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[Script] Sprite to 3D Model 2.0

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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por gabrielsch Sáb 01 Nov 2014, 01:11

[Script] Sprite to 3D Model 2.0 L4cWB2h

Sprite to 3D Model
gabrielsch
________________

Com esse script é possível criar um modelo 3D a partir de um sprite, esse script tem o mesmo resultado que o Minecraft tem com os itens. Provavelmente existe um modo mais eficiente de fazer a mesma coisa que meu script.

• Primeiro método:


 Esse método consiste em criar uma plano para cada pixel da imagem, o resultado é um modelo com uma quantidade um pouco excessiva de triângulos feito especialmente para uma imagem e não possibilita troca de cor ou opacidade.

Uso:
Código:
scr_sprite_to_model(sprite, subimg, xoff, yoff)

 xoff e yoff são usados para modificar o centro do modelo em relação ao tamanho da sprite, por exemplo: Caso tua sprite tenha 32x32 e você queira que o modelo fique no centro é só usar desse modo:
Código:
scr_sprite_to_model(spr_teste, 0, -16, -16)

Script:
Spoiler:

• Segundo método:


 Esse método, diferente do primeiro, é baseado nas coordenadas da textura e não utiliza surface_getpixel() para verificar a necessidade de criar primitivos no modelo. Ao invés disso ele parte do principio de que todos os pixels estão preenchidos e cria planos em linhas e colunas utilizando as coordenadas corretas para cada posição. Esse método possibilita modificar a cor e a opacidade do modelo no draw, além de claro, usar QUALQUER imagem como textura.

Uso:
Código:
scr_create_sprite_model(width, height, xoff, yoff)

 xoff e yoff são usados para modificar o centro do modelo em relação à largura e altura fornecidos como argumento.

Script:
Spoiler:
________________

Notas Técnicas:
  • Caso for usar o segundo método aconselho a marcar a opção "Used for 3D", caso contrário pode acontecer alguns imprevistos com o resultado final no modelo. Lembrando que essa opção só é disponível para imagens com potências de 2, caso o seu ícone for de 24x24 pixels não é necessário aumentar o ícone em si, basta aumentar a área da imagem, isso pode ser feito pelo próprio GM.

________________

Sugestões e criticas construtivas são sempre bem-vindas!


Última edição por gabrielsch em Dom 02 Nov 2014, 18:02, editado 2 vez(es)
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por Pai véi Sáb 01 Nov 2014, 18:46

Olá, amigo. Tenho três dúvidas...

1 - Dá pra ter uma ideia de mais ou menos quantos vértices esse script adiciona ao modelo num sprite que preenche toda uma área de 32 x 32 pixels?

2 - A aresta de cada triângulo é de 1 pixel ou eu entendi o script errado?

3 - Ele acaba criando uma surface por cada chamada. Eu poderia criar só uma surface e reaproveitar a mesma, mas nos GMs 8, 7 e 6, o manual diz que não se deve criar ou trocar de targets no evento Draw. É isso mesmo? Posso usar isso no Draw do GM:S?

Um abraço.
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por All-x Sáb 01 Nov 2014, 18:58

Muito bom Gabriel! Nem precisei testar, Acostumando a ler programas kkkk.

Só senti falta de mais comentários. Tipo, falar que na primeira parte desenha a frente e o fundo do bloco de pixel. Explicar que os (<=0) definem os contornos, que devem ser em cor preta ou transparente.

Mas enfim, ótimo trabalho.

FLWS!
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por gabrielsch Sáb 01 Nov 2014, 22:00

@Pai véi:

1. Para cada pixel na sprite o script pode criar no máximo 8 vertices únicos (16 se contar os vértices que ficam na mesma posição do outro.), caso não tenha nenhum outro do lado é claro. No caso de uma sprite 32x32 totalmente preenchida seriam 1280 vértices se não me engano.

2. Sim, se a sprite tiver 24x24 pixels o script vai criar um modelo da mesma escala.

3. O script cria um modelo de acordo com uma sprite especifica, então o que ele faz é o seguinte: Cria um modelo, lê todos os pixels da sprite e adiciona os primitives no modelo caso necessário, no final ele retorna o ID do modelo, então seria inviável usar esse script no Draw, recomendo que utilize em um Create Event dessa forma:
Código:
modelo = scr_sprite_to_model(spr_teste, 0, -16, -16)
E depois só é necessário desenhar o modelo em questão em um Draw.

@Alex FC:

Vlw. Ahh sim eu pensei que qualquer um entenderia a lógica, alias eu pretendo atualizar o script e adicionar um outro que faz a mesma coisa mas de uma forma alternativa, atualmente esse script cria um modelo sem necessidade de texturas, o que ele faz é criar os triângulos com uma cor e alpha específicos e isso impossibilita a mudança de alpha. Enfim, preciso trabalhar melhor nesse script mas obrigado pelo apoio!
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por Rodrigo Santiago Dom 02 Nov 2014, 08:03

Gostei muito do script. Eu primeiramente sempre fico com medo de 'get_pixel', mas como um sprite é pequeno, e essa função é feita só uma vez, não deve alterar em nada no desempenho do jogo.

Parabéns.
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por gabrielsch Dom 02 Nov 2014, 17:56

Rodrigo Santiago escreveu:Gostei muito do script. Eu primeiramente sempre fico com medo de 'get_pixel', mas como um sprite é pequeno, e essa função é feita só uma vez, não deve alterar em nada no desempenho do jogo.

Parabéns.

Nos meus testes isso não deu muito certo, tentei "converter" 40 ícones em um create e demorou uns 6 segundos até processar tudo. Felizmente atualizei o tópico com um método alternativo que acredito melhorar bastante o desempenho, da uma olhada nele. Vlw pelo feedback.


_____

Tópico atualizado!
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por theguitarmester Seg 03 Nov 2014, 08:46

Não entendi como o segundo script irá funcionar, visto que em nenhum momento(ao menos, eu não vi) é obtido o pelo script o valor da sprite que eu quero transformar em modelo.

Outra coisa:
Não entendi como você trocou o get_pixel por algo que também funcionaria, visto que não vejo funções que "olhariam" para a sprite, e diriam se ali foi desenhado ou não.
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[Script] Sprite to 3D Model 2.0 Empty Re: [Script] Sprite to 3D Model 2.0

Mensagem por gabrielsch Seg 03 Nov 2014, 11:45

theguitarmester escreveu:Não entendi como o segundo script irá funcionar, visto que em nenhum momento(ao menos, eu não vi) é obtido o pelo script o valor da sprite que eu quero transformar em modelo.

Outra coisa:
Não entendi como você trocou o get_pixel por algo que também funcionaria, visto que não vejo funções que "olhariam" para a sprite, e diriam se ali foi desenhado ou não.

O segundo método funciona com base no UV Map, ou seja, coordenadas de texturas, o script não verifica nada sobre sprite nenhum ele simplesmente cria um modelo partindo do principio que a textura a ser usada nele terá uma largura e uma altura.

Quando você for desenhar o modelo é ai que você vai especificar a textura que quer usar:
Código:
d3d_model_draw(model, 0, 0, 0, sprite_get_texture(sprite, 0))

Aqui uma print do modelo sem os 2 planos principais, talvez tu entenda a lógica da coisa:
https://i.imgur.com/lpfd5o8.png
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