[Duvida]Preciso de conselhos de voces

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Duvida]Preciso de conselhos de voces

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 08:08

Olá galera, Meu nome é Thiago Alencar, sou Paulistano e novo no fórum e gostaria se possível de conselhos, sugestões e ajuda de voces para minhas duvidas que são de enorme importância para mim.

Andei acompanhado o fórum a uns 2 dias sem me manifestar, pra ver se vocês seriam legais realmente ou um bando de arrogantes egocêntricos... e para minha surpresa e satisfação, vocês não são nada disso, MUITO pelo contrario, são gente fina pra caralh... (desculpe sei que não pode Happy ). Por tanto sabia que voces me ajudariam nas minhas duvidas. Pois bem, vamos ao que interessa.

Tenho 23 anos, e faz algum tempo que veio procurando algum curso em diversas faculdades. Muitos cursos eu escolhi e desistir pela simples razão de não ter certeza se era aquilo que eu queria realmente, inclusive até na hora da matricular eu desistir. Bom a ja estou consideravelmente "velho" para ingressar em uma faculdade, e não posso esperar mais se quero uma profissão.
Então depois de muita procura achei por acaso o curso de "Jogos Digitais". Meus olhos brilharam, procurei e pesquisei muito sobre o curso em algumas faculdades que ofereciam o curso. infelizmente por ser novo a poucas informação, e ainda por cima não tem uma base para avaliar qual seria a melhor entre essas faculdades. Por esse motivo eu fui pela logica de qual é a melhor faculdade avaliada... e dentro das opções (e do dinheiro é claro) conclui que a melhor opção seria a "FIAP" por ela ser referencia em cursos em tecnologia em São Paulo e no Brasil. Porém esse curso é novo na faculdade, creio que seja em todas na verdade ja que é algo novo no País. Justamente por isso que tenho certo receio em cair de cabeça, ja que é um investimento pesado.

Estou aqui para pedir a ajuda de vocês ja faz 1 ano que procuro ingressar nessa area de games, sou apaixonado por jogos eletrônicos assim como todos vocês devem ser.
Voces tem alguma dica, conselhos para um novato como eu... que quer ser programador mas não quer investir errado... até mesmo dar sugestões de cursos, ou dizer se a FIAP é realmente boa. Enfim, qualquer ajuda seria bem vinda. Espero de verdade em um futuro fazer parte dessa comunidade.

Desde ja agradeço a atenção! Razz

Última edição por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:06, editado 1 vez(es)

thiago.alencar.14

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 15
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: [Duvida]Preciso de conselhos de voces

Mensagem por Zero. em Sab 18 Abr 2015, 08:26

Tem como postar a grade do curso?

Zero.

Número de Mensagens : 1295
Reputação : 47
Prêmios
   : 1
   : 0

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 08:57

Claro!!! eu tirei um print

é superior mas é tecnólogo 2 anos. notavelmente não tem como saber quais os programas usam... mas na descrição do curso menciona 3 programas, o Photoshop, Unity3D e o Maya.

thiago.alencar.14

Mensagem por Zero. em Sab 18 Abr 2015, 09:05

Parece realmente que pega um pedaço de cada etapa. Considerando a ascensão do mercado de jogos e seu interesse pela área, parece um bom curso a se seguir, eu olhei um pouco na internet e vi que havia bacharelado na área também, viu algo sobre?

Zero.

Prêmios

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:10

Vi sim Zero... encontrei em apenas uma faculdade aqui na Anhembi Morumbi.  4 anos porém o valor é destruidor... 1.700 reais de mensalidade!!! e isso é para turno matutino.

pesquisei sobre tecnólogo e bacharelado, a diferença de um para o outro é que o tecnólogo prepara mais rapidamente o profissional para o mercado de trabalho, e o bacharelado é mais estudo teórico.
Mesmo sendo Tecnólogo posso até mesmo fazer pós, ja que se trata de um curso superior

tem em outras faculdades também... se quiser coloco a grade de outra faculdade que também pensei em fazer mas que não é tão conceituada quanto a FIAP

thiago.alencar.14

Mensagem por WellingtonBecker em Sab 18 Abr 2015, 09:17

Thiago.alencar.14 se você realmente ama a área de games e quer muito ingressar nessa plataforma não perca mais tempo, comece o quanto antes. Sei que não é barato, mas isso é um investimento para sua vida toda.

WellingtonBecker

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 820
Notas recebidas : D
Reputação : 105

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:20

WellingtonBecker escreveu:Thiago.alencar.14 se você realmente ama a área de games e quer muito ingressar nessa plataforma não perca mais tempo, comece o quanto antes. Sei que não é barato, mas isso é um investimento para sua vida toda.

Sei disso, e justamente que estou aqui... oque voce me diz acha que esse curso na FIAP vale a pena ? avaliando pela grade é claro... e agradeço pelo apoio Happy

thiago.alencar.14

Mensagem por WellingtonBecker em Sab 18 Abr 2015, 09:27

Achei notável essa grade, acho que vale a pena sim. Me pareceu ser bem direto ao assunto, tem alguns que adicionam matérias desnecessárias ao currículo.

WellingtonBecker

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:36

WellingtonBecker escreveu:Achei notável essa grade, acho que vale a pena sim. Me pareceu ser bem direto ao assunto, tem alguns que adicionam matérias desnecessárias ao currículo.

Muito bom... valeu mesmo!!! Creio que farei mesmo sem medo, vou realizar meu sonho
agradeço de coração voce e ao zero pela força.

Ah! quase ia me esquecendo de perguntar... infelizmente esse curso da FIAP só abre vagas anualmente e não semestralmente, por esse motivo só no inicio do ano que vem vou conseguir estudar la... por um lado é ruim por outro nem tanto, porque dessa forma irei me preparando. Afinal é para isso que estou aqui, e gostaria de saber se quais as engine que vocês me recomendariam que sou novo na area.

Andei pesquisando um pouco e encontrei outras engines que parece ser de facil aprendizagem para quem esta iniciando na area que são:

Game Salad
Construct 2
Game Maker (é claro)

Ouvi falar bem dessas deve outras citadas mas não obtive muitas informações sobre elas.

oque vocês acham ?

thiago.alencar.14

Mensagem por Zero. em Sab 18 Abr 2015, 09:38

Também gostei grade desse curso, é realmente direto ao ponto. Se você ama mesmo a área, acho que deveria entrar nesse curso logo Very Happy

Sobre as engines, não conheço o game salad mas o contruct eu não gostei muito, principalmente da interface, passa um ar mto amador pra mim '-'
Considerando o suporte que temos aqui e o conhecimento das engines citadas eu iniciaria pelo game maker, assim como iniciei a 5 anos atrás Very Happy

Zero.

Prêmios

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:44

Zero. escreveu:Também gostei grade desse curso, é realmente direto ao ponto. Se você ama mesmo a área, acho que deveria entrar nesse curso logo Very Happy

Sobre as engines, não conheço o game salad mas o contruct eu não gostei muito,   principalmente da interface, passa um ar mto amador pra mim '-'
Considerando o suporte que temos aqui e o conhecimento das engines citadas eu iniciaria pelo game maker, assim como iniciei a 5 anos atrás Very Happy

agradeço zero... com certeza ingressarei!!! mas infelizmente só no ano que vem... bravo

a 5 anos atrás ??? e olha que voce só tem 18 anos, fico me perguntando se não estou velho de mais para isso... scratch e justamente por voces serem uma comunidade ativa que eu praticamente quero começar pelo game maker, sei que aqui terei toda ajuda que precisar

Última edição por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:46, editado 1 vez(es)

thiago.alencar.14

Mensagem por Zero. em Sab 18 Abr 2015, 09:45

Dei um edit la falando das engines, então não perca tempo, comece a aprender desde já criando projetos, sem duvida essa experiência que eu obtive cm o game maker foi o que mais me ajudou no curso que estou cursando Very Happy

Zero.

Prêmios

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 09:49

vi que voce editou e por esse motivo também editei o meu Laughing

valeu mesmo zero. oque dizer desses caras que mal conheço e ja considero pacas... kkkk

thiago.alencar.14

Mensagem por WellingtonBecker em Sab 18 Abr 2015, 09:56

Com certeza o Game Maker é uma ferramenta fantástica para desenvolver jogos, mas, se esse curso oferece a Unity 3D como ferramenta, acho que deveria começar a pesquisar sobre ela também assim como os outros programas. Quando começar já terá um base de como desenvolve-las. Te aconselho a pesquisar lá qual linguagem de programação é usada na Unity, já que ele tem 4 diferentes.

WellingtonBecker

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 10:05

WellingtonBecker escreveu:Com certeza o Game Maker é uma ferramenta fantástica  para desenvolver jogos, mas, se esse curso oferece a Unity 3D como ferramenta, acho que deveria começar a pesquisar sobre ela também assim como os outros programas. Quando começar já terá um base de como desenvolve-las. Te aconselho a pesquisar lá qual linguagem de programação é usada na Unity, já que ele tem 4 diferentes.

sim deverás... farei uma pesquisa sim... mas também não posso me aprofundar muito, afinal eu vou pagar pra aprender a mexer em tudo isso, não faria sentido eu aprender tudo sozinho pra cursar depois... onde fica a graça de estudar ??? kkkkk

mas sinceramente Wellington, eu prefiro jogos em 2D, sou do tempo antigo, mesmo que eu me forme especializado em 3D, se possivel me voltaria para os jogos 2D, ai com um projeto maior e ambicioso partir para o 3D.

thiago.alencar.14

Mensagem por Zero. em Sab 18 Abr 2015, 10:11

Pois é,  comecei cedo kkkkk
Mas nunca é tarde pra fazr o q se gosta, busque o q tu quer, qndo fazemos o q gostamos nós nos destacamos naquilo.
Na vdd por experiência própria eu te aconselharia a começar a aprender as engines antes de cursar, isso foi o q mais me ajudou.

Zero.

Prêmios

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 10:49

Zero. escreveu:Pois é,  comecei cedo kkkkk
Mas nunca é tarde pra fazr o q se gosta, busque o q tu quer, qndo fazemos o q gostamos nós nos destacamos naquilo.
Na vdd por experiência própria eu te aconselharia a começar a aprender as engines antes de cursar, isso foi o q mais me ajudou.

com certeza, inclusive mandei um email para faculdade agendando uma visita, e é ai que vou tirar todas minhas duvidas sobre a faculdade e principalmente sobre o curso.
espero que eles respondam o quanto antes

thiago.alencar.14

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 18 Abr 2015, 11:27

Cara é assim: antes eu tinha o sonho de trabalhar em Megas empresas de game como a Capcom ou a Square Enix por exemplo ( parece um sonho grande demais, mas na verdade o tamanho dos nossos sonhos quem decide é a gente sabia? ), até fiz alguns cursos de criação de jogos, mas hoje em dia tendo visto no que o videogame caseiros estão se tornando e sabendo como são a vida dos produtores de games eu meio que to preferindo lidar com jogos indies mesmo , uma coisa que estou tentando colocar na cabeça é que nem tudo que jogamos é aquilo que gostaríamos ou que precisamos fazer eu vejo muita gente ( inclusive eu mesmo ) que queria criar um jogo com um ultra grafico e game play que é bom quase nada, hoje em dia estou tentando investir em um jogo mais simples, porém divertido, outra coisa, não crie jogos pensando em viver disso, pois a maioria que pensa em fazer coisas principalmente que não são muito culturais no nosso pais tem a chance de se descepcionar com isso, no nosso pais é muito mais provavel que você ganhe mais dinheiro vendendo cachorros-quente do que games, então pense em fazer algo legal e divertido por hobby, as recompensas disso virão naturalmente de acordo com o que você fez. ok

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios
   : 2

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 11:32

JoaoVanBlizzard escreveu:Cara é assim: antes eu tinha o sonho de trabalhar em Megas empresas de game como a Capcom ou a Square Enix por exemplo ( parece um sonho grande demais, mas na verdade o tamanho dos nossos sonhos quem decide é a gente sabia? ), até fiz alguns cursos de criação de jogos, mas hoje em dia tendo visto no que o videogame caseiros estão se tornando e sabendo como são a vida dos produtores de games eu meio que to preferindo lidar com jogos indies mesmo , uma coisa que estou tentando colocar na cabeça é que nem tudo que jogamos é aquilo que gostaríamos ou que precisamos fazer eu vejo muita gente ( inclusive eu mesmo ) que queria criar um jogo com um ultra grafico e game play que é bom quase nada, hoje em dia estou tentando investir em um jogo mais simples, porém divertido, outra coisa, não crie jogos pensando em viver disso, pois a maioria que pensa em fazer coisas principalmente que não são muito culturais no nosso pais tem a chance de se descepcionar com isso, no nosso pais é muito mais provavel que você ganhe mais dinheiro vendendo cachorros-quente do que games, então pense em fazer algo legal e divertido por hobby, as recompensas disso virão naturalmente de acordo com o que você fez. ok

então... quer dizer que pra você é um hobby e não uma profissão ?
queria investir em algo para meu futuro profissional, e não somente para diversão...

thiago.alencar.14

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 18 Abr 2015, 11:39

Você já deu uma olhada na Gracon?
Bem. Você tem um ano pra pensar. Então aproveite para aprender.

E não inicie com jogos...se você ainda não sabe algorítimos você deve começar a estudar AGORA. A internet está cheia de cursos gratuitos e muito bons, o melhor modo que eu acho é por apostilas ... mas dá uma olhada nesse canal :
eXscripts
Aconselho você a estudar um pouco o basico antes de assitir as video aulas.

DEPOIS você vai atras da criação de jogos. Se você começar com jogos você vai ter muitas lacunas e vai demorar mais para aprender.

23 ANOS VELHO??? Exclamation - Eu ia citar umas pessoas daqui beeeem mais velhas, mas deixa queto que eles sabem....

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios
   : 3

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 18 Abr 2015, 11:47

Isso depende também, o Carlos Saldanha (que trabalha no cinema com filmes como era do gelo, robôs e Rio por exemplo ) ele estudou e chegou lá, não to dizendo que você não possa tornar produção de games em algo profissional, o que eu quis dizer que você só deve chegar a esse ponto se fazer jogos é algo realmente prazeroso a você, eu sinceramente minha opinião que apesar de ter grandes recursos eu ando meio insatisfeito com os programas de criação de games que temos pois eles não servem muito para criar os jogos que eu queria, mas vou te dar uma dica de ouro, começe tentando criar jogos para celulares com o game maker studio, compre uma licença para o modulo android e desenvolva jogos divertido e coloque no google play ai você mesmo vai vendo se isso pode ser para você uma profissão ou um hobby, isso depende de você e seu astral como criador.

JoaoVanBlizzard

Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios
   : 2

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 12:09

Rodrigo Santiago escreveu:Você já deu uma olhada na Gracon?
Bem. Você tem um ano pra pensar. Então aproveite para aprender.

E não inicie com jogos...se você ainda não sabe algorítimos você deve começar a estudar AGORA. A internet está cheia de cursos gratuitos e muito bons, o melhor modo que eu acho é por apostilas ... mas dá uma olhada nesse canal :
eXscripts
Aconselho você a estudar um pouco o basico antes de assitir as video aulas.

DEPOIS você vai atras da criação de jogos. Se você começar com jogos você vai ter muitas lacunas e vai demorar mais para aprender.

23 ANOS VELHO??? Exclamation - Eu ia citar umas pessoas daqui beeeem mais velhas, mas deixa queto que eles sabem....

essa Gracom não tem nenhuma unidade aqui em São Paulo... aqui em São Paulo tem a Saga, mas nem é reconhecida pelo MEC, ta mais para uma "caça niquel" do que qualidade.

Sim vou pesquisar e estudar por contra propria muitas coisas até ingressar na facul, preciso até mesmo para não fazer feio.

e agradeço pelos videos e conselhos, me ajudou muito

thiago.alencar.14

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 12:26

JoaoVanBlizzard escreveu:Isso depende também, o Carlos Saldanha (que trabalha no cinema com filmes como era do gelo, robôs e Rio por exemplo ) ele estudou e chegou lá, não to dizendo que você não possa tornar produção de games em algo profissional, o que eu quis dizer que você só deve chegar a esse ponto se fazer jogos é algo realmente prazeroso a você, eu sinceramente minha opinião que apesar de ter grandes recursos eu ando meio insatisfeito com os programas de criação de games que temos pois eles não servem muito para criar os jogos que eu queria, mas vou te dar uma dica de ouro, começe tentando criar jogos para celulares com o game maker studio, compre uma licença para o modulo android e desenvolva jogos divertido e coloque no google play ai você mesmo vai vendo se isso pode ser para você uma profissão ou um hobby, isso depende de você e seu astral como criador.

É isso que pretendo... começar por apps, sempre quis fazer joguinhos de cel... obrigado pelo conselho João, sei que talvez voce esteja desanimado, mas não desista, ninguem chega ao topo sozinho, fazer um jogo epico requer dedicação e apoio, talvez se voce conseguir uma equipe disposta com mesmo ideais... porque não ???
penso assim, se eu trabalhar sozinho só vou fazer games app mesmo... mas com outras pessoas podemos pensar grande... acho que estou falando besteira, voce ja deve ter pensado em tudo isso afinal voce tem muito mais experiencia que eu nesse assunto.
bom mas pode ficar tranquilo se eu for um sucesso voce será meu socio e ganharemos rios de dinheiro Cool Cool

thiago.alencar.14

Mensagem por Zero. em Sab 18 Abr 2015, 13:11

Existem sortudos e talentosos, você está pensando corretamente. Inicie de leve criando jogos como o João sugeriu e depois encontre uma equipe e tente criar algo mais avançado, procure por uma equipe na faculdade, la deve ter gente querendo fazr jogos neh Very Happy Estude, jogue bastante e tb é claro, boa sorte xD

Zero.

Prêmios

Mensagem por saim em Sab 18 Abr 2015, 19:10

thiago.alencar.14 escreveu:porém o valor é destruidor... 1.700 reais de mensalidade!!!
Destruidor, de fato. Só vale a pena se viver de games for o sonho da sua vida. Se for um lance de momento, melhor mexer com outra coisa que dê mais dinheiro, porque o retorno pode demorar.
thiago.alencar.14 escreveu:Andei pesquisando um pouco e encontrei outras engines que parece ser de facil aprendizagem para quem esta iniciando na area que são:

Game Salad
Construct 2
Game Maker
Pra um ano apenas de estudo, antes de ingressar na faculdade e estudar PRA VALER, sugiro o game maker. Ele facilita muita coisa, então não serve pra estudo DE VERDADE, mas te introduz bem introduzido na lógica do funcionamento de um game.
WellingtonBecker escreveu:Te aconselho a pesquisar lá qual linguagem de programação é usada na Unity
Bom conselho. Unity é uma engine mais profissional, possivelmente é a que você vai usar como desenvolvedor completo.
thiago.alencar.14 escreveu:eu prefiro jogos em 2D, sou do tempo antigo, mesmo que eu me forme especializado em 3D, se possivel me voltaria para os jogos 2D, ai com um projeto maior e ambicioso partir para o 3D
NÃO! Viu que as letras estão maiúsculas? Isso significa que estou gritando. NÃO!
Ganhar dinheiro com games já é complicado, viver disso é mais complicado ainda. Desenvolvedores Indie NÃO GANHAM DINHEIRO. Isso é coisa pra um ou outro. A maioria vive na obscuridade, vivendo de outra coisa. Se você vai cursar uma faculdade, se vai viver do desenvolvimento, tem que se acostumar com a ideia de fazer o que o cliente pedir.
Cliente, sim, não público. Pra viver de desenvolvimento, o que eu suponho que vá acontecer é você desenvolver games pra alguma empresa. Diretores de empresas não sabem nada de games, então você pode se pegar produzindo jogos que considera ruins, durante o dia. À noite, em casa, você desenvolve aquele jogo dos sonhos...
Rodrigo Santiago escreveu:23 ANOS VELHO??? Exclamation - Eu ia citar umas pessoas daqui beeeem mais velhas, mas deixa queto que eles sabem....
Não saquei. Quem?
thiago.alencar.14 escreveu:aqui em São Paulo tem a Saga, mas nem é reconhecida pelo MEC, ta mais para uma "caça niquel" do que qualidade.
Aqui em BH também tem a Saga. Eu estive lá, também não fiquei impressionado. Quer dizer, dentro do foco deles, que é gerar imagens pra jogos, eles têm um portfólio gerado pelos alunos que é bem impressionante. Mas o nosso foco é o desenvolvimento completo de ideias inovadoras. Sem falar que o curso deles também custa uma perna e um braço...
thiago.alencar.14 escreveu:afinal voce tem muito mais experiencia que eu nesse assunto.
Pouca gente aqui do fórum vai ter alguma experiência em desenvolvimento profissional. O fórum é mais pra amantes da arte que pra profisisonais...

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios

Mensagem por thiago.alencar.14 em Sab 18 Abr 2015, 22:30

poxa valeu mesmo galera... Saim obrigado pelos conselhos

realmente agradeço de verdade todos vocês, vou guardar comigo cada conselho com muito carinho.

voces são demais...

thiago.alencar.14

Mensagem por Gonzo em Dom 19 Abr 2015, 00:14

Meu conselho é tipo um conselho de pai, assista esse episódio de South Park, fizeram um episódio mostrando como funciona o esquema de games mobile é bem didatico xD link
e um dia o assista dublado é melhor ainda.  farao

Gonzo

Número de Mensagens : 927
Reputação : 33

Mensagem por thiago.alencar.14 em Dom 19 Abr 2015, 06:35

Gonzo escreveu:Meu conselho é tipo um conselho de pai, assista esse episódio de South Park, fizeram um episódio mostrando como funciona o esquema de games mobile é bem didatico xD link
e um dia o assista dublado é melhor ainda.  farao

kkkkkkk esse ai ja vi umas 300 vezes, inclusive dublado... muito bom...
a ideia é essa Twisted Evil

thiago.alencar.14

Mensagem por Rodrigo Santiago em Dom 19 Abr 2015, 07:06

A vida de desenvolvedor é assim: Você trabalha em uma empresa , fazendo alguma coisa. E em casa você desenvolve games e ganha uma graninha, é tipo, 'bico' de quem é da área de TI que sabe desenvolver games. E como vender bombons, a maioria é apenas pra ajudar...só que tem grandes empresas disso também e pessoas que levam a vida disso.(Acho que fazer jogos da mais dinheiro que isso Cool )

E pra você Saim:
thiago.alencar14 escreveu:
Tenho 23 anos, e faz algum tempo que veio procurando algum curso em diversas faculdades. Muitos cursos eu escolhi e desistir pela simples razão de não ter certeza se era aquilo que eu queria realmente, inclusive até na hora da matricular eu desistir. Bom a ja estou consideravelmente "velho"

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:26