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Ângulo da Sprite de acordo com ângulo de colisão

4 participantes

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mudando sprite - Ângulo da Sprite de acordo com ângulo de colisão Empty Ângulo da Sprite de acordo com ângulo de colisão

Mensagem por Zero. Seg 18 maio 2015, 14:51

Como pegar o ângulo de uma colisão e mudar a image_angle de acordo com este ângulo, como na imagem a seguir :

DVgl4YIW.png hosted at imgserv.com. the free image hosting service.

Um exemplo considerável seria a mudança do ângulo de sprite do sonic que sobe ou gira nas rampas.
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Mensagem por Thyago Seg 18 maio 2015, 15:00

Baseado nessa sua imagem, seria algo parecido com...
na colisão com o chão...

Código:
image_angle=(point_direction(other.x,other.y,x,y)+90)

Claro que requer adaptação
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Mensagem por Zero. Seg 18 maio 2015, 15:35

A imagem é apenas um exemplo, mas teriamos vários terrenos irregulares e afins, também teria objetos grandes e pequenos, enfim, acredito que essa ideia não seria válida.
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Mensagem por Thyago Seg 18 maio 2015, 15:46

Código:
 if!(place_free(x,y+1)){
image_angle=direction;
}

. Pronto ele vai girar conforme o angulo que esta andando
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Mensagem por Thyago Seg 18 maio 2015, 15:47

Código:
 if!(place_free(x,y+1)){
image_angle=direction;
}

. Pronto ele vai girar conforme o angulo que esta andando
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Mensagem por Zero. Seg 18 maio 2015, 16:32

Como eu implemento isso? Na verdade não entendi oque isso faz. Não trabalho com direction e nem com solid.
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Mensagem por willyruduit Seg 18 maio 2015, 18:53

Zero. escreveu:Como eu implemento isso? Na verdade não entendi oque isso faz. Não trabalho com direction e nem com solid.

Creio que colocando no step da faria efeito!

Tente assim:

Código:
if!(place_empty(x,y+1)){
image_angle=direction;
}
willyruduit
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 18 maio 2015, 19:34

Na verdade isso é muito mais complexo no game maker. Já que ele usa sistema de colisão pixel-a-pixel.

Não tem como fazer isso só com 1 Objeto. Você pode fazer como no Sonic(rampas diferentes variando 22.5% cada) e coloca-las em cadeia. E mudar a sprite deacordo com o objeto que está colidindo é não "com a direção relativa".
Cuidado ao mudar image_angle pois isso afetará a mask e fará bugs na colisão. Crie uma variável e faça seu próprio draw.
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Mensagem por Zero. Qua 20 maio 2015, 23:03

Imaginando um pouco, será que seria possível fazer a imagem rotacionar nos terrenos irregulares, fazendo uma relação entre y e yprevious?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 21 maio 2015, 06:45

Não, iria ficar uma bagunça. Você já viu minha engine 360?
Ela faz exatamente isso, só que, está muito complicada.
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Mensagem por Zero. Qui 21 maio 2015, 11:50

Olhei sua engine, qual a ideia pra fazer a sprite rotacionar?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 21 maio 2015, 11:58

Existem objetos ocultos. Cada tem uma variavel que representa angulo.

Tipo rampa : Valor Fixo.
Tipo ponto: O angulo do objeto para o jogador.

E então o jogador fica com a image_angle do objeto mais proximo.
Rodrigo Santiago
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