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Piso de gelo(escorregadio)
3 participantes
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Piso de gelo(escorregadio)
Um título explicativo, como fazer um piso escorregadio? (Plataforma)
HL8 - Heber Luciano- Data de inscrição : 20/06/2009
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Re: Piso de gelo(escorregadio)
vc pode usar as variaveis internas do objeto, como friction
no create:
friction = 0.3;
e pra move, usa as vars, hspeed,vspeed,direction,speed
no create:
friction = 0.3;
e pra move, usa as vars, hspeed,vspeed,direction,speed
Re: Piso de gelo(escorregadio)
Não funcionou, talvez por eu não ter intendido.
HL8 - Heber Luciano- Data de inscrição : 20/06/2009
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Re: Piso de gelo(escorregadio)
A variável friction só vai funcionar corretamente se tu fizer o movimento da isntância baseado nas propriedades vspeed e hspeed (ou speed). Quanto maior o valor do friction, menos a instância vai "deslizar" no "gêlo".
Só um exemplo pra tu entender:
Ponha no evento Create:
Ponha do Step:
Agora, se tu alterar o valor de friction (o mesmo que foi declarado no evento Create), vai perceber que a instância vai "deslizar" menos ou mais, de acordo com os valores especificados.
Boa sorte.
Só um exemplo pra tu entender:
Ponha no evento Create:
- Código:
friction := .5; // repare que há um ponto antes do número 5
Ponha do Step:
- Código:
switch (keyboard_key)
begin
case (vk_left): hspeed -= .2 ; break;
case (vk_right): hspeed += .2 ; break;
case (vk_up): vspeed -= .2 ; break;
case (vk_down): vspeed += .2 ; break;
end;
Agora, se tu alterar o valor de friction (o mesmo que foi declarado no evento Create), vai perceber que a instância vai "deslizar" menos ou mais, de acordo com os valores especificados.
Boa sorte.
Última edição por M.A.S. em Dom 05 Jul 2009, 11:04, editado 1 vez(es)
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Piso de gelo(escorregadio)
Primeiro coloquei os códigos no obj_piso_e
só que não funfou, depois eu aumentei o valor para 10, e aí sim, só que o que mudou de lugar foi o piso.
reparando nisso, eu tirei tudo do obj_piso_e e coloquei na colisão do herói com ele.
e não deu certo
só que não funfou, depois eu aumentei o valor para 10, e aí sim, só que o que mudou de lugar foi o piso.
reparando nisso, eu tirei tudo do obj_piso_e e coloquei na colisão do herói com ele.
e não deu certo
HL8 - Heber Luciano- Data de inscrição : 20/06/2009
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Re: Piso de gelo(escorregadio)
Faz o seguinte: põe tudo isso que eu falei no herói. Depois tu põe valores diferentes de friction para cada superfície onde o teu herói pode pisar.
Daí no evento de colisão do piso com o herói, tu digita um código assim:
No lugar da palavra "heroi" aí em riba, tu põe o nome do objecto que corresponde à instância do teu herói.
O que acontece aí é que, na verdade, tu direcciona o valor da propriedade "friction" para a instância do herói. Daí tu pode controlar "o quanto" ele vai "deslizar" em cada tipo de superfície.
Boa sorte.
Daí no evento de colisão do piso com o herói, tu digita um código assim:
- Código:
heroi.friction = .1;
No lugar da palavra "heroi" aí em riba, tu põe o nome do objecto que corresponde à instância do teu herói.
O que acontece aí é que, na verdade, tu direcciona o valor da propriedade "friction" para a instância do herói. Daí tu pode controlar "o quanto" ele vai "deslizar" em cada tipo de superfície.
Boa sorte.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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