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juntar 2 ou mais objetos durante o jogo

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Mensagem por dangelobr Ter 07 Abr 2015, 12:24

Em um jogo onde posso movimentar os objetos, como eu faço para que quando um objeto colidir com o outro, eles juntam em um só, e ai consigo movimentar este objeto maior, que quando colidir com outro, junta também, criando um objeto maior ainda.
Mas precisaria respeitar o ponto de colisão, "colando" no objeto no ponto onde ocorreu a colisão.
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Mensagem por Zero. Ter 07 Abr 2015, 14:29

Oque é este objeto e como seria este objeto maior?
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Mensagem por dangelobr Ter 07 Abr 2015, 14:46

Ele não tem um formato definido, o formato vai depender de como as peças se agrupam.
Você já jogou Pudding Monsters? Se puder, da uma olhada nos prints deste jogo, basicamente quando os pudins colidem eles se juntam criando formatos variados dependendo de onde colidiram. Na imagem abaixo um exemplo onde alguns são originais, com apenas um pedaço, outros tem 2 pedação. No jogo, Eles podem ficar com qualquer quantidade de partes e formatos.

juntar 2 ou mais objetos durante o jogo Dw3tg


Última edição por dangelobr em Ter 07 Abr 2015, 15:02, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zero. Ter 07 Abr 2015, 14:53

Hmm, acho que entendi, não parece tão simples, e no momento estou um pouco atarefado, quando tiver tempo eu tento fazer algo parecido com isto. Esperemos uma alma bondosa enquanto isto Smile
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Mensagem por itarodrigo Ter 07 Abr 2015, 15:37

quando colidir, você elimina o objeto que nao quer e altera o sprite do objeto que quer para o novo sprite
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Mensagem por dangelobr Qua 08 Abr 2015, 07:28

Essa forma é interessante, mas tem um problema:
Como no caso do jogo que citei de exemplo, os objetos que se juntam podem assumir qualquer forma, sendo assim teria que ter muitos sprites considerando todas as formas possível de acordo com o numero de objetos na tela. Imagina que eu tenho 10 objetos, isso permitiria muitas formas diferentes.
Será que não existe uma forma de realmente juntar os objetos?
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Mensagem por itarodrigo Qua 08 Abr 2015, 07:37

rapaz, acho difícil, só se os objetos forem desenhados de forma que, ao botar uma sprite ao lado da outra, eles se encaixem perfeitamente.

então aí, bastaria usar o evento draw_sprite pra desenhar as duas sprites ao invés de uma.

abraço.
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Mensagem por dangelobr Qua 08 Abr 2015, 07:55

Obrigado novamente. Se tiver uma luz, por favor, avisa.
Por hora, acho que tenho que começar a desenhar sprites.
Alguma dica de como "calcular" a forma geometrica do objeto final para poder selecionar o sprite adequado?
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Mensagem por fernando.munizerthal Qua 08 Abr 2015, 09:58

Cara, já joguei esse jogo e é muito massa hehe

Minha ideia seria semelhante a ideia do itarodrigo..

Como eu faria:

Sprites
Para a maneira que eu escolhi deve existir um limite de junções infelizmente..
Eu escolheria 20 acho difícil acontecer mais do que isso, ainda mais na ideia do pudding..
O nome dessas sprites tem que ser igual mudando apenas o número de combinação..
Exemplo: "combinacao_2Objetos", "combinacao_3Objetos".. E por ai vai.

Objeto
Criaria um objeto "puddingMaster"
Nesse objeto eu colocaria uma variável de controle no Create, o nome não importa.. Mas digamos que seria contaPudding, essa variável é criada com o valor 1;

Então eu iria criar um evento de colisão com o próprio objeto, e quando isso acorresse eu chamaria um script passando o objeto atual e o objeto que ocorreu a colisão..

Script
No Script que vamos chamar de "juntaPudding" teríamos o argument0 sendo o objeto atual e argument1 o objeto que colidiu.. Os dois objetos vão possuir a variável de controle criada anteriormente..

Pegamos essas duas variáveis e somamos elas..

Perfeito agora temos o número de puddings que nosso novo objeto vai ter..

Salve o número que resultou a soma e delete o objeto que colidiu

(Eu colocaria um sprite antes de colocar o novo sprite do objeto para animar a "fusão" dos objetos..)

Como antes você criou os sprites com nome iguais basta setar o sprite desse novo objeto para combinacao_'numero do resultado'Objetos

Então no fim do script retorne a string com o nome do sprite, e no fim do evento de colisão de objeto use essa string retornada para setar o sprite ;)

Obs.: Sim eu sei que deu uma string e não pode ser usado para setar sprite!!
Mas eu tenho um script que pega a Id do sprite pelo nome.. É bem simples tente criar algo parecido se não conseguir manda um MP que te mando esse script..

Eu faria mais ou menos assim, logicamente falando, por que não testei nada hehe
Valeu Cool What a Face
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Mensagem por dangelobr Qua 08 Abr 2015, 12:07

Agradeço a todos pela ajuda.
Vou fazer uns testes e depois reporto para vocês o que consegui.
Infelizmente não tenho muito tempo livre no momento, então pode demorar um pouco, mas informo do resultado. Também preciso me familiarizar um pouco melhor com o Game Maker. Utilizava o Construc 2 antes, mas estou migrando para o GM devido ao desempenho, que no C2 não era muito bom.
Abraço.
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