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Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
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AxeInLine
Tio-Orochi
theguitarmester
LooadingProgrammer
Kabeção
9 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Mais um rápido artigo e por isso mal desenhado... sobre coisas que a maioria das pessoas tende a ignorar ou nunca foram informadas sobre.
Veja o primeiro aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t30381-desenho-para-iniciantes-movimento-proporcao
Aqueles que conseguem controlar a iluminação em seus desenhos consegue dar volume ao mesmo e por isso todo iniciante busca incansavelmente informação sobre sombreamento.
Mas já pensou em controlar as formas antes?
Um quadrado sombreado não é um cubo
Desde de pequeno me ensinaram a colocar um traço como chão nos desenhos se não estariam "flutuando".
Bom, a lógica pode estar certa mas a representação visual está muito longe da realidade.
Não temos visão ortogonal e nem alinhamos nossos olhos ao o que estamos vendo perfeitamente perpendiculares ao chão.
Eu até poderia dar volume sombreando a primeira arvore mas o ângulo e a falta de perspectiva não produziriam um resultado mais convincente do que a segunda.
A Ilusão do 3D
Artistas gráficos são ilusionistas.
Nosso trabalho é guiar sua percepção fazendo riscos, tinta, pixels, polígonos, massa ou seja lá o que for; parecer com aquilo que queremos e para aumentar a eficiência da ilusão existem muitos detalhes e se considerar.
No caso do 3D, temos que dominar principalmente perspectiva -> sobreposição e profundidade.
Tenho certeza que você não precisa de um tutorial sobre perspectiva aqui pois existem muitos por ai.
Se não souber nada sobre isso, leia alguns antes de continuar.
Dentro da perspectiva, o conceito de profundidade e sobreposição são muito mais importantes do que todas aquelas linhas retas que parecem servir apenas para desenhar formas rígidas.
É comum associar isso apenas a objetos diferentes no mesmo cenário mas também deve ser aplicado no próprio objeto.
Note como os traços indicam sobreposição e profundidade e a ausência deles fazem as formas se fundirem.
Todo junto da direção e massa a cada forma individualmente.
Com isso, mesmo em objetos não compostos de retas temos a ilusão de perspectiva.
Esculpindo no Papel
A única diferença entre modelagem 3D, escultura e desenho é o método e mídia pois os fundamentos são sempre os mesmos: primitivo -> corte e adição -> detalhes.
Primitivo: todo objeto pode ser simplificado em uma ou mais formas primitivas.
No caso de seres articulados, o desenho de gesture também se aplica aqui.
Corte e adição: imagine que esteja tirando ou colocando massa sobre a forma primitiva.
Pense apenas nos grandes volumes, nada de detalhes aqui.
Comesse a enxerga esferas, cubos e massa torcida; pense em 3D ao invés de 2D.
Esse é o principal ponto do desenho!
Nessa fase seja lá o que esteja fazendo você deve ser capaz de identificar o que é, caso contrário você falhou em conseguir uma boa estrutura e adicionar detalhes não ajudara a consertar isso.
Detalhes: a parte menos importante, detalhes!
Aqui você pode seguir qualquer direção: orgânico, mecânico, realista, cartoon, anime, vetor, pixel art, pintura ou não fazer nada; desde que a base esteja bem montada o estilo ou textura não importa.
O que vem depois
Agora sim é hora de estudar sombreamento.
Depois de começar a pensar em 3D tudo acaba fazendo mais sentido, afinal de contas sombra não molda o volume, o volume que molda a sombra.
Divirtam-se.
Veja o primeiro aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t30381-desenho-para-iniciantes-movimento-proporcao
Aqueles que conseguem controlar a iluminação em seus desenhos consegue dar volume ao mesmo e por isso todo iniciante busca incansavelmente informação sobre sombreamento.
Mas já pensou em controlar as formas antes?
Um quadrado sombreado não é um cubo
Desde de pequeno me ensinaram a colocar um traço como chão nos desenhos se não estariam "flutuando".
Bom, a lógica pode estar certa mas a representação visual está muito longe da realidade.
Não temos visão ortogonal e nem alinhamos nossos olhos ao o que estamos vendo perfeitamente perpendiculares ao chão.
Eu até poderia dar volume sombreando a primeira arvore mas o ângulo e a falta de perspectiva não produziriam um resultado mais convincente do que a segunda.
A Ilusão do 3D
Artistas gráficos são ilusionistas.
Nosso trabalho é guiar sua percepção fazendo riscos, tinta, pixels, polígonos, massa ou seja lá o que for; parecer com aquilo que queremos e para aumentar a eficiência da ilusão existem muitos detalhes e se considerar.
No caso do 3D, temos que dominar principalmente perspectiva -> sobreposição e profundidade.
Tenho certeza que você não precisa de um tutorial sobre perspectiva aqui pois existem muitos por ai.
Se não souber nada sobre isso, leia alguns antes de continuar.
Dentro da perspectiva, o conceito de profundidade e sobreposição são muito mais importantes do que todas aquelas linhas retas que parecem servir apenas para desenhar formas rígidas.
É comum associar isso apenas a objetos diferentes no mesmo cenário mas também deve ser aplicado no próprio objeto.
Note como os traços indicam sobreposição e profundidade e a ausência deles fazem as formas se fundirem.
Todo junto da direção e massa a cada forma individualmente.
Com isso, mesmo em objetos não compostos de retas temos a ilusão de perspectiva.
Esculpindo no Papel
A única diferença entre modelagem 3D, escultura e desenho é o método e mídia pois os fundamentos são sempre os mesmos: primitivo -> corte e adição -> detalhes.
Primitivo: todo objeto pode ser simplificado em uma ou mais formas primitivas.
No caso de seres articulados, o desenho de gesture também se aplica aqui.
Corte e adição: imagine que esteja tirando ou colocando massa sobre a forma primitiva.
Pense apenas nos grandes volumes, nada de detalhes aqui.
Comesse a enxerga esferas, cubos e massa torcida; pense em 3D ao invés de 2D.
Esse é o principal ponto do desenho!
Nessa fase seja lá o que esteja fazendo você deve ser capaz de identificar o que é, caso contrário você falhou em conseguir uma boa estrutura e adicionar detalhes não ajudara a consertar isso.
Detalhes: a parte menos importante, detalhes!
Aqui você pode seguir qualquer direção: orgânico, mecânico, realista, cartoon, anime, vetor, pixel art, pintura ou não fazer nada; desde que a base esteja bem montada o estilo ou textura não importa.
O que vem depois
Agora sim é hora de estudar sombreamento.
Depois de começar a pensar em 3D tudo acaba fazendo mais sentido, afinal de contas sombra não molda o volume, o volume que molda a sombra.
Divirtam-se.
Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Muito bom, vou começar a estudar isso apartir de amanhã !!
LooadingProgrammer- Data de inscrição : 16/05/2014
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Outro tuto muito bom, mas um de meus problemas(acredito que de muitos também), é fazer essa imagem de corte, virar aquele rosto cheio de detalhes e bem diferente da imagem anterior. Nesses "detalhes" que você disse, há muita coisa para fazer que eu não saberia, ou faria erroneamente.
(quando estiver com net, postarei 2 imagens que eu fiz a umas semanas atras, uma é de um rosto, e ela ficou com um sombreamento surreal)
(quando estiver com net, postarei 2 imagens que eu fiz a umas semanas atras, uma é de um rosto, e ela ficou com um sombreamento surreal)
Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
só não entendi o titulo '-' ,desenho para iniciantes=3D?
eu particularmente acho bem complicado desenhar/modela algo em 3D...
eu particularmente acho bem complicado desenhar/modela algo em 3D...
Tio-Orochi- Data de inscrição : 09/06/2014
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Ótimo tutorial! Me deu noção de coisas que eu nunca tinha levado em consideração... Principalmente a parte de "modelar no papel", nunca tinha pensado que poderia ser parecido, espero que esse seu "tutorial" tenha dado essas noções para outras pessoas que, assim como eu, estão iniciando neste assunto...
Resumindo... Ótimo tutorial!!
Resumindo... Ótimo tutorial!!
AxeInLine- Data de inscrição : 23/03/2014
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Então, o rosto que fiz lá esta horrível mas ainda da pra entender que é um rosto porque a base funcionou, por isso chamo qualquer coisa depois dela de "apenas detalhes".theguitarmester escreveu:Outro tuto muito bom, mas um de meus problemas(acredito que de muitos também), é fazer essa imagem de corte, virar aquele rosto cheio de detalhes e bem diferente da imagem anterior. Nesses "detalhes" que você disse, há muita coisa para fazer que eu não saberia, ou faria erroneamente.
(quando estiver com net, postarei 2 imagens que eu fiz a umas semanas atras, uma é de um rosto, e ela ficou com um sombreamento surreal)
Você deve estudar (não é só olhar, é analisar e desenhar) o crânio e os músculos para entender como uma cabeça realmente é.
Pode postar seus desenhos para eu dar uma conferida e ver como melhorar.
"A única diferença entre modelagem 3D, escultura e desenho é o método e mídia pois os fundamentos são sempre os mesmos: primitivo -> corte e adição -> detalhes."StartGame escreveu: só não entendi o titulo '-' ,desenho para iniciantes=3D?
eu particularmente acho bem complicado desenhar/modela algo em 3D...
Eu fiz esse artigo justamente para desenganar as pessoas que acham que uma coisa é muito diferente da outra.
Saber isso faz uma diferença tremenda!AxeInLine escreveu:Ótimo tutorial! Me deu noção de coisas que eu nunca tinha levado em consideração... Principalmente a parte de "modelar no papel", nunca tinha pensado que poderia ser parecido, espero que esse seu "tutorial" tenha dado essas noções para outras pessoas que, assim como eu, estão iniciando neste assunto...
Resumindo... Ótimo tutorial!!
Seus desenhos ganham outra dimensão literalmente e até mesmo a pratica de coisas como sombreamento ou anatomia da mas resultado porque sua percepção fica mais afiada.
Algumas fotos do meu caderno como exemplo:
Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Parabéns pelo tutorial, vai ajudar muito na percepção nos desenhos. Foi bom você ter apresentado esse método de escupir no papel, podendo montar uma base para o desenho, assim como os gestures, ficou muito bem explicado.
E que venha mais tutoriais \0/
E que venha mais tutoriais \0/
Misa- Data de inscrição : 06/09/2012
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Aqui as imagens que eu falei:
Espada:
Rosto:
Espada:
Rosto:
- Spoiler:
Última edição por theguitarmester em Ter 12 Ago 2014, 22:47, editado 1 vez(es)
Funbit Games- Data de inscrição : 18/08/2012
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Resolvi treinar um pouquinho meu talento com papel, descobri que perdi meu talento '-'
Mas cheguei em um resultado que me agradou:
Ps (playstation?): Sim, meu caderno é da turma da Monica .
Mas cheguei em um resultado que me agradou:
- Spoiler:
Ps (playstation?): Sim, meu caderno é da turma da Monica .
AxeInLine- Data de inscrição : 23/03/2014
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
@theguitarmester
A estrutura esta ótima mas você deveria usar ângulos mais ao estilo 3/4 que favorecem o desenho 3D.
Acho que seu principal problema é estar indo direto para colorir/pintar ao invés de detalhar com linhas além de usar soft brush em todo o desenho.
Por isso você acaba perdendo o controle dos detalhes pois todo fica borrado e parecendo fora de foco.
Veja esse exemplo desse tutorial: http://www.androidarts.com/art_tut.htm#flatten_and_simplify
Na primeira imagem ele exagerou muito nos soft brushes e quantidade de pinceladas, já na segunda ele com certeza levou menos tempo, delineou melhor os detalhes usou mais hard brushes e poucas pincelados.
De qualquer forma, antes de fazer pintura é melhor você dominar o desenho apenas de linhas.
@AxeInLine
É isso mesmo!
Esse tipo de exercício melhora bastante a estrutura do seu desenho.
Depois de algum tempo desenhar qualquer pose fica mais fácil.
A estrutura esta ótima mas você deveria usar ângulos mais ao estilo 3/4 que favorecem o desenho 3D.
Acho que seu principal problema é estar indo direto para colorir/pintar ao invés de detalhar com linhas além de usar soft brush em todo o desenho.
Por isso você acaba perdendo o controle dos detalhes pois todo fica borrado e parecendo fora de foco.
Veja esse exemplo desse tutorial: http://www.androidarts.com/art_tut.htm#flatten_and_simplify
Na primeira imagem ele exagerou muito nos soft brushes e quantidade de pinceladas, já na segunda ele com certeza levou menos tempo, delineou melhor os detalhes usou mais hard brushes e poucas pincelados.
De qualquer forma, antes de fazer pintura é melhor você dominar o desenho apenas de linhas.
@AxeInLine
É isso mesmo!
Esse tipo de exercício melhora bastante a estrutura do seu desenho.
Depois de algum tempo desenhar qualquer pose fica mais fácil.
Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
alguem sabe aonde vende e quanto custa em media aquela parada que tu desenha com a mao e ela leva para o computador?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
Se for aquele aparelho que você desenha e sai direto na tela do pc, se chama mesa digitalizadora, eu comprei uma bem simples de uma marca boa(wacom) por 299.
namikazealexandre- Data de inscrição : 31/05/2013
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