Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

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Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Sab 21 Jun 2008, 01:53

Olá a todos !
A muito tempo atrás tive uma idéia de fazer um jogo simples, do estilo shooter multidirecional (assim como geometry wars, smash tv, etc) com um gameplay diferenciado, baseado em refletir tiros no cenário. Dai veio o nome: Reflexor.

Queria fazer em XNA para PC e quem sabe um dia Xbox360 (e quem sabe ainda um dia vender via live, não custa sonhar Smile) Então fiz uma parceria com um ex-colega do mestrado, ele iria programar e o gamedesign/arte seria comigo. Mas era um projeto de "horas vagas" e a coisa não rendeu muito, pois eu dependia dele para fazer uma base, um protótipo e ele tinha que aprender XNA do zero e estava bem atarefado no seu emprego.

Então resolvi fazer uma versão menor do jogo em gamemaker (chamei-o de Reflexor Zero), assim poderia fazer tudo sozinho. E agora achei este ótimo fórum e estou postando aqui !

Após vários meses finalmente tenho um protótipo funcional, podendo testar o gameplay (obs: é protótipo só vale gameplay, gráficos são provisórios). E preciso da ajuda de vcs !!!

Quem quiser, pegue o jogo no link abaixo e após jogá-lo a vontade (pode levar 2 semanas se quiser, não tem pressa, o que interessa é testar bastante, e tentar virar o jogo Smile ) então depois acesse o outro link abaixo e responda o questionário online sobre o que achou dele (são só 10 perguntas, é rápido).

Então é isso, por favor me ajudem para poder polir o gameplay e depois pretendo colocar um gráfico melhor e mandar para alguns festivais por ai.

Obs: ele começa bem casual (controles simples, tudo fácil e lento) e vai ficando mais difícil até ser hardcore. O último boss está quase com um pé no "bullet hell"... Smile Observem como funciona o sistema de pontuação e aproveitem para acumular vidas extras nas primeiras fases, vão precisar delas depois... Meu record de pontos (virando o jogo) é 8769. Quem bater poste ai Smile
O protótipo leva uns bons minutos para acabar, mas pode salvar a cada fase (que são rápidas). Então joguem com calma e só respondam o questionário depois que tiver jogado o máximo possível e suportável.

OBRIGADO !!
Mauricio

Link download:
http://w17.easy-share.com/1700694100.html

Link questionário:
http://www.surveymonkey.com/s.aspx?sm=cgbBkvdmniVrmSnldi4JYg_3d_3d

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Volstagg em Sab 21 Jun 2008, 09:43

Jogo muito divertido, os efeitos estão muito bons também, só joguei até a fase 6 mas ta muito legal.
Eu acho que deveria mudar são os backgrounds e a navezinha podia ter poderes(talvez ja tenha, mas eu nao sei usar xD ).

Volstagg

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Sab 21 Jun 2008, 11:34

Ok, jogue a vontade e depois responda o questiononário virtual para ficar registrada as tuas sugestões. A principio eu deixei os controles bem simples pois procurava um gamedesign bem limpo do estilo casual evoluindo a hardcore. Quem sabe no próximo protótipo eu inclua uma bomba etc.... mas isso influi bastante no jogo, pois criei várias situações que o jogador tem que passar "no braço" e se colocar a opção de uma bomba tenho que repensar tudo Smile

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por GMBR em Sab 21 Jun 2008, 14:39

Não estou conseguindo fazer o download de teu projeto, já tentei 2 vezes.
Upa ele em outro lugar para eu baixar e comentar...

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por TheLek em Sab 21 Jun 2008, 17:03

nao pode usar acelerador ramon aki tbm deu erro mas quando eu baixei normal nao deu erro ^^

TheLek

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Dom 22 Jun 2008, 22:28

Eu já baixei 2 vezes como teste e foi tudo ok... tente baixar direto sem usar nenhum outro soft que deve funcionar como o TheLek falou. Se mesmo assim não der avise de novo que tento usar outro host.

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por GMBR em Dom 22 Jun 2008, 22:49

Já tentei 4 vezes, sem aceleradores de download, e o download para no meio...

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Seg 23 Jun 2008, 00:13

Ok, então novo link:

http://www.mediafire.com/?bjwjyiltjwy

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por GMBR em Seg 23 Jun 2008, 12:34

Nossa... acabei de testar, parabéns, muito bom...
As fases estão divertidas, a trilha sonora está ótima, muito bom o game design do jogo, gameplay e talz... parabéns.
O único ruim é a lerdeza do jogo e a falta de informações durante o jogo.

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Seg 23 Jun 2008, 14:08

Obrigado.
Mas o quer dizer com lerdeza ? As primeiras fases são lentas pois é como se fosse um tutorial e chance fácil de acumular vidas extras. Mas depois tudo fica muito mais dinâmico, e como pode salvar a cada fase só precisa jogar de novo do inicio se quiser.
Quais seriam as informações que faltam durante o jogo ?

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por GMBR em Seg 23 Jun 2008, 14:18

Lerdeza que eu digo, é em questão do jogo demorar muito para entrar, e ter um certo 'lag'... informações que eu digo é sobre os controles, funções e etc... deveria habilitar o F1 com todas as informações, fica mais fácil.
FLWs

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Seg 23 Jun 2008, 14:39

É p/ carregar demora mesmo... mas lag ingame não vi não... info dos controles tem na tela introdutória da missão 1, mas poderia ter no F1 tb...

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Convidad em Seg 23 Jun 2008, 23:17

E aí Mauricio!

Antes de tudo, queria te parabenizar pelo exelente game! Está fenomenal!!!
Você fez um exelente trabalho nos gráficos e a proposta que o jogo oferece tem tudo pra dar certo.

Em resumo, está um game bem elaborado, bonito e divertido.

Só achei que o jogo está um pouco difícil depois da terceira fase pale ... mas a manha é que a gente pode salvar o game e voltar depois! cheers.

Bom, agora deu pra perceber qual o problema na demora no carregamento... realmente são os backgrounds. Dá pra resolver isso carregando só os backgrounds (ou só os maiores) por fora do executável.

Na verdade o que incomoda um pouco é só isso mesmo. O jogo em si está perfeito.

Parabéns!!

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Ter 24 Jun 2008, 10:37

Que bom que gostou.
Quanto a carregar os backgrounds por fora, o que quer dizer é carregar por código no hora de usar ? Mas isto não me obrigaria a mandar o jogo com um .exe mais as imagens ? Ou posso usar aquele add elementos que são montados com o .exe quando compila mas não são carregados tudo na abertura ?

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Convidad em Qua 25 Jun 2008, 23:18

Bem, na verdade o primeiro realmente te obrigaria a mandar os backgrounds por fora, o que é um pouco inconveniente pelo fato de deixar o jogo muito "exposto". Mas isso é uma decisão do programador.

O primeiro método vai utilizar de funções para chamar os backgrounds somente quando forem realmente necessários, mas há um custo-benefício aqui: o carregamento na tela inicial vai ficar consideravelmente menor enquanto que cada vez que se utiliza um background por fora, este leva um pouco mais de tempo para ser preparado.

As funções são: background_add() para carregar um novo bg, background_replace() para substituir algum existente e background_delete() para remover da memória.

O segundo método é adicionar os arquivos pela opção "Include" em "Global Game Settings", que é bastante usado para dll's mas nada impede que se use vídeos ou sprites também.

Apesar de deixar o carregamento inicial mais "leve", esse modo demora mais que o primeiro uma vez que o GM descompacta e confere tudo antes do game executar.

Esse método vai deixar os arquivos expostos somente enquanto o game estiver sendo executado (marque "Remove at game end") e o melhor é que se pode definir onde você quer que os arquivos sejam descompactados.

Mas lembre-se de que isso deve ser decidido anteriormente pois o diretório deve ser informado no carregamento dos backgrounds (lá no código-fonte), a menos os bgs sejam descompactados no diretório atual do executável.

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Jun 2008, 11:13

Fiz uns testes, acho que isso é a forma de usar menos memória:

Na primeira sala que tem os backgrounds em questão, uso no creation code dela:

global.back = background_add("mission1.png",0,0,0)
background_index[0] = global.back

Isso adiciona um back e coloca ele visível. Então nas outras salas só dou um replace para não ocupar mais slots...

background_replace(global.back,"mission2.png",0,0,0)
background_index[0] = global.back

E assim por diante sempre com o replace. Acho que isso seria a forma mais eficiente não ?
Coloquei umas salas assim removendo as imagens do dentro do GM e o tempo de salvar e carregar o jogo passou de 1:11 min para 46s. Uma bela melhoria.
Porém....
Tenho que cuidar se levar o projeto para trabalhar em outra máquina tenho que copiar os png por fora junto... Se der include e deixar o remove at game end, não posso compilar na própria pasta do projeto que depois de testar o jogo ele irá apagar toda a arte dos backgrounds em disco ! Smile Mas cuidando isso parece uma boa. Valeu as dicas.

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Jun 2008, 11:19

Ah, mas acho que não tem mais o que otimizar... depois que colocar arte mais trabalhada em tudo, cada sprite com animação + animação do alpha... e se for acrescentando fases irá ficar pesado igual.

Não poderia fazer no GM um jogo com digamos 100 fases ? Como poderia fazer para depois da fase 20 por exemplo dá um novo loading p/ carregar mais umas etc (assim como se faz load a cada fase de um jogo normal AAA). Tem como fazer parte de um jogo em um projeto e o resto em outro e no meio do caminho tirar um da memória e carregar outro... estando tudo em um .exe só ? Não sei se estou pensando de forma errada mas fico imaginando se o GM tem realmente limitação de tamanho de conteúdo ou se há como deixar tudo modular e fazer um jogo full com ele (que dure umas boas horas de gameplay etc)...

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por JOz em Qui 26 Jun 2008, 22:04

Parabéns! Está muito bom, eu tenho um jogo engavetado a muito tempo, e seu princípio é parecido com este (o objetivo principal é rebater a bola do adversário)
Embora o jogo esteja muito bom, precisa melhorar muito ainda!
Por exemplo: a mecânica é simples e dá a sensação de possuir um boa dinâmica, mas isto deixa algo muito repetitivo e logo enjoa, não importa quantos tipos de inimigos ou quantas armas você possua, é necessário desenvolver uma mecânica mais dinâmica, as vezes você fica em uma posição só, apenas refletindo os tiros... é obrigado a ficar em uma posição estática, assim a jogabilidade sofre uma grande falha, já que o nível de lógica é baixo (não precisa pensar muito), e isto interfere na vontade de enfrentar seus oponentes (é como se fosse um doido ambulante atirando pra todo lado).
→uma solução seria criar objetivos secundários, como destruir tantos e tanto tempo e ganhar tal bônus, ou então destruir apenas uma coisa que possa destruir um monte... você pode trabalhar com inúmeras situações aproveitando o máximo do jogo sem torná-lo repetitivo, use a criatividade!

Os efeitos sonoros e músicas estão bons, no entanto o jogo consome muita memória, como foi comentado acima, embora existam várias formas de amenizar este problema, eu mudaria o formato das imagens de fundo e também dos efeitos sonoros e músicas. Também tinha um grande problema com a memória só consegui resolver mudando os formatos de imagens para PNG, e os de som para mp3, reduzindo mais que a metade da memória. Outra coisa que poderia fazer é checar objetos, imagens (backgrounds e sprites), sons,rons.... que possivelmente você não ocupe no jogo, pois geralmente modificamos o jogo e esquecemos de "limpar", reduz muito o tamanho do jogo, além de carregá-lo mais rápido.

O jogo do qual mencionei acima e que logo vou apresentar, possui gráficos e efeitos mais trabalhados (com muitos detalhes) e mesmo não estando na sua versão beta, ele pesa 30 mb e é mais leve que o Reflexor Zero, desenvolvendo maior desempenho com pouco consumo de memória.

Ótimo Jogo, continue, devagar e sempre em frente, deixe a ideia de comercializar o jogo para mais adiante, desenvolva o jogo com prazer e você verá que ele vai sair melhor que esperava!
Flw!

JOz

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Convidad em Qui 26 Jun 2008, 22:54

Valeu pelas dicas JOz! Quando terminá-lo, não esqueça de postar teu game aqui no fórum pra galera jogar, ok?

Maurício, quanto à sua pergunta em questão ao espaço em disco e "jogos full" no Game Maker....

O Game Maker faz qualquer tipo de jogo, independentemente de tamanho com um desempenho formidável.

Quando se faz um jogo pra console, muitas coisas são levadas em consideração, como limite do hardware e limite de espaço. A diferença em jogos feitos em pc é que independente de plataforma de desenvolvimento que se usa, o conteúdo em questão gráfica, na maioria das vezes é mal planejado.

Isso não é necessariamente um erro, mas sim uma "liberdade" que jogos de pc têm que os consoles não. O truque é: moderar e planejar essa "liberdade".

Quanto ao carregamento...

Sim, é possível fazer um game com múltiplos carregamentos sem problemas. O raciocínio é o mesmo que aplicamos aos backgrounds. Isso requer um só um pouco de planejamento do que se vai fazer.

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Sex 27 Jun 2008, 00:59

Valeu as dicas JOz!
Eu sei que pelo questionário e minha descrição do jogo ele pode parecer comercial, mas meu objetivo é fazer algo legal (com o pouco tempo livre) e quem sabe um dia torná-lo comercial se achar um canal de venda fácil (steam seria ótimo Smile). Mas tenho plena noção que se o jogo chegar a ser vendido será daqui a muito tempo, estando completamente diferente deste protótipo rudimentar (afinal todo o visual é provisório, como tinha comentado, além de ser a primeira tentativa de gameplay). Com certeza serão anos de polimento e o produto final deve ser muito diferente disso ai. Só estou sondando o pessoal se este estilo de shooter agrada e querendo idéias, críticas etc. O foco mesmo é fazer algo como hobby e claro, mais bem feito possível. (Obs, curiosidade: já existiu jogo comercial feito em GM ? )

O objetivo era ser uma mecânica simples mesmo, mas ir agregando novidades a cada fase. Se está enjoando rápido tem problema ai, talvez as novidades estejam sutis demais ou algo do tipo. O sistema de pontuação dá vida extra se gastar poucos tiros, afinal o score máximo é um tiro por cel destruída. Isso incentiva a mirar mais e não ficar simplesmente atirando parado na parede fazendo uma chuva de balas esperando a célula passar por ali e morrer. Até isso acontece nos estágios iniciais, mas depois com as células te seguindo fica mais difícil.

A questão de obrigar o jogador a pensar mais no que está fazendo fica mais evidente nas fases mais avançadas. Por ex a 20 (que pode ser bem difícil) te obriga a criar estratégias (ex: abrir as barreiras para poder acertar as cel vermelhas que estão presas num compartimento apertado, destruir o quanto antes as células ácidas e a célula geradora p/ não ficar um caos completo, cuidar com a cél laser que atira em 4 direções ao centro e acaba limitando a fase em 4 setores, se proteger dos tiros em certas partes do cenário tentando destruí-la em momentos propícios, conseguir atingir as cels verm (ai é pontaria) etc e tal) Tanto que várias vezes que joguei testando acabava morrendo bastante ou passando sem muitos problemas, de acordo com a estratégia que fiz na hora e o quando eficiente fui em executá-la. Claro que se só eu enchergar todas as possibilidades estratégias de nada adianta, tem que o povo usar! P/ isso que tá o protótipo ai, p/ ter o feedback de vcs.

Objetivos secundários podem ser uma boa, teria que pensar em algo com calma. Novos elementos de gameplay como super bomba, onda de repulsão, etc tb podem ajudar e não deixar o gameplay básico tão simples. Quem sabe coloco algo disso na próxima versão para testar.

As células explosivas podem ser usadas para criar reações em cadeia, do estilo que comentou "destruir apenas uma coisa que possa destruir um monte..."

A minha inspiração em fazer o jogo ridicularmente simples no início e ir colocando pequenas novidades ao passar das fases veio do genial Portal da Valve, que usa esta estratégia para seduzir e viciar rapidamente o jogador. No meu caso as pequenas novidades eram inimigos novos e algumas situações inusitadas. Chegaram na fase da "emboscada das torres" ? Na "flutuação de energia"? E no boss final ? Esse ai deu trabalho de fazer...... Aliás tinha curisidade de saber até os jogadores foram antes de enjoar (pelo menos por enquanto). No questionário só perguntei se tinha acabado, mas saber até onde foram exatamente poderia ser interessante... bem agora já foi. Se vcs quiserem postar ai eu agradeceria Smile

Sobre o peso do protótipo em geral, minhas imagens todas são png, alguns jpg onde não me importei em comprimir mais. Os sons são wav mas são bem pequenos, o maior tem 200k. Todo caso passar p/ mp3 tudo seria uma boa.
Quanto a faxina de arte já foi feita, tudo que está no projeto está sendo usado de fato.

Ah, se alguém quiser uma versão em português:
http://www.mediafire.com/?mliebp0r9km

Era isso, T+!

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por JOz em Ter 01 Jul 2008, 22:08

Bem, na verdade quando falei sobre a comercialização do jogo, não me referia no desenvolvimento em GM, mas na extensão XNA do VCSExpress, pois embora você inicie em GM por achar mais simples e fácil, pode migrar para qualquer outra plataforma de desenvolvimento, no entanto ao migrar você tem consciência de que irá carregar características fortes do jogo que não depende do ambiente de desenvolvimento. Em outras palavras, sonhar é bom, é ótimo e é necessário, porém devemos manter os pés firmes no chão, em algo que conhecemos bem, que neste caso provavelmente é o GM, já que todo alicerce do projeto vai depender da experiência inicial. Resumindo.... quando deparei com muitas missões, para um protótipo beta, achei que a ideia era mesmo iludir o jogador na conquista da pontuação em si, e não nas fases (missões), visto que o próprio enredo foi pouco trabalhado (característica de um protótipo) e as missões não apresentavam ligações fortes com o pré-enredo, logo não me incentivou mais a jogar, pois inicialmente eu tinha a ideia de buscar algo que me incentivasse no jogo devido a apresentação inicial, mas foi totalmente ao contrário, não tinha lógica no combate as células, pois pareciam hemácias e leucócitos (pq eu iria destruir células essências para o sistema circulatório?), e outras vezes pensei que poderia ser um jogo de "lógica" ( mas não me apeguei a este ideia). Por fim deu pra perceber que você desenvolveu correndo o jogo, pensando na jogabilidade, no entanto não notou que isto depende também do objeitvo principal ao qual vai grudar o jogador.

Pro fim posso dizer que a inspiração inicial de jogar deve ser criada, expressada e mantida ao longo do jogo, e apesar de ter tido uma ótima ideia, faltou expressá-la corretamente, já que vc criou várias fases e dedicou pouco tempo ao enredo (que deve ser desenvolvido nas mesmas fases do projeto) o objetivo real de jogar Reflexor Zero, e é isto que vai impulsionar você até a uma versão profissional. Digo isto pois você escolheu um excelente ambiente que é o sistema circulatório, logo criou uma excelente ferramenta, a nano tecnologia, ambas fascinante, e é por isso que eu acho um ótimo (pré)enredo, tem muitas coisas que poderia desenvolver depois de fortalecer o enredo, como criatividade para objetivos secundários, desenvolvimento meios relativo das missões (como desinfectar uma área, ou desentupir veias, imaginado um sistema circulatório bem deficiente para missões), nossa kra, veio tanta coisa na minha cabeça..... mas no entanto, as paredes ficariam meio estranhas, um background parecido com o do menu inicial estaria ótimo, levando em consideração o ambiente que é um veia ou artéria, logo os "tiros" deveria existir uma lógica mais amigável para cumprir com o título do jogo (refletir), que poderia ser um tipo de arma, e por ai vai, ficaria muito interessante, e gostoso de jogar, já que os objetivos seriam bem expressados e relativos entre si!

Bem acho que é isso, logo descarto que a mecânica simples seja um problema, ma verdade, corrigindo, eu acho que é fundamental pra este tipo de jogo, e que o que problema real foi mesmo o enredo pouco trabalhado em comparação com o desenvolvimento das "missões"! Para um minigame está ótimo, mas para um jogo de verdade falta isso!


Respondendo sua pergunta sobre comercialização de um jogo do GM, acho que deve existir sim, ou não talvez, mas o fato é que a diferença de fazer melhor não esta nas ferramentas, mas no homem que a utiliza, você pode chutar, ou quebrar uma pedra pra abrir passagem, mas lembre-se que muitos já ergueram fabulosas construções e outros criaram magnificas obras, a diferença está em você, e não na pedra....


Tenho consciência que as vezes sou muito crítico, mas espero que ao menos metade do que eu disse tenha um mínimo de razão!

Abraços, t+

JOz

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Sab 05 Jul 2008, 15:51

Bem, por enquanto só tenho um rascunho de enredo, na realidade o jogo nasceu pela criação do gameplay, o enredo foi um esqueleto colocado para dar um pouco mais de sal, mas o foco do jogo sempre foi o gameplay. Tinha pensado em coisas como missões não lineares, o jogador poder subir de patente pela passagem das fases (e poder escolher as fases baseado nisso), dar a sensação de cada fase ser uma camada externa do "core" do vírus, assim a cada final de fase a nave mergulharia indo para um plano mais complexo (tipo o jogo em flash "Flow", que tb saiu para o ps3, sabe?). Tb pensei em fazer o fundo com circulação mas ainda não achei um meio que me agrade (performance X visual). As paredes tb queria justificar melhor a existência, algo como barreiras de contensão de celulas criadas pelo laboratório de alguma forma, etc;

Quanto ao visual das células, pensei em buscar a referência mais global possível de celulas e não me preocupar tanto se são hemácias e parecem do "bem", afinal poderiam ser cels bandidas que aparentam ser cels boas como recurso de sobrevivência, se não o próprio organismo já estaria lutando contra elas... Smile

Enfim, justificar todas as missões e gráficos, sons, pelo enredo ajuda o jogo a ter uma maior unidade e aumenta a imersão com certeza, porém não é algo tão crucial como o gameplay. (que sempre tem a prioridade). Alguns jogadores podem gostar de ler toda a história, se importar que as missões tenham uma direta ligação com ela, etc. Porém a maioria simplesmente pula todas as telas e só que saber de jogar (vi algumas pessoas jogando). Se o gameplay for bom, desafiador sem ser frustante, elas continuarão jogando, a história não interessa muito para a maioria. Claro ajuda bastante, mas gameplay é o coração.
Por isso ainda priorizo modificações que alterem e melhorem o gameplay, elementos referente ao enredo vem depois.

Ainda mais que quero mandar para um festival em pouco tempo e tenho que focar nas prioridades. Com o gameplay melhor ai pode-se com calma repensar tudo, reformular missões e deixar tudo mais encaixado e coerente. Afinal o jogo é mais abstrato e focado em ação-puzzle do que em adventure. O que me fez criar as missões do jeito que estão agora foi a geração de um gameplay com dificuldade progressiva. Introduzindo cada elemento com calma e misturando tudo no fim.

Realmente a história ficou de escanteio neste momento. Dá para melhorar bastante nisso ai, mas o foco inicial era fazer um jogo do tipo de "Mutant Storm" (pc,xla) que é uma missão atrás da outra sem dar tempo de respirar, pois tem fases rápidas. Todo caso só mantendo o ritmo e colocando um texto mais coerente no inicio de cada missão ajudaria de alguma forma.

A história é uma boa salada, torna uma refeição melhor e mais nutritiva, mas não podemos esquecer que o povo quer mesmo é um bom arroz com feijão e bife. Se isso ai estiver mais ou menos, não há salada que salve o almoço. afro

Quando perguntei sobre a existência de jogos comerciais em GM, me referia ao problema do núcleo da engine ser fechado. Por exemplo se vender o jogo para alguem e der erro no exe só naquela máquina (o que pode ocorrer por questões de driver, versão de win etc) fica complicado debugar pois não tem controle total sobre o código. Por isso acho que ele não é muito explorado comercialmente, por estas limitações. Inclusive festivais famosos do país como SBGames 2008 (MG) não irão aceitar jogos feito por GM.... já mandei meu email reclamando, incentivo todos a fazer o mesmo!!! Vamos incomodar eles !!

Já é tão difícil encontrar desenvolvedores independentes no país e os caras ainda criam empecilhos por causa desta ou daquela engine que foi usada... acho palhaçada. Deixe o pessoal fazer seus jogos do jeito que quiser e que sejam julgados pela qualidade do produto final, oras.....

Abrs!

Mauricio

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por JOz em Sab 05 Jul 2008, 23:33

Este jogo tem muito pra dar certo, e não precisa ser apenas um joguinho qualquer.... você ligou vários fatores que contribuem para acreditar nele, é por isso que ainda insisto, embora não possa jamais esquecer quem é o desenvolvedor, e que certamente possui metas e meios de cumpri-lás, visto que é apenas um beta e tem muito para evoluir, vale apenas ter um pouco mais de atenção.

Bem quando eu falei de enredo, eu falei de "enredo" não de história, seguindo o exemplo de Flow que você mencionou, eu já tinha pensado no Reflexor como um jogo parecido com Flow, e é por isso que me desapontou inicialmente. Quando você falou do Reflexor Zero ser desenvolvido sobre o ideal gameplay, dá pra perceber isto já no começo, sem precisar testar, pois o nome já diz tudo, e é por isso que ainda insisto no enredo, principalmente por ser ele o alicerce de qualquer coisa, ou melhor, o enredo não é o coração, nem a cabeça é a alma: "Enredo é o encadeado de ações executadas ou a executar pelas personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador" (Wikipédia)
ou seja o enredo na sua forma mais bruta é o que dá sentido pra tudo em um mundo fictício, ele sustenta um ideal, um objetivo, e não precisa ser com uma história (texto), muitos usam apenas o som (me refiro a todas as artes), ou apenas a imagem ou então o conjunto de todos (filmes,etc) mas um mundo virtual onde você produz ações e reações, ocorre o conjunto dessas três mais você, é ai que entra o gameplay, e sem ele não existe jogo (virtual), é por isso que concordo com você na importância do gameplay, mas acredito que não seja o coração, mas sim um portal que ligue o jogador com o enredo, assim como a imagem e o som (e alguns casos uma história). Não precisa existir exatamente uma história para que o enredo exista, o enredo é o princípio de todas as ações.

Tenho muita coisa pra dizer, mas eu já me precipitei demais, pois o jogo não está na sua forma (quase) definida, e cometeria muitos outros erros, então espero que você consiga parceria para desenvolver no final de tudo um ótimo jogo!

obrigado por tolerar minha chatice ;) e continue em frente espero jogar ao menos o Reflexor pós Zero... t+!

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por GMBR em Sex 25 Jul 2008, 16:24

Fixo dia 25/07/08 até o dia 25/08/08.
Parabéns.

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Tonaldo em Ter 26 Ago 2008, 17:16

parabens otimo jogo nota 10 =]

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Seg 19 Out 2009, 19:18

O Reflexor Zero (versão mais atual) ganhou o prêmio de melhor jogo independente para PC no festival do SBGames 2009 (prêmio Nave da Oi Futuro).
Uma conquista para comunidade GM tb, pois foi a primeira vez que um jogo em GM foi aceito.

Tem trailer dele no youtube se quiserem dar uma olhada.

[]´s

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por RodrigoM. em Seg 19 Out 2009, 21:06

Cara me interessei muito pelo seu jogo, mais upa em outro lugar deu erro aqui:
Invalid File. This error has been forwarded to MediaFire's development team.

E asy Share também deu erro! :S

Upa em outro servidor se não for incomodo! =D

Vallew

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Ter 20 Out 2009, 00:25

Ah, os links dos post anteriores são muito antigos, já expiraram a tempos. Em breve entrará no ar um site sobre o projeto, com link para download tb. Eu aviso aqui.

[]´s

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Stikman em Ter 20 Out 2009, 15:37

ei mano, nao tou conseguindo baixar seu jogo nao...

podia fazer alguma coisa??

blz

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por jp_away em Ter 20 Out 2009, 18:09

Stikman escreveu:ei mano, nao tou conseguindo baixar seu jogo nao...

podia fazer alguma coisa??

blz
RESPOSTA:
Mauricio escreveu:Ah, os links dos post anteriores são muito antigos, já expiraram a tempos. Em breve entrará no ar um site sobre o projeto, com link para download tb. Eu aviso aqui.

[]´s

~Topic:~
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Ví o video no you tube fikou muito lol!

Esperando o novo link de download Very Happy

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qua 21 Out 2009, 11:20

Acho que o site demorará mais um pouco para sair, então como os senhores estão ansiosos Smile mando aqui um link temporário de download.

http://www.mediafire.com/file/nqkmt3tymmm/reflexor_zero.zip

Depois que jogarem a vontade, favor responder esta mini pesquisa, muito importante para melhorar as futuras versões. É bem rápido:

http://www.surveymonkey.com/s.aspx?sm=heRKulXSx5_2bNza6WCcElwA_3d_3d

Enjoy!

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Nov 2009, 19:55

Antes tarde do que nunca !

História do projeto: http://mbg3dmind.wordpress.com/2009/11/24/reflexor-zero/
Site do jogo: http://www.reflexor-game.com/

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por vinians em Qui 26 Nov 2009, 20:37

Jogaço, viciante, muito bem feito!!! É apenas um protótipo?? Que isso, o jogo está com qualidade profissional. Alias so parei de jogar porque estou trabalhando em um projeto meu aqui. Parabéns!

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Nov 2009, 20:48

Obrigado Smile

É um protótipo em relação a idéia completa que está sendo desenvolvida por um estúdio completo. (em outra linguagem)

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Suadao em Qui 26 Nov 2009, 21:04

GMBR escreveu:Não estou conseguindo fazer o download de teu projeto, já tentei 2 vezes.
Upa ele em outro lugar para eu baixar e comentar...

Aqui tb

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 26 Nov 2009, 21:07

Esquece os links antigos, o lugar definitivo de download é no site oficial:

http://www.reflexor-game.com/

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 27 Jan 2011, 01:40

É uma longa história, use este site enquanto isso:
http://www.audaxdreams.com/reflexor/index-pt_BR.php

Porém tem uma versão nova muito melhor, mas não saiu ainda... enfim, por enquanto esta é a pública...

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Re: Reflexor Zero BETA - please me ajudem a testar!

Mensagem por Mauricio em Qui 15 Set 2011, 18:49

Olá.
Estou aproveitando para avisar que este meu projeto - Reflexor Zero - está com uma versão mais nova (até com novo modo de jogo trocando a jogabilidade, e muito mais) no Game Music Brasil Festival. Aqui neste site tem o vídeo (mas é antigo não mostra as novidades) e link para download da última versão. Tb abaixo tem os outros jogos concorrendo no festival, na categoria jogo indie. Por favor faça um cadastro rápido lá e vote no jogo que gostar mais. Se for o meu, ótimo Smile. Somente os 10 mais votados serão analisados por um juri para escolher 3 que irão na final.

http://www.gamemusicbrasil.com.br/index.php?/pages/melhor-game-indie-todos/147

Quem quiser mais detalhes sobre as novidades, aqui no meu blog fala a respeito:
http://mbg3dmind.wordpress.com/2011/08/16/nova-verso-do-reflexor-zero-no-gmb/

Valeu!

Mauricio

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