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3D:como rodar a camara em horizontal?
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3D:como rodar a camara em horizontal?
eu li o manual do Kabeção sobre 3D.. mas ainda estou confuso numa coisa: como posso rodar a camara em horizontal?
eu estou a testar a funçao d3d_set_projection(), mas só consegui a mover em vertical.
eu estou a testar a funçao d3d_set_projection(), mas só consegui a mover em vertical.
Cambalinho- Data de inscrição : 26/10/2012
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Re: 3D:como rodar a camara em horizontal?
Olá!
Você disse que seguiu as aulas do Kabeção, então você "virou a mesa", por assim dizer. Quando olha para cima, é no eixo z, artificial, o seu intuito é movimento ao redor de si mesmo nos eixos x e y, naturais do GM.
Para a rotação vertical você utiliza o conceito de tangente, no caso da rotação horizontal, você precisará do seno e cosseno.
Curiosamente, acabei de postar um tutorial sobre trigonometria, Clique aqui para você entender o conceito.
Agora vamos lá:
Eis os códigos originais do Kabeção:
Na primeira parte, ele define o mouse em uma posição fixa do ecrã realizando o diferencial, fazendo com que a câmera não gire infinitamente. Depois ele define PARA ONDE A CÂMERA DEVE OLHAR, e é aí que deve estar o seu problema.
Só lembrando que essa câmera é em terceira pessoa. Se você continua tendo problemas, disponibilize a engine de seu projeto ou ao menos os códigos da câmera para tentarmos ajudar melhor.
Abraço!
Você disse que seguiu as aulas do Kabeção, então você "virou a mesa", por assim dizer. Quando olha para cima, é no eixo z, artificial, o seu intuito é movimento ao redor de si mesmo nos eixos x e y, naturais do GM.
Para a rotação vertical você utiliza o conceito de tangente, no caso da rotação horizontal, você precisará do seno e cosseno.
Curiosamente, acabei de postar um tutorial sobre trigonometria, Clique aqui para você entender o conceito.
Agora vamos lá:
Eis os códigos originais do Kabeção:
- Código:
// Definindo angulos a partir do mouse
zang-=(window_mouse_get_x()-200)/8;
yang-=(window_mouse_get_y()-200)/8;
window_mouse_set(200,200);
yang=median(yang,-89,89);
// Animação da camera
// calculando movimento dos vetores da camera
dx=cos(degtorad(zang));
dy=-sin(degtorad(zang));
dz=tan(degtorad(yang));
Na primeira parte, ele define o mouse em uma posição fixa do ecrã realizando o diferencial, fazendo com que a câmera não gire infinitamente. Depois ele define PARA ONDE A CÂMERA DEVE OLHAR, e é aí que deve estar o seu problema.
Só lembrando que essa câmera é em terceira pessoa. Se você continua tendo problemas, disponibilize a engine de seu projeto ou ao menos os códigos da câmera para tentarmos ajudar melhor.
Abraço!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: 3D:como rodar a camara em horizontal?
muito obrigado por tudo.
demorei muito, mas estou a conseguir usar a camara(o meu teste foi com teclado). por isso usei:
o 'rotatez' é 1 variavel que eu uso o teclado para a alterar.
eu sei que é melhor usar o rato, por isso vou alterar. muito obrigado.
demorei muito, mas estou a conseguir usar a camara(o meu teste foi com teclado). por isso usei:
- Código:
d3d_set_projection(x,y,z, x+cos(direction*pi/180),y-sin(direction*pi/180),rotatez, 0,0,1);
o 'rotatez' é 1 variavel que eu uso o teclado para a alterar.
eu sei que é melhor usar o rato, por isso vou alterar. muito obrigado.
Cambalinho- Data de inscrição : 26/10/2012
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