GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Bug Com Mp Grid

2 participantes

Ir para baixo

Bug Com Mp Grid  Empty Bug Com Mp Grid

Mensagem por Chingling152 Sáb 08 Nov 2014, 23:59

No Jogo Eu Queria Que O Zumbi Perceba Todos Os Objetos Solidos (par_blocks)E Desviar Deles Para Ir Até O Player Se A Linha De Colisão Estiver Ok.

if distance_to_object(Player)<=400
if (!collision_line(x,y,Player.x,Player.y,par_blocks,1,1)){
image_angle=point_direction(x,y,Player.x,Player.y)
rede=mp_grid_create(0,0,room_width/32,room_height/32,32,32)
path=path_add()
mp_grid_add_instances(rede,par_blocks,true)
mp_grid_path(rede,path,x,y,Player.x,Player.y,true)
path_start(path,2,"",false)
if sprite_index=parado1{
sprite_index=Andando1
}
}
Porém Um Objeto Que É 35x35
ele conta como 64x64

Queria Uma Ajudinha Para Tirar Este Bug Ou A Melhorar O Codigo Ou Usar Outro
Chingling152
Chingling152

Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios : Bug Com Mp Grid  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Bug Com Mp Grid  Empty Re: Bug Com Mp Grid

Mensagem por gabrielsch Dom 09 Nov 2014, 05:55

A grade que usa no pathfinding é de 32x portanto é obvio que se um objeto tem 35x o próximo espaço será preenchido, para resolver esse problema sugiro que diminua o tamanho das células da grade, lembrando que quanto menor o tamanho das celulas maior a "precisão" e menor o desempenho dependendo de como vai utilizar. Falando em desempenho teu código é bem ineficiente e provavelmente consome toneladas de memória. Alias, se não existe objetos entre o zumbi e o jogador porque precisa usar um path finding? Não seria melhor usar uma movimentação linear até o jogador?

Você não precisa usar a função mp_grid_create() toda hora, ela deve ser usada apenas quando necessária, no teu caso apenas no create de algum objeto.

Assim como a função que citei acima você não precisa adicionar instancias à grade toda hora a não ser que essas tenham mudado de lugar, provavelmente no teu jogo tu utiliza apenas paredes então esse não é o caso, faça como na ultima função e adicione as instancias apenas uma vez logo após criar a grade.

No código você cria novas paths e esquece de deletar as antigas, isso pesa bastante na memoria ainda mais se o teu jogo continuar rodando por muito tempo, aconselho que apenas limpe uma path já existente utilizando a função path_clear_points() e a reutilize.
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Bug Com Mp Grid  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Bug Com Mp Grid  Empty Re: Bug Com Mp Grid

Mensagem por Chingling152 Dom 09 Nov 2014, 11:30

gabrielsch escreveu:A grade que usa no pathfinding é de 32x portanto é obvio que se um objeto tem 35x o próximo espaço será preenchido, para resolver esse problema sugiro que diminua o tamanho das células da grade, lembrando que quanto menor o tamanho das celulas maior a "precisão" e menor o desempenho dependendo de como vai utilizar. Falando em desempenho teu código é bem ineficiente e provavelmente consome toneladas de memória. Alias, se não existe objetos entre o zumbi e o jogador porque precisa usar um path finding? Não seria melhor usar uma movimentação linear até o jogador?

Você não precisa usar a função mp_grid_create() toda hora, ela deve ser usada apenas quando necessária, no teu caso apenas no create de algum objeto.

Assim como a função que citei acima você não precisa adicionar instancias à grade toda hora a não ser que essas tenham mudado de lugar, provavelmente no teu jogo tu utiliza apenas paredes então esse não é o caso, faça como na ultima função e adicione as instancias apenas uma vez logo após criar a grade.

No código você cria novas paths e esquece de deletar as antigas, isso pesa bastante na memoria ainda mais se o teu jogo continuar rodando por muito tempo, aconselho que apenas limpe uma path já existente utilizando a função path_clear_points() e a reutilize.

path_clear_points()
é pra colocar onde no step mesmo ou no end of path?
Chingling152
Chingling152

Data de inscrição : 10/05/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 73
Prêmios : Bug Com Mp Grid  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Bug Com Mp Grid  Empty Re: Bug Com Mp Grid

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos