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Mais de uma fase em uma unica room.
4 participantes
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Mais de uma fase em uma unica room.
Estava pensando aqui, e não consegui pensar em um jeito de fazer isso.
Eu uso o GMS lite, lá da steam, e só posso por 5 rooms no game. Sendo assim, significa que só posso ter 5 fases no meu jogo?
Eu uso o GMS lite, lá da steam, e só posso por 5 rooms no game. Sendo assim, significa que só posso ter 5 fases no meu jogo?
Edvaldo 007- Data de inscrição : 23/08/2011
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Re: Mais de uma fase em uma unica room.
Baixe a versão Standard na YoYo Games e seja feliz. Aconselho a deslogar da Steam pra fazer isso.
Depois é só registrar pelo menu "help", já até confere se no seu não tem isso, alguma opção com "upgrade".
A versão lite também te limita a quantidade de sprites, objetos, etc... então só daria pra fazer um jogo muuuuuito pequeno, creio eu.
Depois é só registrar pelo menu "help", já até confere se no seu não tem isso, alguma opção com "upgrade".
A versão lite também te limita a quantidade de sprites, objetos, etc... então só daria pra fazer um jogo muuuuuito pequeno, creio eu.
Re: Mais de uma fase em uma unica room.
Sim, eu posso por apenas 10 backgrounds também, a standart não tem nenhum tipo de limitação?
Edvaldo 007- Data de inscrição : 23/08/2011
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Re: Mais de uma fase em uma unica room.
Só as plataformas que ele pode exportar. Pra recursos não tem nenhuma limitação.
Re: Mais de uma fase em uma unica room.
Entendi.
Obrigado.
Obrigado.
Edvaldo 007- Data de inscrição : 23/08/2011
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Re: Mais de uma fase em uma unica room.
Sei que o problema já foi resolvido, mas a dúvida me pareceu interessante o suficiente pra divagar um pouco.
É perfeitamente possível ter dúzias de fases numa única room. É possível, inclusive, colocar toda a parte jogável nessa room - sem recorrer a abracadabras de programação - contanto que o jogo não seja muito complexo.
Por exemplo, se quiser criar um jogo de plataformas, é mais fácil dispor as plataformas na tela de edição de rooms. Criar mais de uma fase nesse esquema é possível, mas requer um pouco de paciência e de abracadabra (a primeira fase se iniciaria em tais coordenadas, a segunda nas tais outras, o background se ajustaria à fase atual, etc).
Por outro lado, se quiser um jogo de tower defense, em que as fases são regidas pela pontuação e caracterizadas pela quantidade de inimigos, fica fácil bolar um esquema em que as fases são todas ambientadas numa mesma room. Talvez até mais fácil que criar uma room pra cada fase.
Já joguei vários jogos muito bons em que tenho certeza que a parte jogável é inteiramente criada numa única room. Jogos em flash são ótimos nisso. Alguém ainda joga jogos em flash? Havia jogos complexos, mas também havia muitos cuja graça era dar upgrades e mais upgrades até se atingir um objetivo. Tinha a room jogável, a room de comprar upgrades e uma ou outra tela de configuração. Acho que o limite de 5 rooms por jogo foi estabelecido pensando nesses jogos.
Enfim, tendo rooms infinitas, seu jogo pode ter mais variedade. Mas um game design adequado pode adequar um bom jogo à limitação de 5 rooms.
É perfeitamente possível ter dúzias de fases numa única room. É possível, inclusive, colocar toda a parte jogável nessa room - sem recorrer a abracadabras de programação - contanto que o jogo não seja muito complexo.
Por exemplo, se quiser criar um jogo de plataformas, é mais fácil dispor as plataformas na tela de edição de rooms. Criar mais de uma fase nesse esquema é possível, mas requer um pouco de paciência e de abracadabra (a primeira fase se iniciaria em tais coordenadas, a segunda nas tais outras, o background se ajustaria à fase atual, etc).
Por outro lado, se quiser um jogo de tower defense, em que as fases são regidas pela pontuação e caracterizadas pela quantidade de inimigos, fica fácil bolar um esquema em que as fases são todas ambientadas numa mesma room. Talvez até mais fácil que criar uma room pra cada fase.
Já joguei vários jogos muito bons em que tenho certeza que a parte jogável é inteiramente criada numa única room. Jogos em flash são ótimos nisso. Alguém ainda joga jogos em flash? Havia jogos complexos, mas também havia muitos cuja graça era dar upgrades e mais upgrades até se atingir um objetivo. Tinha a room jogável, a room de comprar upgrades e uma ou outra tela de configuração. Acho que o limite de 5 rooms por jogo foi estabelecido pensando nesses jogos.
Enfim, tendo rooms infinitas, seu jogo pode ter mais variedade. Mas um game design adequado pode adequar um bom jogo à limitação de 5 rooms.
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Re: Mais de uma fase em uma unica room.
Sim, eu cheguei a pensar nessa forma de cordenadas, porém queria fazer um jogo de plataforma, a room ficaria gigantesca se colocasse 5 fases em uma única room (1 mundo), além de ficar meio bagunçado, sendo que não tenho muita atenção, seria um desastre. Porém se fosse um tower defense realmente seria bem mais fácil de se fazer.
Edvaldo 007- Data de inscrição : 23/08/2011
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Re: Mais de uma fase em uma unica room.
existem milhões de formas... olhe o meu:
http://indiemakersbr.forumeiros.com/t11-video-aulacriando-mapas-facilmentescripts
[edit]
Desse jeito, todas as posiçoes/objetos ficam armazenadas em um unico sprite
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[edit]
Desse jeito, todas as posiçoes/objetos ficam armazenadas em um unico sprite
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