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Movimento tipo elástico - Fisica
2 participantes
Página 1 de 1
Movimento tipo elástico - Fisica
Olá a todos.
Em uma room com física, preciso fazer o seguinte:
Quando clico em um ponto da tela, aplico uma força no objeto para ele ir na direção do ponto do clique utilizando physics_apply_force(self.x,self.y, forca_X, forca_Y)f
Até ai tudo bem, só que eu queria que fosse como uma corda elástica, quanto mais longe do objeto for o clique, mas rapido ele vai, e se manter o clique, ele vai perdendo o movimento aos poucos até parar no ponto do clique.
Tentei variar a força conforme a distancia entre o ponto do clique e do objeto, mas o movimento não fica estavel, ele demora muito para parar.
Alguma sugestão de como fazer isso?
EDIT: Seção errada, tópico movido para devida seção. MODERAÇÃO
Em uma room com física, preciso fazer o seguinte:
Quando clico em um ponto da tela, aplico uma força no objeto para ele ir na direção do ponto do clique utilizando physics_apply_force(self.x,self.y, forca_X, forca_Y)f
Até ai tudo bem, só que eu queria que fosse como uma corda elástica, quanto mais longe do objeto for o clique, mas rapido ele vai, e se manter o clique, ele vai perdendo o movimento aos poucos até parar no ponto do clique.
Tentei variar a força conforme a distancia entre o ponto do clique e do objeto, mas o movimento não fica estavel, ele demora muito para parar.
Alguma sugestão de como fazer isso?
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Re: Movimento tipo elástico - Fisica
Não tenho o GM8 para testar, mas vou tentar explicar melhor.
Ao clicar em qualquer ponto da tela, é como se eu criasse uma corda elástica entre o ponto do clique e o objeto.
Quanto mais longe do objeto é o clique, mas tencionado fica o elástico.
O resto fica por conta da física, o objeto vai ser puxado na direção do clique, que é ponto onde a corda está fixa, e vai parar gradativamente a medida que a energia do elástico vai acabando. Então ele para no ponto do clique.
Se eu continuo movimentando o mouse, o objeto continua sendo arrastado por esta corda.
Se não ficou claro, avisa que eu posto uns exemplos.
Obrigado pela ajuda.
Ao clicar em qualquer ponto da tela, é como se eu criasse uma corda elástica entre o ponto do clique e o objeto.
Quanto mais longe do objeto é o clique, mas tencionado fica o elástico.
O resto fica por conta da física, o objeto vai ser puxado na direção do clique, que é ponto onde a corda está fixa, e vai parar gradativamente a medida que a energia do elástico vai acabando. Então ele para no ponto do clique.
Se eu continuo movimentando o mouse, o objeto continua sendo arrastado por esta corda.
Se não ficou claro, avisa que eu posto uns exemplos.
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Re: Movimento tipo elástico - Fisica
Pronto modifiquei a engine e exportei no formato GMK, Créditos totalmente ao autor da engine chicoweb.
Seguir suave por clique (Modificado)
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Re: Movimento tipo elástico - Fisica
Não é bem isso que preciso, mas muito boa a sua engine.
Eu tenho uma room de física, que precisa ser de física devido ao outras interações necessárias. Em física precisa trabalhar com forças aplicadas no objeto então é um pouco diferente, e tem essa ligação entre o mouse e o objeto.
Basicamente seria criar um joint entre o mouse e o objeto, sendo este joint algo elástico. Será que o GMS suporta isso?
Eu tenho uma room de física, que precisa ser de física devido ao outras interações necessárias. Em física precisa trabalhar com forças aplicadas no objeto então é um pouco diferente, e tem essa ligação entre o mouse e o objeto.
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Re: Movimento tipo elástico - Fisica
Um já que quer como a física chover aqui... gloogle-> Força Elástica.
Da pra calcular com que força(Px/s) o objeto será puxado pro ponto, mas ele não parará nele, o que faz parar é a gravidade e o atrito(gravity e friction). Mas da pra usar essa foça como a velocidade na engine, assim quanto mais esticada a corda mais rápido o objeto se movera ate o ponto.
Edit:
Ah você está se referindo a fazer esse movimeto com physics, bem ai já não sei
Da pra calcular com que força(Px/s) o objeto será puxado pro ponto, mas ele não parará nele, o que faz parar é a gravidade e o atrito(gravity e friction). Mas da pra usar essa foça como a velocidade na engine, assim quanto mais esticada a corda mais rápido o objeto se movera ate o ponto.
Edit:
Ah você está se referindo a fazer esse movimeto com physics, bem ai já não sei
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