Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[resolvido] Como colocar vida maxima
+4
Thyago
Isquilo_Roedor
Willy
katisuke
8 participantes
Página 1 de 1
[resolvido] Como colocar vida maxima
O problema é o seguinte: Em meu jogo o personagem tem 4 vidas, com 4 sprites diferentes, e quando ele pega um item, ele recupera 1 vida, +1 sprite. Mas quando eu ja possuo 4 vidas, e eu pego o item, o sprite da vida vai pra como se nao tivese nenhuma, aqui ta a foto:
Eu queria que quando ele tivesse 4 vidas, e pegasse o item, continuasse com 4, ou seja, continuasse na image3 e nao voltasse pra image0 do sprite
se for ajudar, aqui ta o codigo do VidaPlayer
CREATE
E aqui é o codigo do item que recupera life:
COLISAO COM O PLAYER
Eu queria que quando ele tivesse 4 vidas, e pegasse o item, continuasse com 4, ou seja, continuasse na image3 e nao voltasse pra image0 do sprite
se for ajudar, aqui ta o codigo do VidaPlayer
CREATE
- Código:
global.Hearts = 4
E aqui é o codigo do item que recupera life:
COLISAO COM O PLAYER
- Código:
global.moeda = true
global.Hearts += 1
instance_destroy();
Última edição por theguitarmester em Ter 24 Mar 2015, 22:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado que já foi resolvido por Theguitarmester)
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Acredito que esteja usando image_index em conjunto com global.Hearts. Quando esta global é maior que a quantidade de frames, ela volta ao frame 0 e continua a sequência. Uma solução é usar min para garantir a sprite correta:
- Código:
image_índex = min(3,global.Hearts)
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
ha ha, esse problema é bem simples de se resolver, basicamente oque acontece é isso (se é que eu entendi)
caso o player ganhe +1 vida
global.Hearts +=1
sprite+=1
calma é so um exemplo, nao esta correto mas é a logica isso ai, o problema é que é assim
se tem 4 sprites e toda vez avança um
vai acontecer isso
sprite 1 > sprite 2 > sprite 3> sprite 4 > sprite 1
entendeu? está em um ciclo infinito, você deveria criar uma variavel mais ou menos assim
if sprite>=4 {
sprite4=true
}
ou seja, se o numero for 4 ou passar de 4 vai voltar a ser o 4
caso o player ganhe +1 vida
global.Hearts +=1
sprite+=1
calma é so um exemplo, nao esta correto mas é a logica isso ai, o problema é que é assim
se tem 4 sprites e toda vez avança um
vai acontecer isso
sprite 1 > sprite 2 > sprite 3> sprite 4 > sprite 1
entendeu? está em um ciclo infinito, você deveria criar uma variavel mais ou menos assim
if sprite>=4 {
sprite4=true
}
ou seja, se o numero for 4 ou passar de 4 vai voltar a ser o 4
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
. O codigo do willy esta correto, esquilo seu codigo nao vai funcionar, voce usou um nome na variavel no if e outro nome dentro da chave e, o correto e image_index
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
willy onde eu colocaria esse codigo, pq eu coloquei no objeto que recupera life e no control_life, mas nao mudou nada.
E o seu esquilo, nao funcionou, exatamento pq ta em sprite
E o seu esquilo, nao funcionou, exatamento pq ta em sprite
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Não tenho como saber... A ideia era você substituir no local que você está trocando a image_index. Se puder mandar apenas o trecho de código onde você está fazendo a alteração ficaria mais fácil de ajudar.
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Eu não consegui entender muito bem como funciona o código de mudar a sprite da vida a cada nova vida que é obtida.
Mas aqui vai minha ajuda.
Coloca no step do objeto da vida.
O código funciona da seguinte maneira: Se o sprite chegar no ultimo frame(no caso o 3), ele não passará dai e continuara no 3.
Mas aqui vai minha ajuda.
Coloca no step do objeto da vida.
- Código:
if(image_index >= 3){
image_index = 3;
}
O código funciona da seguinte maneira: Se o sprite chegar no ultimo frame(no caso o 3), ele não passará dai e continuara no 3.
aminaro- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 66
Número de Mensagens : 160
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
- Código:
if(global.Hearts<4)
{global.moeda = true
global.Hearts += 1
instance_destroy();
}
. Deixe assim na colisao com o player
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
- Código:
global.moeda = true
global.Hearts = median(0,global.Hearts+1,4)
instance_destroy();
"median(0,global.Hearts+1,4)"
4 é o valor máximo do "Health"Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
thyago eu parti do seu principio, mas ele quando ficava com 4 de vida, ele n conseguia pegar o item, e ficava como se tivesse no chao ou algo solido. Mas enfim, eu parti do seu principio e modifiquei o codigo e funcionou perfeitamente, coloquei assim:
vlw mesmo a todos, vc são feras demais
- Código:
if(global.Hearts<4)
{global.moeda = true
global.Hearts += 1
instance_destroy();
}else{
if(global.Hearts = 4)
{global.moeda = true
instance_destroy();
}
}
vlw mesmo a todos, vc são feras demais
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Só pra otimizar seu código.
Você estava fazendo uma comparação desnecessária usando esse " if(global.Hearts = 4) " após o else, o else já checa o caso contrário
- Código:
if(global.Hearts<4)
{global.moeda = true
global.Hearts += 1
instance_destroy();
}else{
global.moeda = true
instance_destroy();
}
Você estava fazendo uma comparação desnecessária usando esse " if(global.Hearts = 4) " após o else, o else já checa o caso contrário
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Pra simplificar, o item sempre sera destruido, entao...
- Código:
if(global.Hearts<4)
{
global.Hearts += 1
}
global.moeda = true
instance_destroy();
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Fiz um joguinho com esse tipo de engine:
No STEP:
No STEP:
- Código:
if global.vida>4
global.vida=4;
//isso retorna se caso a vida ficar maior que quatro
Felipe Reis Magno 2- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 08/08/2014
Reputação : 2
Número de Mensagens : 43
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
obrigado todos, ja resolvi.
Felipe Reis, quando começou a dar esse problema eu tive a ideia de colocar esse codigo ai, mas ele aumentava dps diminuia bem rapido, porem ainda era perceptível. Ai nao deu certo, e eu recorri a ajuda nesse site.
Vlw aew pessoal
Felipe Reis, quando começou a dar esse problema eu tive a ideia de colocar esse codigo ai, mas ele aumentava dps diminuia bem rapido, porem ainda era perceptível. Ai nao deu certo, e eu recorri a ajuda nesse site.
Vlw aew pessoal
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 37
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Pra corrigir este aparece e some bem rápido você pega este código que o Felipe passou e põe antes do código que muda a sprite.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido] Como colocar vida maxima
Amigo, coloque resolvido no titulo do topico para o pessoal n entrar aqui por engano.
Ate mais
Ate mais
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos