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WAngeloni

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Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 18:09
Nome: Athlete ( provisório, só enquanto n tenho uma ideia de nome melhor Razz )

Plataforma: GM8 / GMS

Gênero: Corrida em plataforma

Descrição: É um atleta onde ele deve saltar sobre as plataformas pequenas e médias e as grandes deve passar dando uma rasteira, a cada 100 pontos a velocidade do jogo aumenta, objetivo : ver quantos pontos você consegue fazer conforme o jogo se dificulta ( máximo 2000 pts, mas sem cheats garanto que é impossível chegar neles kkkk ). Também coloquei três diferentes cenários pro jogador não enjoar do mesmo céu sempre, e não utilizei gravidade na jogabilidade, porque queria dar aquele ar de lealdade aos games antigos e simples estilo "pixel", minha intenção nesse projeto foi fazer um game simples e prático pra se distrair, por isso o nome que escolhi pra "empresa", ( ploy = passatempo, hobbie em inglês, e tb achei parecido com "play" tongue ). Estou aberto a dicas, pois pra mim o projeto está finalizado, mas conselhos são sempre bem-vindos  sorrindo2

Controles: Mouse

Imagens:



Download da executável AQUI ( link antigo, o jogo já passou por mais diversas atualizações )

ADICIONAL : por eu ser um extremo fã de GTA, coloquei a possibilidade de cheats no jogo kkkkkkkkk
cheats:
cem = 100 pontos
mil = 1000 pontos
vida = vida completa
player2 = troca de personagem
player1 = volta pro primeiro personagem


Última edição por Adriel em Seg 29 Jun 2015, 16:27, editado 1 vez(es)
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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 18:44
Cara seu jogo ta muito bem feito tanto na parte sonora e gráfica, a dica que eu dou é que se você colocar esse jogo pra celular é recomendado colocar um botão de um lado e o outro do outro e tal. No geral gostei muito do seu jogo, parabéns e boa sorte com o projeto
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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 18:51
Obrigado pela crítica construtiva Mr Alleph! E sim, eu cheguei a pensar na possibilidade de colocar um dos botões do outro lado, mas isso iria atrapalhar pra ver qual barreira viria, mas vou pensar se isso realmente influenciaria tanto.. e obrigado mais uma vez! Happy
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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 19:01
Você pode colocar os botoes tipo desse jogo aqui em baixo, ele baixou a opacidade das boradas e deixou mais destacado a indicação de direção dos botões.

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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 19:34
Por se tratar de dispositivos móveis de diferentes tamanhos, é essencial que os controles sejam fáceis de serem executados. Nos jogos que eu faço (não os que eu termino, diga-se de passagem...), procuro sempre facilitar a vida do jogador. Em ultimo caso eu uso botões como você fez ai.

Por se tratar de apenas dois botões, você tem mais duas alternativas:
1 - Swipe para cima e para baixo.
2 - Usar metade da tela para cada botão, dispensando sprites (recomendo).

Se vale a pena postar? Sim, é claro que vale.
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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 19:49
Então Willy, a princípio meu plano era o swipe, mas eu não fazia ideia de como fazer isso e então fiz desse jeito aí, se puder me mostrar algum link ensinando eu ficaria muito agradecido. E valeu pela crítica construtiva tb! blz
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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 20:04
Existe um tutorial no próprio GMs... Vá em "Tutorials/Intermediate/Touch/Swipes".

Não sei como é o tutorial, mas, se eu fosse fazer um sistema, eu pegaria o momento em que o toque é feito e guardaria o x/y. Depois, faria o mesmo com o momento em que o toque é solto. Para ser válido, o tempo do toque até a soltura deve ser menor que um segundo. Depois, com essas duas coordenadas, eu vejo qual é o angulo ela forma e vejo se ela tende a ser uma linha vertical ou horizontal. Pra saber a direção, basta se referir ao momento da soltura. Parece meio confuso, sei lá, mas ao meu ver isso daria certo.

Flws... blz
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Re: Gambol

em Ter 09 Jun 2015, 22:41
Willy, a sua ideia de dividir a tela foi sensacional, como eu não tinha pensado nisso cara? kkkkkkk valeuzao sorrindo2
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Re: Gambol

em Sex 26 Jun 2015, 13:35
História:
Se tratando de um jogo de esporte não é comum ver história mesmo, neste caso vou pular este tópico, a história não é muito importante no quesito esporte, teria mais importância em outros estilos de jogo.

Gráficos:
O menu está agradável e muito bonito, nota-se um nível profissional em pixel art nesta parte, inclusive o fundo que deixa o jogo muito elegante, os gráficos são perfeitos em geral, dá a impressão que é um jogo feito por uma empresa séria, o personagem ficou meio estranho com essa animação de correr, as sombras ficaram legal e o fundo apesar de simples ficou em sintonia. O problema na minha opinião é que as vezes o céu demonstra estar escuro trazendo a sensação de noite, enquanto o resto do cenário não mostra isso.

Áudio:
Os sons foram muito bem escolhidos e demonstram novamente aspecto profissional.

Programação e Jogabilidade:
Em geral não há muito a se dizer, o jogo funciona corretamente, tudo funciona, não há bugs de colisão ou algo parecido, apenas a animação do personagem correndo dá impressão que foi feita as pressas, o jogo agrada muito quem se joga.

Conclusão:
Jogo quase perfeito, faltou algumas coisas ai pra deixar 100%, mas pode crer que está muito divertido jogar, acho que seria mais legal jogar na versão pra android, porque no pc é meio enjoativo e a tela vem a ser muito pequena, eu recomendaria você publicar seu jogo na playstore.
Seu jogo quase atingiu A, mas ficou faltando algumas coisas em uns aspectos ai, e dar uma nota A seria somente pra jogos totalmente perfeitos e bem trabalhados, não que o seu não tenha sido bem trabalhado mas não ficou 100% como eu disse antes.

Nota: B
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Re: Gambol

em Sex 26 Jun 2015, 14:23
Tem um bug, quando vc colide pulando perde vida, quando colide deslizando o jogo termina na hora. Sobre publicar o game, acho válido pela experiencia no processo mas não gere expectativas pois a ideia é similar a milhares já existentes. Achei bem agradável as cores e áudio. Ta no caminho certo
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Re: Gambol

em Sex 26 Jun 2015, 19:43
Esse tipo de jogo compensa muito colocar para portateis pelo fato de ser um game esportivo , eu pessoalmente não sou muito fã desse estilo, mas você tem duas coisas positivas no game, primeiro é que o que disse antes que é inspiração esportiva, e segundo é a organização gráfica, ou seja, gráficos básicos mas com uma coloração bem distribuída.

O game play eu achei meio travado ele pula de maneira esquisita ( sim, eu li sua justificativa) , mas para derrapar eu ja achei bacana, concordo com o que a galera diz sobre deixar um botão em cada lado da tela,

Só para deixar claro, você esta fazendo algo certo em lançar um jogo dentro da sua capacidade, criar jogos complexos logo de cara pode não dar bons resultados, entao se sinta tranquilo para posta-lo na store
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Re: Gambol

em Seg 29 Jun 2015, 01:28
Muito obrigado a todos pela avaliação, foram dicas muito preciosas e vou avaliá-las bastante e ver o que posso fazer, mas depois desse post eu ainda trabalhei muito no jogo e incluí algumas melhorias como por exemplo deixar o menu bem mais bacana e acrescentar sistema de conquistas, motivando o jogador a querer jogar sempre mais.
fotos:
(sim, eu mudei o nome do jogo, e não, não tem nenhuma relação com o desenho Gumball, é porque Gambol em inglês significa divertimento, salto )

Estou dando esse spoiler pra vocês porque infelizmente meu GM está com sérios problemas e eu sinceramente não sei mais o que fazer, nem ajuda profissional estou encontrando porque não sei de ninguém com conhecimento nessa área disponível pra me ajudar, então se não conseguir resolver, nem lançar o jogo eu vou poder e a quem leu até aqui muito obrigado pela atenção hauahu flw rapaziada..
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Re: Gambol

em Seg 29 Jun 2015, 10:16
Gostei do nome e do significado. Foi uma ótima escolha.
Recomendo que atualize o título do seu tópico para o nome do jogo, assim você terá melhor visibilidade.

Flws... blz
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Re: Gambol

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