúsculo, que ainda por cima era retirado quando o concurso em si acabava. Alguém do fórum anterior havia prometido algo como um showcase, mas acho que tacaram o foda-se para essa ideia. :/


Estou deixando esse comentário aqui para antecipar qualquer eventual problema que já esperasse encontrar. Não posso garantir que vou participar de algum concurso, mas como alguém que sempre frequentou fóruns como visitante, isso possibilita que as pessoas que visitarem o fórum possam ver o que foi criado e se interessar em jogar e eventualmente oferecer um feedback (a chance de alguém se registrar para fazer isso são mínimas, mas é melhor que 0%).

Aproveito para avisar também sobre um problema: os links externos estão desabilitados para visitantes e alguns usuários. Isso torna impossível de um usuário postar o link para o jogo e impede que um visitante possa jogá-lo.

o/
MrRafael
MrRafael

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 12/07/2017
Reputação : 2
Número de Mensagens : 8
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Madruga Valdés Sáb 22 Jul 2017, 13:43

MrRafael escreveu:Não vejo nada demais em permitir que outras pessoas participem desenvolvendo fora do Game Maker. Não importa se são poucas pessoas, não importa se "no último não teve ninguém que desenvolveu sem GM", não importa se "o fórum é de GM", a opção de participar deveria existir para todo mundo. Um jogo participando é o que verdadeiramente importa.
Permitir qualquer ferramenta porque "é o mais importante" me soa uma forçação de barra em prol de fanboylismo.

Sério, o tgmbrasil.com.br está lá, pronto pra acolher qualquer material de qualquer ferramenta, então por que não usá-lo ao invés de criar "cantinhos de integração" em um fórum específico?

De que adianta um jogo de Unity/Godot/etc participar de um concurso daqui se nada além disso poderá ser usufruído?  "Ah, bateu uma dúvida sobre aquela função, então vai lá no outro fórum pedir ajuda e depois volta aqui blz"... será que isso é o mais importante???

Quando criaram o "The Game Makers Brasil" houve a oportunidade de explorar uma comunidade sobre GAME DESIGN, independente de ferramentas, mas ainda assim preferiram manter sob a sombra do Game Maker.

Hoje eles tem pouco ou nenhum conteúdo sobre as outras engines e afins, então pra que pegar a GMBR que está a quase 10 anos consolidada com o Game Maker (sobretudo nos buscadores) e tentar fazer o que já existe no outro e não funciona.

Quer participar de concursos sem barreiras, o Gamejolt e o Itch.io estão lotados de Jams livres pra todo e qualquer material... é 1000x melhor do que ficar escondidinho no canto!
avatar
Madruga Valdés

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 22/07/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por MrRafael Sáb 22 Jul 2017, 15:48

Madruga Valdés escreveu:Permitir qualquer ferramenta porque "é o mais importante" me soa uma forçação de barra em prol de fanboylismo.

Naturalmente, o fórum é de Game Maker, mas quando os jogos são entregues, haveria algum impasse em relação a isso? Digo, existiram alguns concursos que exigiam GMK's, mas outros somente exigiam o projeto "pronto" (compilado/exportado). A partir daí, a exigência de "apenas Game Maker" seria praticamente artificial. Não quis que isso fosse encarado como fanboyismo (e perderia se quisesse), foi mais para valorizar o jogo sendo entregue, sem que existisse algum "preconceito" contra quem quisesse fazer de outro jeito.

Madruga Valdés escreveu:Sério, o tgmbrasil.com.br está lá, pronto pra acolher qualquer material de qualquer ferramenta, então por que não usá-lo ao invés de criar "cantinhos de integração" em um fórum específico?

A questão do acolhimento para quem usa outra ferramenta que não o GM seria forçar a barra sim. Mas acho que aprovar um ou dois joguinhos feitos com outra ferramenta num concurso promovido aqui não seria nada tão impactante assim. As seções para outras ferramentas estão lá na TGMBR, é verdade. Mas no caso dos concursos... não sei, as duas administrações podem acabar divergindo na escolha de temas/organização, e no final sobram dois cantos polarizados... ou quase, já que o GM continuou (e continua) sendo muito bem aceito no outro fórum. A isso me refiro a estas competições apenas.

Mesmo levando isso em conta, ainda cai na questão do itch.io e da GameJolt. Continuarei esta parte mais abaixo.

Madruga Valdés escreveu:De que adianta um jogo de Unity/Godot/etc participar de um concurso daqui se nada além disso poderá ser usufruído?  "Ah, bateu uma dúvida sobre aquela função, então vai lá no outro fórum pedir ajuda e depois volta aqui blz"... será que isso é o mais importante???

Não pensei nisso, e você tem razão nesse detalhe. De fato... independente do que fosse entregue, no final o participante não teria como trocar ideias justamente por estar desenvolvendo em outra ferramenta. Ou seja: peso-morto.

Madruga Valdés escreveu:Quando criaram o "The Game Makers Brasil" houve a oportunidade de explorar uma comunidade sobre GAME DESIGN, independente de ferramentas, mas ainda assim preferiram manter sob a sombra do Game Maker.

Hoje eles tem pouco ou nenhum conteúdo sobre as outras engines e afins, então pra que pegar a GMBR que está a quase 10 anos consolidada com o Game Maker (sobretudo nos buscadores) e tentar fazer o que já existe no outro e não funciona.

Sim, isso é verdade. Durante todo esse tempo, o outro fórum tentou estabelecer esse ambiente de "toda ferramenta é bem-vinda" e fracassou. Não faz sentido insistir em criar seções ou tentar trazer esse público para cá.

Mas, pô... os concursos até que """funcionaram""" (não tanto, mas então... é... né?). Claro, a maioria dos jogos ainda era feita usando Game Maker, mas também tiveram outros joguinhos (ainda que só 1 ou 2) feitos com outras ferramentas que acabaram sendo interessantes. Sim, a TGMBR permitia por causa daquele ambiente de "toda ferramenta é bem-vinda", mas será que substituindo o outro fórum por este teria algum efeito negativo? Não é como se isso influenciasse em alguma revolução ou coisa parecida (pelo menos eu não acho que isso aconteceria - pelo menos não mais, já que as duas migrações já serviram de exemplo).

Madruga Valdés escreveu:Quer participar de concursos sem barreiras, o Gamejolt e o Itch.io estão lotados de Jams livres pra todo e qualquer material... é 1000x melhor do que ficar escondidinho no canto!

Dando continuidade à citação anterior... realmente, existem outros lugares próprios para isso. Então não há muita razão para querer brigar só por um cantinho bem pequeno no meio de uma comunidade diferente. Sendo assim, não vou insistir em relação à isso. Bom... é que se não existisse essa barreira, seria mais outra opção (para competir... mas apenas isso, não para tirar dúvidas ou coisas do tipo).

Grato pela crítica. No final das contas o que escrevi foram apenas meros comentários, justificados sob meu ponto de vista. Como já havia dito, não vou insistir. Você mesmo apontou os lugares próprios para competir sem essa implicância, então não tenho razão para isso.

o/
MrRafael
MrRafael

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 12/07/2017
Reputação : 2
Número de Mensagens : 8
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Madruga Valdés Sáb 22 Jul 2017, 16:27

MrRafael escreveu:Naturalmente, o fórum é de Game Maker, mas quando os jogos são entregues, haveria algum impasse em relação a isso? Digo, existiram alguns concursos que exigiam GMK's, mas outros somente exigiam o projeto "pronto" (compilado/exportado). A partir daí, a exigência de "apenas Game Maker" seria praticamente artificial. Não quis que isso fosse encarado como fanboyismo (e perderia se quisesse), foi mais para valorizar o jogo sendo entregue, sem que existisse algum "preconceito" contra quem quisesse fazer de outro jeito.

Houve um tempo em que se pediu o source pra ""tentar"" inibir a má conduta, mas não passava de uma perfumaria visto que chegaram a vencer concurso com jogo clonado.

Mas isso nada tem relação com valorizar essa ou aquela ferramenta. É uma comunidade de GM, sempre foi, e inclusive ocorreu um grande debate sobre abrir espaço pra Unity3D em dado ponto, mas o próprio autor (João Van Blizzard) chegou a conclusão que seria bobagem pois não teria sequer pessoas habilitadas a oferecer suporte.



MrRafael escreveu:A questão do acolhimento para quem usa outra ferramenta que não o GM seria forçar a barra sim. Mas acho que aprovar um ou dois joguinhos feitos com outra ferramenta num concurso promovido aqui não seria nada tão impactante assim.

Eu não vejo um argumento nisso, sinto muito.



MrRafael escreveu:As seções para outras ferramentas estão lá na TGMBR, é verdade. Mas no caso dos concursos... não sei, as duas administrações podem acabar divergindo na escolha de temas/organização, e no final sobram dois cantos polarizados... ou quase, já que o GM continuou (e continua) sendo muito bem aceito no outro fórum. A isso me refiro a estas competições apenas.

São comunidades distintas, não tem porque pensar nelas como sendo extensão uma da outra ou qualquer coisa parecida.

Um concurso "livre" cai perfeitamente no contexto de lá, mas depende da staff de lá promover. Talvez fosse mais produtivo fomentar o assunto junto à eles do que ficar cavando argumentos pra justificar alguns jogos de "n" linguagem no concurso de GM.



MrRafael escreveu:Sim, isso é verdade. Durante todo esse tempo, o outro fórum tentou estabelecer esse ambiente de "toda ferramenta é bem-vinda" e fracassou. Não faz sentido insistir em criar seções ou tentar trazer esse público para cá.

Mas, pô... os concursos até que """funcionaram""" (não tanto, mas então... é... né?). Claro, a maioria dos jogos ainda era feita usando Game Maker, mas também tiveram outros joguinhos (ainda que só 1 ou 2) feitos com outras ferramentas que acabaram sendo interessantes. Sim, a TGMBR permitia por causa daquele ambiente de "toda ferramenta é bem-vinda", mas será que substituindo o outro fórum por este teria algum efeito negativo? Não é como se isso influenciasse em alguma revolução ou coisa parecida (pelo menos eu não acho que isso aconteceria - pelo menos não mais, já que as duas migrações já serviram de exemplo).

Eu vejo que a apropriação que aconteceu quando pegaram esta comunidade e tentaram gourmetizar no que veio a ser o TGM ainda tem efeito. Repare que até mesmo o novo template reflete muito mais o que existe lá do que o tema clássico da GMBR (no qual afirmaram que seria baseado).

Já é bastante ruim que exista essa quebra em duas vertentes onde na verdade é como se estivéssemos em uma balsa com uma rachadura, mas não se solta totalmente nem tem como deixar intacta.



MrRafael escreveu:Dando continuidade à citação anterior... realmente, existem outros lugares próprios para isso. Então não há muita razão para querer brigar só por um cantinho bem pequeno no meio de uma comunidade diferente. Sendo assim, não vou insistir em relação à isso. Bom... é que se não existisse essa barreira, seria mais outra opção (para competir... mas apenas isso, não para tirar dúvidas ou coisas do tipo).

Não, não há razão. É muito (muito) mais simples promover um concurso num desses locais e então abrir para a participação tanto do pessoal daqui quanto do TGM, além dos usuários dos referidos sites.

Até por isso eu vejo essa questão como algo muito "clubinho". Se há meios muito mais interessantes pra desenvolver a ideia, pra que insistir nos erros do passado?
avatar
Madruga Valdés

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 22/07/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Willy Sáb 22 Jul 2017, 16:45

O principal motivo que tenho para desencorajar a participação de outras plataformas nos concursos da GMBR você mesmo já disse: "Somos um fórum sobre Game Maker". Não é nenhum segredo que o GM tem perdido bastante espaço para outras Game Engine nos últimos anos (como o Unity e o Unreal) porque estas engines se mostraram bem superiores. Claro, um jogo 2D bem feito no Game Maker consegue competir "mano a mano" contra um jogo 2D feito no Unity porque neste ponto não existe tanta vantagem por parte da engine (talvez apenas a facilidade e rapidez de se desenvolver). Mas o que acontece se você colocar um jogo 2D do GM contra um jogo 3D do Unity? Em concursos anteriores daqui da GMBR, é possível observar que jogos 3D (feitos no GM) chamaram muito mais atenção do que os 2D, mesmo sabendo que o jogo em si não tinha nada de mais.

Com isso, fica fácil de enxergar que o 3D sempre será mais bem visto, e consequentemente, serão estes os jogos que ganharão as melhores colocações nos concursos. Enquanto um jogo 3D no Game Maker exige muita experiência para ser feito, alguns poucos cliques no Unity já te proporciona um sistema eficiente (na enquete, quando eu me refiro a impor limitações, me refiro a limitar a apenas jogos 2D, já que estes não tem diferenças perceptíveis e proporcionam uma competição "justa").

Agora, como o Madruga disse, quem participa dos concursos com outras engines, certamente não é usuário do fórum e estará aqui só pelos concursos. O problema começa quando estes usuários ganham muito destaque nos concursos, desencorajando os membros que produzem usando Game Maker, pois estes sabem que vão perder. Se por um lado, abrimos espaço para uns, fechamos espaço para outros.

Ainda no pensamento do Madruga, existem comunidades exclusivas para promover concursos, aceitando qualquer tipo de Game Engine. Estas comunidades tem o objetivo de promover novos jogos, mas, nós da GMBR, temos o objetivo de promover jogos da nossa ferramenta, o Game Maker, e claro, aumentando o movimento do fórum.

Este é meu ponto de vista com base neste tema. A enquete ainda está aberta, porém, bem dividia conforme vocês podem ver abaixo: [Enquete] Concursos GMBR RIUFPxBApesar dos votos a favor de permitir sem restrições estar ganhando, se somados os que não querem junto com os que apoiam com restrição, temos mais de 50%.

Aos que ainda não responderam a enquete, por favor, participem! Sua opinião é importante para os concursos que ainda estão por vir!

Abraços! blz

Edit:
Madruga Valdés escreveu:Eu vejo que a apropriação que aconteceu quando pegaram esta comunidade e tentaram gourmetizar no que veio a ser o TGM ainda tem efeito. Repare que até mesmo o novo template reflete muito mais o que existe lá do que o tema clássico da GMBR (no qual afirmaram que seria baseado).
Este novo tema é baseado nas cores do GMS. O tema baseado no antigo fórum também será feito (daremos a opção de escolher o tema), entretanto, este ficou pronto primeiro. Paciência, teremos o tema clássico! What a Face
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Madruga Valdés Sáb 22 Jul 2017, 18:45

Na verdade nem era necessário uma explanação tão elaborada pra mostrar o que já deveria ser óbvio: Não tem lógica dar atenção pra outras ferramentas em uma comunidade específica que mal saiu do coma.

Arrisco até dizer que o objetivo real disso é mais no sentido de ter alguma motivação pra ficar reciclando projetos encostados enquanto brinca de concorrer do que interesse legítimo em participar.
avatar
Madruga Valdés

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 22/07/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por MrRafael Sáb 22 Jul 2017, 22:30

Como já havia dito, não vou insistir.

Li o decorrer da discussão e acho válida a explicação do Willy. Concordo que existe a necessidade de se promover a ferramenta do fórum em questão, compreendendo esse detalhe. Tanto que evitei menções a coisas que já existem na TGMBR e tentei apontar apenas para os jogos. Mas repensei sobre meu ponto de vista quando li a parte dos jogos 3D.

A questão dos jogos 3D me remeteu a alguns jogos que seguiam uma estratégia no qual costumo chamar de "Instant Win". Em resumo, é quando um desenvolvedor mais experiente aparece para competir com novatos com o intuito de ganhar fama e/ou premiações de maneira fácil, usando um jogo que seria muito fraco para os padrões do próprio itch.io e GameJolt, mas considerados excelentes em meio a vários projetos  incompletos. Pelo próprio público do fórum, isso seria muito intimidador e até desonesto, sendo que poderia sim ser facilmente abusado por quem usa ferramentas mais "avançadas". Isso me fez questionar meu próprio ponto, na verdade.

Respeito essa decisão e buscarei competir nos lugares já sugeridos.

Madruga Valdés escreveu:Arrisco até dizer que o objetivo real disso é mais no sentido de ter alguma motivação pra ficar reciclando projetos encostados enquanto brinca de concorrer do que interesse legítimo em participar.

Interpretei como indireta pelo jogo que havia repostado. Todo o processo de recriação do jogo precedia a reabertura deste fórum em pelo menos 2 semanas. A motivação que tive para recriá-lo passou longe de "brincar de concorrer". Repostá-lo no fórum foi mais como uma forma de restaurar o tópico original, sem maiores interesses. Perdão, mas arriscou mal. ;)

Ausento-me da discussão, deixando agora espaço para o recém-criado GMBR JAM #04.

o/
MrRafael
MrRafael

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 12/07/2017
Reputação : 2
Número de Mensagens : 8
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Madruga Valdés Dom 23 Jul 2017, 10:12

MrRafael escreveu:Interpretei como indireta pelo jogo que havia repostado.
Interpretou mal e tampouco necessito usar de "indiretas". Se o interesse real fosse FAZER o jogo, o faria sem problemas e divulgaria aqui, no TGM, no Outer Space ou onde quer que estivesse, mas se preocupa mais em cavar uma aceitação para outras engines em concursos dos quais toma o cuidado de ressaltar que talvez nem participe.
avatar
Madruga Valdés

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 22/07/2017
Reputação : 1
Número de Mensagens : 4
Prêmios : [Enquete] Concursos GMBR Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Enquete] Concursos GMBR Empty Re: [Enquete] Concursos GMBR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos