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Rodrigo Santiago

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[resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 13:53
O problema é o seguinte: Em meu jogo o personagem tem 4 vidas, com 4 sprites diferentes, e quando ele pega um item, ele recupera 1 vida, +1 sprite. Mas quando eu ja possuo 4 vidas, e eu pego o item, o sprite da vida vai pra como se nao tivese nenhuma, aqui ta a foto:



Eu queria que quando ele tivesse 4 vidas, e pegasse o item, continuasse com 4, ou seja, continuasse na image3 e nao voltasse pra image0 do sprite

se for ajudar, aqui ta o codigo do VidaPlayer

CREATE

Código:
global.Hearts = 4

E aqui é o codigo do item que recupera life:


COLISAO COM O PLAYER

Código:
 global.moeda = true
     global.Hearts += 1
     instance_destroy();
    


Última edição por theguitarmester em Ter 24 Mar 2015, 22:20, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado que já foi resolvido por Theguitarmester)
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 14:15
Acredito que esteja usando image_index em conjunto com global.Hearts. Quando esta global é maior que a quantidade de frames, ela volta ao frame 0 e continua a sequência. Uma solução é usar min para garantir a sprite correta:
Código:
image_índex = min(3,global.Hearts)
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 14:15
ha ha, esse problema é bem simples de se resolver, basicamente oque acontece é isso (se é que eu entendi)
caso o player ganhe +1 vida
global.Hearts +=1
sprite+=1
calma é so um exemplo, nao esta correto mas é a logica isso ai, o problema é que é assim
se tem 4 sprites e toda vez avança um
vai acontecer isso

sprite 1 > sprite 2 > sprite 3> sprite 4 > sprite 1
entendeu? está em um ciclo infinito, você deveria criar uma variavel mais ou menos assim

if sprite>=4 {
sprite4=true
}

ou seja, se o numero for 4 ou passar de 4 vai voltar a ser o 4
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 14:56
. O codigo do willy esta correto, esquilo seu  codigo nao vai funcionar, voce usou um nome na variavel no if e outro nome dentro da chave e, o correto e image_index
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 20:23
willy onde eu colocaria esse codigo, pq eu coloquei no objeto que recupera life e no control_life, mas nao mudou nada.

E o seu esquilo, nao funcionou, exatamento pq ta em sprite
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 20:37
Não tenho como saber... A ideia era você substituir no local que você está trocando a image_index. Se puder mandar apenas o trecho de código onde você está fazendo a alteração ficaria mais fácil de ajudar.
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Dom 22 Mar 2015, 20:46
Eu não consegui entender muito bem como funciona o código de mudar a sprite da vida a cada nova vida que é obtida.

Mas aqui vai minha ajuda.

Coloca no step do objeto da vida.
Código:
if(image_index >= 3){
      image_index = 3;
}

O código funciona da seguinte maneira: Se o sprite chegar no ultimo frame(no caso o 3), ele não passará dai e continuara no 3.
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Seg 23 Mar 2015, 14:16
Código:
if(global.Hearts<4)
{global.moeda = true
    global.Hearts += 1
    instance_destroy();
}

. Deixe assim na colisao com o player
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Seg 23 Mar 2015, 14:21
Código:
global.moeda = true
     global.Hearts = median(0,global.Hearts+1,4)
     instance_destroy();

"median(0,global.Hearts+1,4)"
4 é o valor máximo do "Health"
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Seg 23 Mar 2015, 19:08
thyago eu parti do seu principio, mas ele quando ficava com 4 de vida, ele n conseguia pegar o item, e ficava como se tivesse no chao ou algo solido. Mas enfim, eu parti do seu principio e modifiquei o codigo e funcionou perfeitamente, coloquei assim:

Código:
if(global.Hearts<4)
{global.moeda = true
    global.Hearts += 1
    instance_destroy();
}else{

if(global.Hearts = 4)
{global.moeda = true
    instance_destroy();
    }
}

vlw mesmo a todos, vc são feras demais
lol!
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Seg 23 Mar 2015, 19:44
Só pra otimizar seu código.

Código:
if(global.Hearts<4)
{global.moeda = true
    global.Hearts += 1
    instance_destroy();
}else{

global.moeda = true
    instance_destroy();
}

Você estava fazendo uma comparação desnecessária usando esse " if(global.Hearts = 4) " após o else, o else já checa o caso contrário Smile
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Seg 23 Mar 2015, 20:13
Pra simplificar, o item sempre sera destruido, entao...



Código:
if(global.Hearts<4)
{
    global.Hearts += 1
}

global.moeda = true
    instance_destroy();
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Ter 24 Mar 2015, 16:33
Fiz um joguinho com esse tipo de engine:

No STEP:
Código:

if global.vida>4
global.vida=4;
//isso retorna se caso a vida ficar maior que quatro
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Ter 24 Mar 2015, 18:37
obrigado todos, ja resolvi.
Felipe Reis, quando começou a dar esse problema eu tive a ideia de colocar esse codigo ai, mas ele aumentava dps diminuia bem rapido, porem ainda era perceptível. Ai nao deu certo, e eu recorri a ajuda nesse site.
Vlw aew pessoal
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Ter 24 Mar 2015, 19:04
Pra corrigir este aparece e some bem rápido você pega este código que o Felipe passou e põe antes do código que muda a sprite.
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Re: [resolvido] Como colocar vida maxima

em Ter 24 Mar 2015, 21:55
Amigo, coloque resolvido no titulo do topico para o pessoal n entrar aqui por engano.

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