Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Dúvida com o joystick
4 participantes
Página 1 de 1
Dúvida com o joystick
Eae pessoal, estou desenvolvendo um jogo de computador, mas queria um suporte para controles de xbox e playstation, foi ai que achei esse script:
https://gmbr.forumeiros.com/t28215-script-controle-facil-joypad-joystick
até ai tudo bem, criei todas as variáveis e testei meu controle normalmente, mas acontece que não consigo fazer meu personagem andar, só consigo usar os outros botões(A,B,X,Y (Meu controle é de xbox)), mas as setas e os analogicos eu não consigo fazer funcionar.
Meu codigo para a movimentação, eu queria saber com base no script que eu coloquei lá encima, como mover meu personagem com o analógico
https://gmbr.forumeiros.com/t28215-script-controle-facil-joypad-joystick
até ai tudo bem, criei todas as variáveis e testei meu controle normalmente, mas acontece que não consigo fazer meu personagem andar, só consigo usar os outros botões(A,B,X,Y (Meu controle é de xbox)), mas as setas e os analogicos eu não consigo fazer funcionar.
- Código:
//Pulo
if keyboard_check(vk_space) and !place_free(x,y+1)
{
vspeed=-10;
Pulando = true;
}
//Direita
if keyboard_check(vk_right) and !keyboard_check(vk_left)
{
Andando = true;
vel=4;
}
//Esquerda
if keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right)
{
Andando = true;
vel=-4;
}
//Caso Não Aperte os Dois
if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right)
{
Parado = true;
vel=0;
}
//Correndo
//Direita
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_shift)
{
Correndo = true;
vel=6;
}
//Esquerda
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_shift)
{
Correndo = true;
vel=-6;
}
if place_free(x+vel,y)
{
x+=vel;
}
else{}
Meu codigo para a movimentação, eu queria saber com base no script que eu coloquei lá encima, como mover meu personagem com o analógico
BugueiXD- Data de inscrição : 28/10/2014
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida com o joystick
Baixe um programa chamado xppader, ele emula um joystick, no programa você configura lá oque cada botão faz. Imagine que o botão A do joystick é a seta para a esquerda, então faça isso.
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida com o joystick
Bom, os analógicos funcionam de maneira muito parecida, se você conseguiu adaptar para ABXY é só trocar os valores de gp_faceN para as constantes do analógico, lembrando que o controle vai retornar 1 para quando você aperta o botão, já para o analógico ele vai retornar 1 (valor máximo) somente quando você colocar o analógico muito para o lado, o seja, ele vai retornar um valor de 0 a 1, onde 0 é o analógico parado no centro, e 1 o analógico no máximo possível para o lado que você esta verificando, baseado na distancia
Aqui está um exemplo simples de um código usando os analógicos
Espero ter ajudado, abraço!
Aqui está um exemplo simples de um código usando os analógicos
- Código:
hspeed = lengthdir_x(gamepad_axis_value(0, gp_axislh), direction) * 5;
vspeed = lengthdir_y(gamepad_axis_value(0, gp_axislv), direction) * 5;
Espero ter ajudado, abraço!
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Dúvida com o joystick
Melhore o seu codigo fazendo os seguinte, ao inves de usar por exemplo isso:
Use isso:
E para a movimentação, não se esqueça de fazer o personagem se movimentar de acordo com o quanto o analogico esta sendo segurado, e claro que o jogador esta correndo.
E lembre-se de definir a Deadzone dos analogicos no Create!
- Código:
if keyboard_check(vk_space) and !place_free(x,y+1)
{
vspeed=-10;
Pulando = true;
}
Use isso:
- Código:
if usa_gamepad=false
{mv_jump=keyboard_check(vk_space)}
else {mv_jump=gamepad_button_check(0, gp_face1);}
if mv_jump and !place_free(x,y+1)
{
vspeed=-10;
Pulando = true;
}
E para a movimentação, não se esqueça de fazer o personagem se movimentar de acordo com o quanto o analogico esta sendo segurado, e claro que o jogador esta correndo.
- Código:
if usa_gamepad=false
{
mv_left=keyboard_check(vk_left)
mv_right=keyboard_check(vk_right)
}
else
{
mv_left=(max(0,gamepad_axis_value(0,gp_axislh))*(gamepad_button_check(0, gp_face3)+1))*3
mv_right=-(min(0,gamepad_axis_value(0,gp_axislh))*(gamepad_button_check(0, gp_face3)+1))*3
}
hspeed = mv_left+mv_right
E lembre-se de definir a Deadzone dos analogicos no Create!
- Código:
gamepad_set_axis_deadzone(0,0.2); //0.2 é um valor que funciona bem comigo.
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|