GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Script] [Thyago] IA se esconder

2 participantes

Ir para baixo

[Script] [Thyago] IA se esconder  Empty [Script] [Thyago] IA se esconder

Mensagem por Thyago Qui 07 Ago 2014, 00:17

Para o bom funcionamento o ideal é que a sprite do personagem esteja centralizada.


Código:
/*script IA esconder
Autor  Thyago
Game Maker Brasil
obj_bloco é a parede troque pelo nome do seu objeto que representa a parede
obj_bloco=obj_parede  //exemplo
*/
if

 !(collision_line(x,y,mouse_x,mouse_y,obj_bloco,1,0))

or

!(collision_line(
x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)+90),
y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)+90),
mouse_x,
mouse_y,
obj_bloco,1,0))

or

 !(collision_line(
x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)-90),
y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)-90),
mouse_x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)-90),
mouse_y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)-90),
obj_bloco,1,0))

{

ix=irandom(room_width);
iy=irandom(room_height);

if

 (collision_line(ix,iy,mouse_x,mouse_y,obj_bloco,1,0))
and

(collision_line(
ix+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)+90),
iy+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)+90),
mouse_x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)+90),
mouse_y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)+90),
obj_bloco,1,0))
and
 (collision_line(
ix+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)-90),
iy+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)-90),
mouse_x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)-90),
mouse_y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ix,iy,mouse_x,mouse_y)-90),
obj_bloco,1,0))

and place_free(ix,iy)
{

if
((
 (collision_line(ex,ey,mouse_x,mouse_y,obj_bloco,1,0))

and

(collision_line(
ex+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)+90),
ey+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)+90),
mouse_x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)+90),
mouse_y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)+90),
obj_bloco,1,0))

and

 (collision_line(
ex+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)-90),
ey+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)-90),
mouse_x+lengthdir_x(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)-90),
mouse_y+lengthdir_y(sprite_width/2,point_direction(ex,ey,mouse_x,mouse_y)-90),
obj_bloco,1,0)))

and(point_distance(x,y,ix,iy)<point_distance(x,y,ex,ey)))

or
 !(collision_line(ex,ey,mouse_x,mouse_y,obj_bloco,1,0))
{
ex=ix;
ey=iy;
}}
}
else
{
ex=x
ey=y
}
mp_potential_step(ex,ey,5,0)


//script end
Até mais
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Script] [Thyago] IA se esconder  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Script] [Thyago] IA se esconder  Empty Re: [Script] [Thyago] IA se esconder

Mensagem por Tanker GT Sex 08 Ago 2014, 23:08

Parabéns pelo script, funcionou perfeitamente, tenho um jogo aqui que eu deixei parado e esse código me deu até vontade de retoma-lo para ver os soldados fugindo quanto tem pouca vida, é um jogo de guerra top view  Happy .

Só que eu fiquei com uma dúvida, na hora de checar a colisão em linha você soma e subtrai 90° para obter os extremos da sprite? Tipo as 2 linhas mais distante do centro da sprite que podem ser traçadas entre o mouse e a sprite?
Tanker GT
Tanker GT

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 11
Número de Mensagens : 106
Prêmios : [Script] [Thyago] IA se esconder  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Script] [Thyago] IA se esconder  Empty Re: [Script] [Thyago] IA se esconder

Mensagem por Thyago Sex 08 Ago 2014, 23:17

.Isso mesmo, ele cria três linhas uma no centro e outras duas paralelas uma de cada lado para se esconder completamente, quando eu criar algum jogo esse sera um script que já vou ter pronto,
se alguém quiser saber como funciona na verdade a lógica dele é bem simples.
.Primeiro ele verifica se existem blocos entre ele e o mouse, se não existir ele cria uma coordenada aleatória, caso essa nova coordenada o esconda ele substitui a antiga por essa,cria uma nova coordenada aleatória caso ela também o esconda e seja mais próxima ele substitui a anterior por essa, cria uma nova coordenada aleatória e cada vez que for melhor ele substitui a anterior pela nova.
.No fim das contas nem parece que é gerado aleatóriamente, por executar varias vezes acaba chegando ao melhor lugar.

até mais.
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Script] [Thyago] IA se esconder  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Script] [Thyago] IA se esconder  Empty Re: [Script] [Thyago] IA se esconder

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos