GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


3D:como rodar a camara em horizontal?

2 participantes

Ir para baixo

3D:como rodar a camara em horizontal? Empty 3D:como rodar a camara em horizontal?

Mensagem por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

eu li o manual do Kabeção sobre 3D.. mas ainda estou confuso numa coisa: como posso rodar a camara em horizontal?
eu estou a testar a funçao d3d_set_projection(), mas só consegui a mover em vertical.
Cambalinho
Cambalinho

Data de inscrição : 26/10/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios : 3D:como rodar a camara em horizontal? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

3D:como rodar a camara em horizontal? Empty Re: 3D:como rodar a camara em horizontal?

Mensagem por Thiago_o_programador Sáb 22 Jul 2017, 23:58

Olá!

Você disse que seguiu as aulas do Kabeção, então você "virou a mesa", por assim dizer. Quando olha para cima, é no eixo z, artificial, o seu intuito é movimento ao redor de si mesmo nos eixos x e y, naturais do GM.
Para a rotação vertical você utiliza o conceito de tangente, no caso da rotação horizontal, você precisará do seno e cosseno.
Curiosamente, acabei de postar um tutorial sobre trigonometria, Clique aqui para você entender o conceito.

Agora vamos lá:
Eis os códigos originais do Kabeção:
Código:
// Definindo angulos a partir do mouse
zang-=(window_mouse_get_x()-200)/8;
yang-=(window_mouse_get_y()-200)/8;
window_mouse_set(200,200);
yang=median(yang,-89,89);

// Animação da camera

// calculando movimento dos vetores da camera
dx=cos(degtorad(zang));
dy=-sin(degtorad(zang));
dz=tan(degtorad(yang));

Na primeira parte, ele define o mouse em uma posição fixa do ecrã realizando o diferencial, fazendo com que a câmera não gire infinitamente. Depois ele define PARA ONDE A CÂMERA DEVE OLHAR, e é aí que deve estar o seu problema.

Só lembrando que essa câmera é em terceira pessoa. Se você continua tendo problemas, disponibilize a engine de seu projeto ou ao menos os códigos da câmera para tentarmos ajudar melhor.

Abraço!
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : 3D:como rodar a camara em horizontal? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

3D:como rodar a camara em horizontal? Empty Re: 3D:como rodar a camara em horizontal?

Mensagem por Cambalinho Dom 23 Jul 2017, 07:05

muito obrigado por tudo.
demorei muito, mas estou a conseguir usar a camara(o meu teste foi com teclado). por isso usei:
Código:
d3d_set_projection(x,y,z, x+cos(direction*pi/180),y-sin(direction*pi/180),rotatez, 0,0,1);
o 4º, 5º e 6º parametro são para a rotação da camara. mas no 4º e 5º usei a variavel direction do objecto da camara.
o 'rotatez' é 1 variavel que eu uso o teclado para a alterar.
eu sei que é melhor usar o rato, por isso vou alterar. muito obrigado.
Cambalinho
Cambalinho

Data de inscrição : 26/10/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios : 3D:como rodar a camara em horizontal? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

3D:como rodar a camara em horizontal? Empty Re: 3D:como rodar a camara em horizontal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos