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Como você inicia um projeto?
4 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
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Como você inicia um projeto?
Inaugurando a seção de Game Design do fórum, vamos partir para o básico: Como você inicia seus projetos?
Vamos discutir aqui no que vocês estão trabalhando agora e quais as etapas que segue na hora de criar seus projetos.
---
Eu atualmente estou trabalhando em um projeto em Unity3D, mais para aprender a ferramenta mesmo já que não tenho mais a habilidade com código que eu tinha antes.
O fluxo que estou adotando nesse projeto vem do mesmo modelo que uso no trabalho da agência:
- Preparo um documento breve descrevendo o que é o projeto;
- Pesquiso referências na internet, jogos semelhantes, estilo artístico do gênero;
- Crio a estrutura básico do funcionamento do jogo. Este passo é o principal já que no momento meu foco é o aprendizado da ferramenta.
-=-=-=-=-
Então, conte no que você esta trabalhando e como está trabalhando.
Vamos discutir aqui no que vocês estão trabalhando agora e quais as etapas que segue na hora de criar seus projetos.
---
Eu atualmente estou trabalhando em um projeto em Unity3D, mais para aprender a ferramenta mesmo já que não tenho mais a habilidade com código que eu tinha antes.
O fluxo que estou adotando nesse projeto vem do mesmo modelo que uso no trabalho da agência:
- Preparo um documento breve descrevendo o que é o projeto;
- Pesquiso referências na internet, jogos semelhantes, estilo artístico do gênero;
- Crio a estrutura básico do funcionamento do jogo. Este passo é o principal já que no momento meu foco é o aprendizado da ferramenta.
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Então, conte no que você esta trabalhando e como está trabalhando.
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 114
Prêmios :
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Re: Como você inicia um projeto?
No meu caso, que na maioria das vezes é produção gráfica, começo logo depois do protótipo.
Para fazer um cenário por exemplo:
- Depois de já saber o assunto, objetivo e estilo do cenário, na fase de planejamento: analisar quesitos técnicos montagem do level baseada em grade (tiles) ou orgânica (tipo Rayman) e questões que podem pesar em performance como game engine, plataforma alvo, resolução, número de camadas de fundo, tamanho máximo das texturas...;
- Coletar referencias de jogos a fotos reais;
- Rascunho em papel dos objetos e peças que o cenário poderia ter;
- Rascunho geral do cenário;
- E a parte mais trabalhosa: produzir os gráficos, o que as vezes inclui testes in-game e programação de efeitos especiais.
Atualmente estou fazendo packs de cenário e personagens animados para lojas de desenvolvedores como a Asset Store e nova Marketplace da YYG.
Para fazer um cenário por exemplo:
- Depois de já saber o assunto, objetivo e estilo do cenário, na fase de planejamento: analisar quesitos técnicos montagem do level baseada em grade (tiles) ou orgânica (tipo Rayman) e questões que podem pesar em performance como game engine, plataforma alvo, resolução, número de camadas de fundo, tamanho máximo das texturas...;
- Coletar referencias de jogos a fotos reais;
- Rascunho em papel dos objetos e peças que o cenário poderia ter;
- Rascunho geral do cenário;
- E a parte mais trabalhosa: produzir os gráficos, o que as vezes inclui testes in-game e programação de efeitos especiais.
Atualmente estou fazendo packs de cenário e personagens animados para lojas de desenvolvedores como a Asset Store e nova Marketplace da YYG.
Re: Como você inicia um projeto?
Bom, eu tenho uma ideia de jogo, daí sigo o seguinte:
- Penso "Será que tenho capacidade de programar todos os sistemas que serão usados no jogo? Se sim, show. Se não, o que eu não sei, é crucial ou apenas algo pra complementar? Se for apenas um complemento eu uso sistemas alheios até aprender como fazer do meu jeito...".
- Faço o sistema básico do jogo, por exemplo, em Towncraft II: O sistema de seleção de unidades, ordenar unidades aliadas, atacar inimigos próximos, pathfinding, colisões unidade-construção e unidade-unidade. Neste jogo do CQ, Doge, a movimentação em plataforma, vidas e colisão com inimigos.
- Depois vou fazendo as sprites que preciso no momento, tendo como referência geralmente os joguinhos que encontro na Gamejolt. Quando estou cansado de programar, relaxo um pouco a cabeça desenhando e acabo adiantando as sprites.
- Penso "Será que tenho capacidade de programar todos os sistemas que serão usados no jogo? Se sim, show. Se não, o que eu não sei, é crucial ou apenas algo pra complementar? Se for apenas um complemento eu uso sistemas alheios até aprender como fazer do meu jeito...".
- Faço o sistema básico do jogo, por exemplo, em Towncraft II: O sistema de seleção de unidades, ordenar unidades aliadas, atacar inimigos próximos, pathfinding, colisões unidade-construção e unidade-unidade. Neste jogo do CQ, Doge, a movimentação em plataforma, vidas e colisão com inimigos.
- Depois vou fazendo as sprites que preciso no momento, tendo como referência geralmente os joguinhos que encontro na Gamejolt. Quando estou cansado de programar, relaxo um pouco a cabeça desenhando e acabo adiantando as sprites.
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
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Re: Como você inicia um projeto?
Salvei o devlog do meu último projeto, então vou descrever aqui. É mais ou menos assim que faço os outros projetos. Aliás, assim que conseguir um novo computador, vou terminar 5 novos jogos (eles estão, mais ou menos, 40%, 60%, 30%, 80% e 95% concluídos). Enquanto isso, estou coletando recursos, criando alguns, reunindo ideias e fazendo esboços.
- Recebi um tema no concurso. Então pensei nos jogos que lhe são relacionados e o que seria inovador. Isto é, fiz o roteiro do jogo. Anotei tudo, fazendo uma lista do que o jogo teria.
- Peguei gráficos e sons de terceiros, deixando apenas o que prestava.
- Comecei a criar os objetos com base nos sprites que obtive e seguindo a lista. No caso de não ter sprites para determinado objeto, eu mesmo fazia ou modificava algum.
- Depois de criar os objetos base, passei a hierarquizá-los, ou seja, definir quem era parent de quem. Desse modo, fiz as classes.
- Depois passei a programar os objetos mais simples. Assim que fiz o básico, programei o player e depois a IA.
- Quando já dava para jogar, fiz a parte gráfica da HUD, menus, vida, pontos etc.
- Depois encaixei os sons.
- Como só tinha uma room de jogo, foi só montar o cenário base, colocando os backgrounds, tiles e instâncias.
- Fiz as rooms de menu e créditos.
- Fiz os ajustes finais.
- Recebi um tema no concurso. Então pensei nos jogos que lhe são relacionados e o que seria inovador. Isto é, fiz o roteiro do jogo. Anotei tudo, fazendo uma lista do que o jogo teria.
- Peguei gráficos e sons de terceiros, deixando apenas o que prestava.
- Comecei a criar os objetos com base nos sprites que obtive e seguindo a lista. No caso de não ter sprites para determinado objeto, eu mesmo fazia ou modificava algum.
- Depois de criar os objetos base, passei a hierarquizá-los, ou seja, definir quem era parent de quem. Desse modo, fiz as classes.
- Depois passei a programar os objetos mais simples. Assim que fiz o básico, programei o player e depois a IA.
- Quando já dava para jogar, fiz a parte gráfica da HUD, menus, vida, pontos etc.
- Depois encaixei os sons.
- Como só tinha uma room de jogo, foi só montar o cenário base, colocando os backgrounds, tiles e instâncias.
- Fiz as rooms de menu e créditos.
- Fiz os ajustes finais.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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