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[Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 09:51
Aí galera, sou meio advanced na questão de programação já, mas to com uma duvida que pode parecer ridícula, como limitar o local de criação randômica do objeto na room?
Tipo, como na imagem abaixo, o objeto se cria aleatoriamente, mas às vezes ele se cria na parte onde o jogador nao pode ir, tipo embaixo do chão, etc
eu coloquei esse code na criação do objeto quando a bolinha pega ele
ja tentei tudo quanto é macumba nesse codigo, como me fez raiva, decidi vir aqui perguntar a vocês, kkkk agradeço desde já
O artefato é a parada brilhante na parte da terra

Tipo, como na imagem abaixo, o objeto se cria aleatoriamente, mas às vezes ele se cria na parte onde o jogador nao pode ir, tipo embaixo do chão, etc
eu coloquei esse code na criação do objeto quando a bolinha pega ele
- Código:
instance_create(random(room_width-183),random(room_height),artefato)
ja tentei tudo quanto é macumba nesse codigo, como me fez raiva, decidi vir aqui perguntar a vocês, kkkk agradeço desde já
O artefato é a parada brilhante na parte da terra

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Re: [Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 11:03
Cara deixe que ele crie em qualquer lugar só crie um código para controlar que ele não vá ficar no chão.
Como seu problema é só porque o artefato fica no chão esse código resolve.
Exemplo:
Como seu problema é só porque o artefato fica no chão esse código resolve.
Exemplo:
- Código:
with (artefato) {if place_meeting(x,y,obj_chao){y-=128};
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Re: [Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 11:07
Dê uma olhada nas funções que envolvem random_[...], mas para esclarecer a tua duvida basta utilizar a função random_range( valor1, valor2); Essa função vai retornar um valor aleatório entre o valor1 e o valor2, super simples.
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Re: [Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 11:12
Você deve checar se a posição aleatória sorteada é um ponto válido antes de criar a sua instancia. Usar irandom_range vai te ajudar a ter mais precisão.
Por exemplo (considere uma room 640x480):
Com este código, se a condição for falsa o objeto não será criado, e possivelmente não será interessante pra você. Você pode resolver isso colocando todo o código acima em um script. Assim, se o if for false, você simplesmente chama o script novamente com um else. Chamarei de scr_create_random:
Dúvidas é só falar.
Flws...
[Edit]
Por exemplo (considere uma room 640x480):
- Código:
Width = irandom_range(320,640); //Horizontal
Height = irandom_range(100,320); //Vertical
- Código:
if (!instance_place(Width,Height,all)){
instance_create(Width,Height,Artefato);
}
Com este código, se a condição for falsa o objeto não será criado, e possivelmente não será interessante pra você. Você pode resolver isso colocando todo o código acima em um script. Assim, se o if for false, você simplesmente chama o script novamente com um else. Chamarei de scr_create_random:
- Código:
Width = irandom_range(320,640); //Horizontal
Height = irandom_range(100,320); //Vertical
if (!instance_place(Width,Height,all)){
instance_create(Width,Height,Artefato);
}else{
scr_create_random();
}
Dúvidas é só falar.
Flws...

[Edit]
- Desabafo:
Aí o cara posta as 9:30 e até as 11h sem resposta... Aí você posta e duas mensagens brotam no tópico.
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Re: [Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 11:33
você pode tambem usar esse codigo:
vamos supor....
que o chao seja um sprite:
vamos supor....
que o chao seja um sprite:
- Código:
altura_chao = sprite_get_height(chao)
- Código:
altura_chao =background_get_height(chao)
- Código:
instance_create(random(room_width-183),irandom_range(room_height,room_height-altura_chao),artefato)
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Re: [Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 11:50
Ri do desabafo Willy kkkkkkkkkkkkkk
Mas galera valeu pela ajuda, e por incrível que pareça, todos os códigos funcionaram :DD
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Re: [Resolvido]Como limitar o lugar de criação do objeto na room?
em Qui 19 Fev 2015, 12:53
Isso se aplica ao seu código também.@DooMan escreveu:[...]e por incrível que pareça, todos os códigos funcionaram

Você apenas confundiu width (h) com height(y), portanto, se seu código estivesse dessa maneira:
- Código:
instance_create(random(room_width),random(room_height-183),artefato)
Flws...

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