Conectar-se
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 28/10/2014
Número de Mensagens : 29
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Dúvida com o joystick

em Dom 10 Maio 2015, 13:43
Eae pessoal, estou desenvolvendo um jogo de computador, mas queria um suporte para controles de xbox e playstation, foi ai que achei esse script:

http://gmbr.forumeiros.com/t28215-script-controle-facil-joypad-joystick

até ai tudo bem, criei todas as variáveis e testei meu controle normalmente, mas acontece que não consigo fazer meu personagem andar, só consigo usar os outros botões(A,B,X,Y (Meu controle é de xbox)), mas as setas e os analogicos eu não consigo fazer funcionar.

Código:
//Pulo
  if  keyboard_check(vk_space) and !place_free(x,y+1)
  {
   vspeed=-10;
   Pulando = true;
  }
  
   //Direita
  if  keyboard_check(vk_right) and !keyboard_check(vk_left)
  {
   Andando = true;
   vel=4;
  }
  
  //Esquerda
  if  keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right)
  {
   Andando = true;
   vel=-4;
  }
 
  //Caso Não Aperte os Dois
  if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right)
  {
   Parado = true;
   vel=0;
  }
  
  //Correndo
  //Direita
  
  if  keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_shift)
  {
   Correndo = true;
   vel=6;
  }

  //Esquerda
  if  keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_shift)
  {
   Correndo = true;
   vel=-6;
  }
  
  if place_free(x+vel,y)
  {
   x+=vel;
  }
  else{}

Meu codigo para a movimentação, eu queria saber com base no script que eu coloquei lá encima, como mover meu personagem com o analógico
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Número de Mensagens : 334
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 18

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com o joystick

em Dom 10 Maio 2015, 14:02
Baixe um programa chamado xppader, ele emula um joystick, no programa você configura lá oque cada botão faz. Imagine que o botão A do joystick é a seta para a esquerda, então faça isso.
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Número de Mensagens : 764
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 30

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 2
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com o joystick

em Dom 10 Maio 2015, 14:06
Bom, os analógicos funcionam de maneira muito parecida, se você conseguiu adaptar para ABXY é só trocar os valores de gp_faceN para as constantes do analógico, lembrando que o controle vai retornar 1 para quando você aperta o botão, já para o analógico ele vai retornar 1 (valor máximo) somente quando você colocar o analógico muito para o lado, o seja, ele vai retornar um valor de 0 a 1, onde 0 é o analógico parado no centro, e 1 o analógico no máximo possível para o lado que você esta verificando, baseado na distancia


Aqui está um exemplo simples de um código usando os analógicos

Código:
hspeed = lengthdir_x(gamepad_axis_value(0, gp_axislh), direction) * 5;
vspeed = lengthdir_y(gamepad_axis_value(0, gp_axislv), direction) * 5;

Espero ter ajudado, abraço! investigador
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Número de Mensagens : 337
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 9

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com o joystick

em Seg 18 Maio 2015, 22:51
Melhore o seu codigo fazendo os seguinte, ao inves de usar por exemplo isso:
Código:
 if  keyboard_check(vk_space) and !place_free(x,y+1)
  {
   vspeed=-10;
   Pulando = true;
  }

Use isso:

Código:

if usa_gamepad=false
{mv_jump=keyboard_check(vk_space)}
else {mv_jump=gamepad_button_check(0, gp_face1);}

if mv_jump and !place_free(x,y+1)
  {
   vspeed=-10;
   Pulando = true;
  }

E para a movimentação, não se esqueça de fazer o personagem se movimentar de acordo com o quanto o analogico esta sendo segurado, e claro que o jogador esta correndo.
Código:
if usa_gamepad=false
{
mv_left=keyboard_check(vk_left)
mv_right=keyboard_check(vk_right)
}
else
{
mv_left=(max(0,gamepad_axis_value(0,gp_axislh))*(gamepad_button_check(0, gp_face3)+1))*3
mv_right=-(min(0,gamepad_axis_value(0,gp_axislh))*(gamepad_button_check(0, gp_face3)+1))*3
}
hspeed = mv_left+mv_right

E lembre-se de definir a Deadzone dos analogicos no Create!
Código:
gamepad_set_axis_deadzone(0,0.2);  //0.2 é um valor que funciona bem comigo.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum