ColisionMap (Tiles)?

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ColisionMap (Tiles)?

Mensagem por GabrielXavier em Ter 02 Set 2014, 14:40

Galera eu vejo nos exemplos que vem no game maker studio como no Exemple Plataformer um script que checa a colisão com do player com o mapa, esses scripts usam os tiles para checar a colisão, ja quebrei a cabeça bastante para tetar entender como funciona essa colisão e não consegui enteder, no exemplo do gama maker studio nao tem nada explicado, alguem que entenda sobre o assunto pode me explicar como funciona essa colisão do player com os tiles?
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Re: ColisionMap (Tiles)?

Mensagem por Kabeção em Ter 02 Set 2014, 15:21

É uma solução de alta performance para jogos construidos em cima de uma grid.
Eles usam um mapa de bytes feito através dos tiles e operações binários para checar colisão e fazer alinhamento.
https://www.yoyogames.com/tech_blog/7

É uma boa solução para esse tipo de plataforma principalmente em mobiles mas não para os tipos não baseados em grid ou de maior resolução.
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Re: ColisionMap (Tiles)?

Mensagem por GabrielXavier em Ter 02 Set 2014, 19:14

Assim que tiver um tempo vou ler esse artigo e estudar a demo do Game Maker Studio e tenar entender esse sistema de colisão.
To achando muito dificil de compreender esse sistema o.O
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Re: ColisionMap (Tiles)?

Mensagem por Isaque Onix em Qua 03 Set 2014, 02:27

@Kabeção escreveu:É uma solução de alta performance para jogos construidos em cima de uma grid.
Eles usam um mapa de bytes feito através dos tiles e operações binários para checar colisão e fazer alinhamento.
https://www.yoyogames.com/tech_blog/7

É uma boa solução para esse tipo de plataforma principalmente em mobiles mas não para os tipos não baseados em grid ou de maior resolução.

puts, eu ate tive essa ideia, mais nao consegui uma colisao sem objetos, ai gerei esse script:
SCRIPT:
Código:
for(xx=0; xx<view_xview+view_wview; xx+=8)
for(yy=0; yy<view_yview+view_hview; yy+=8)
{
if(tile_layer_find(10,floor(xx/32)*32,floor(yy/32)*32)){
O=instance_create(floor(xx/32)*32,floor(yy/32)*32,Solido)
O.image_index=0
}
}

for(xx=0; xx<view_xview+view_wview; xx+=8)
for(yy=0; yy<view_yview+view_hview; yy+=8)
{
if(tile_layer_find(11,floor(xx/32)*32,floor(yy/32)*32)){
O=instance_create(floor(xx/32)*32,floor(yy/32)*32,Solido)
O.image_index=1
}
}

for(xx=0; xx<view_xview+view_wview; xx+=8)
for(yy=0; yy<view_yview+view_hview; yy+=8)
{
if(tile_layer_find(12,floor(xx/32)*32,floor(yy/32)*32)){
O=instance_create(floor(xx/32)*32,floor(yy/32)*32,Solido)
O.image_index=2
}
}
clar que estou mostrando atoa, pois trabalhar com grids ao inves de objetos e muito melhor (mais menos manipulável, creio eu) de qualquer forma, valeu, ajudou a mim tambem. +REP
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