GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Piso de gelo(escorregadio)

3 participantes

Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por HL8 - Heber Luciano Sex 03 Jul 2009, 12:56

Um título explicativo, como fazer um piso escorregadio? (Plataforma)
HL8 - Heber Luciano
HL8 - Heber Luciano

Data de inscrição : 20/06/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 129
Prêmios : Piso de gelo(escorregadio) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Re: Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por Gusba Sex 03 Jul 2009, 13:25

vc pode usar as variaveis internas do objeto, como friction

no create:

friction = 0.3;

e pra move, usa as vars, hspeed,vspeed,direction,speed
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Piso de gelo(escorregadio) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Re: Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por HL8 - Heber Luciano Sex 03 Jul 2009, 14:48

Não funcionou, talvez por eu não ter intendido.
HL8 - Heber Luciano
HL8 - Heber Luciano

Data de inscrição : 20/06/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 129
Prêmios : Piso de gelo(escorregadio) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Re: Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por M.A.S. Sex 03 Jul 2009, 22:55

A variável friction só vai funcionar corretamente se tu fizer o movimento da isntância baseado nas propriedades vspeed e hspeed (ou speed). Quanto maior o valor do friction, menos a instância vai "deslizar" no "gêlo".

Só um exemplo pra tu entender:


Ponha no evento Create:
Código:
friction := .5; // repare que há um ponto antes do número 5

Ponha do Step:

Código:
switch (keyboard_key)
begin
    case (vk_left):    hspeed -= .2  ; break;
    case (vk_right):  hspeed += .2  ; break;
    case (vk_up):    vspeed -= .2  ; break;
    case (vk_down): vspeed += .2  ; break;
end;

Agora, se tu alterar o valor de friction (o mesmo que foi declarado no evento Create), vai perceber que a instância vai "deslizar" menos ou mais, de acordo com os valores especificados.

Boa sorte.


Última edição por M.A.S. em Dom 05 Jul 2009, 11:04, editado 1 vez(es)
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : Piso de gelo(escorregadio) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Re: Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por HL8 - Heber Luciano Sáb 04 Jul 2009, 10:42

Primeiro coloquei os códigos no obj_piso_e
só que não funfou, depois eu aumentei o valor para 10, e aí sim, só que o que mudou de lugar foi o piso.
reparando nisso, eu tirei tudo do obj_piso_e e coloquei na colisão do herói com ele.
e não deu certo
HL8 - Heber Luciano
HL8 - Heber Luciano

Data de inscrição : 20/06/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 129
Prêmios : Piso de gelo(escorregadio) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Re: Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por M.A.S. Dom 05 Jul 2009, 11:09

Faz o seguinte: põe tudo isso que eu falei no herói. Depois tu põe valores diferentes de friction para cada superfície onde o teu herói pode pisar.

Daí no evento de colisão do piso com o herói, tu digita um código assim:

Código:
heroi.friction = .1;

No lugar da palavra "heroi" aí em riba, tu põe o nome do objecto que corresponde à instância do teu herói.

O que acontece aí é que, na verdade, tu direcciona o valor da propriedade "friction" para a instância do herói. Daí tu pode controlar "o quanto" ele vai "deslizar" em cada tipo de superfície.

Boa sorte.
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : Piso de gelo(escorregadio) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Piso de gelo(escorregadio) Empty Re: Piso de gelo(escorregadio)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos