GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Simulação de direção

3 participantes

Ir para baixo

Simulação de direção Empty Simulação de direção

Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 09 Set 2014, 11:16

Bom dia Pessoal,
Esse já é um problema antigo que tenho...e sei que é apenas o primeiro.
Estou a algum tempo tentando simular um sistema de direção para um carro.
Eu preciso fazer com que o veículo de movimente na direção de um objeto especifico.

Simulação de direção 2nvym9y

As setas esquerda e direita rotacionam o alvo e a seta para cima terá de fazer o veículo mover-se em sua direção.

Para explicar como estou fazendo, o "alvo tem as mesmas coordenadas do cubo azul, o efeito de rotação é apenas ilusório (aceito sugestões de como fazer isso direito).

Espero ter sido claro com meu problema.

E se auguem souber de uma maneira melhor ou correta de se fazer isso eu aceito sugestões.
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por Isaque Onix Ter 09 Set 2014, 13:22

tente uma variavel, ex:

Create event:
Código:
my_angle=45//ANGULO SIMULADO

Step Event:

Código:
image_angle=direction+my_angle

e so um exemplo... se quiser desenhar no draw, tente o draw_sprite_ext
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por matheusco Ter 09 Set 2014, 13:55

Não entendi bem sua dúvida... você só quer que o ângulo aumente gradualmente de acordo com a tecla que você ta segurando? Também que volte pro ângulo "normal" caso as teclas não estejam sendo pressionadas? (suposição)
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 09 Set 2014, 14:07

Boa tarde Matheus,
Não, não é isso.
O que estou tentando fazer é com que um objeto "A" se mova em direção a outro objeto "B" com base no angulo do objeto "B"
Este exemplo que usei não está nem perto do que eu espero, ainda falta uma tonelada de códigos mas a premissa é essa.
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por matheusco Ter 09 Set 2014, 14:18

Depende como é o movimento do seu carro, você usa physics, coordenadas ou speed?

Se for speed é só usar o 'direction' se for coordenada dá pra usar o lengthdir, eu acho. Ou aplicar fórmula de decompor um vetor mesmo, usando seno e cosseno. Mas pra ajudar preciso de mais detalhes.
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 09 Set 2014, 14:31

Pretendo usar speed por agora, já que é mais para um estudo que estou fazendo isso.
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por Isaque Onix Ter 09 Set 2014, 16:35

eae, nao tinha intendido sua pergunta, mais, agora, acho que entendi...

primeiramente, voce pega o id (indentificador) do outro objeto, te aconselho a ja criar armazenando o id:

Código:
parte=instance_create(x,y,nome_do_objeto)

depois, pegue o angulo desse objeto baseando-se na indentificaçao:

Código:
direction=parte.direction

e um jeito, tem varios...

[edit]
de um exemplo de como seu jogo sera/e, e assim, posso te ajudar melhor...
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 09 Set 2014, 16:44

Valeu galera, vou fazer uns testes e ver no que dá!
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : Simulação de direção Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Simulação de direção Empty Re: Simulação de direção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos