GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Após atualização à 1.3, projetos não compilam

4 participantes

Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester Ter 17 Jun 2014, 10:43

Meus projetos no GMS 1.2 estavam funcionando normalmente, até atualizar para a versão 1.3 do programa, agora, sem alterar nada nos projetos, eles acusam erros, como "in object... in event... action number ... at line ...: - assignment operator expected - symbol } expected - malformed assignment statement" e quando olhos nos códigos, não há erro(aparentemente).


Editado: aparentemente aparece erro sempre onde é declarado variáveis temporárias ou globais(var e globalvar).
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Thomaz Ter 17 Jun 2014, 11:54

Eu estou usando a versão Early Access, mas eu posso voltar uma versão pra testar. Você pode mandar o código que está dando erro?

Btw, é exatamente na declaração das variáveis?

Em declaração de variável eles normalmente pedem ";"

Exemplo:
Thomaz
Thomaz

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 13/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 106
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://bigleafeater.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester Ter 17 Jun 2014, 12:17

Early access?

Sei que se finaliza a função de criar variáveis com o ';' e estava tudo funcionando antes de atualizar da 1.2 para 1.3.1347 do GMS professional.


caso alguém que tenha atualizado e não teve problemas ou já resolveram, me digam como, obrigado.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Markituh Ter 17 Jun 2014, 12:39

Como exatamente você está fazendo isso? Não se pode definir os valores diretamente na declaração var. Você primeiro declara e depois seta o valor:
Código:
var variavel;
variavel = 10
Bom, pelo menos nas versões normais, talvez no Early Access ou até mesmo na última atualização tenham adicionado essa funcionalidade na GML e feito ela obrigatória, pelo "Assignment operator expected" (ele espera um operador de definição, o "="). Tenta definar as vars da forma que o Thomaz mostrou e vê se resolve.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Kabeção Ter 17 Jun 2014, 12:56

Markituh escreveu:Como exatamente você está fazendo isso? Não se pode definir os valores diretamente na declaração var. Você primeiro declara e depois seta o valor:
Código:
var variavel;
variavel = 10
Bom, pelo menos nas versões normais, talvez no Early Access ou até mesmo na última atualização tenham adicionado essa funcionalidade na GML e feito ela obrigatória, pelo "Assignment operator expected" (ele espera um operador de definição, o "="). Tenta definar as vars da forma que o Thomaz mostrou e vê se resolve.
Na verdade pode sim, mas só var e para globalvar não é possível.


Você deveria ter mostrada o código desde o primeiro post para nos ajudar a te ajudar.
Como é um erro de ma formatação o mais provável é: uma coisa que mudou (já faz muito tempo) é que agora você deve usar vírgula para separar as variáveis na criação.

Código:
var a b c; // erro

var a,b,c;
a = 0;
b = 1;
c = 2;

var d = 0;  // apenas locais
var e = 0;  // apenas locais

globalvar x,y,z;
x = 0;
y = 1;
z = 2;
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Markituh Ter 17 Jun 2014, 13:29

Kabecao escreveu:Como é um erro de ma formatação o mais provável é: uma coisa que mudou (já faz muito tempo) é que agora você deve usar vírgula para separar as variáveis de criação.
Código:
var a b c; // erro
var a,b,c;
a = 0;
b = 1;
c = 2;
var d = 0; // apenas locais
var e = 0; // apenas locais
globalvar x,y,z;
x = 0;
y = 1;
z = 2;

E dava pra usar espaços? Surprised Pelo meu background em Pascal sempre usei vírgula para separar as declarações, mas pelo erro pode ser que seja isso mesmo, ou não. Ele disse que o código compilava normalmente na 1.2, que alteração bombástica que foi feita no lexer da GML para dar esses erros? Tinha um projeto meu que usava var em uns scripts e funcionou tranquilo depois da atualização... tem certeza mester que não mexeu em nada do código nessa parte do erro? Ou talvez o erro em si não seja nem nas declarações.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester Ter 17 Jun 2014, 13:50

não postei os códigos por estar pelo celular, e, achei que não havia muita necessidade.

Era exatamente a questão da vírgula mesmo, nessa nova atualização só funciona com vírgula, e notei outras alterações, como no comportamento da Draw_gui.

mas nesse mesmo projeto que eu coloquei no concurso(D&V - CQ18), não está executando quando tento rodar normalmente, é que nem se eu não tivesse feito alguma ação(nada acontece), está sendo rodado apenas no modo debug.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Kabeção Ter 17 Jun 2014, 16:26

@Markituh
Antigamente os dois modos eram possíveis.
Não teve grandes mudanças na formatação mais muitas "pequenas" coisas foram adicionadas como:
Código:
i++;
++i;
i--;
--i;

g = 100 mod 2;
g = 100 % 2;    // % = modulo

// Usar datas estruturadas como arrays
lista = ds_list_create();
lista[| 0] = 'verde';
lista[| 1] = 'vermelho';
lista[| 2] = 'azul';

map = ds_map_create();
map[? "Cor"] = lista[| 0];

grid = ds_grid_create();
grid[# 2,3] = 562;

// Passar ou retornar arrays como argumento
l[0] = 10;
l[1] = 15;

script(l);

r = l;
show_message(r[1]); // mostra 15


Eu não tenho grandes problemas em editar projetos antigos para as novas versões porque estou sempre informado das atualizações e nunca espero pra atualizar o GMS ou usar o Early Access.
Muitas vezes são poucos detalhes e coisas simples mas como em qualquer linguagem, um símbolo errado já é suficiente para fazer o jogo parar de funcionar.

Teve uma grande mudança interna no modo que o GMS desenha coisas na tela.
Você terá que revisar o projeto se usava funções e/ou recurso mais avançados.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester Sáb 05 Jul 2014, 16:14

Hoje consegui resolver o erro do jogo d&v só estar executando no modo debug(achei o problema quando nem estava procurando!), e a causa desse erro acontecer, foi porque com a nova atualização, adicionarao uma função com o mesmo nome que havia um script em meu jogo, e com a mesma função, o angle_difference. Então eu apenas troquei o nome do meu script(assim ele parou de ser utilizado, e sendo utilizado o nativo) e o jogo continuou funcionando 'normal'.


Mas só fui descobrir o motivo, quando abri e salvei o script, aparecendo na tela "invalid name", mas quando tentava executar, nada acontecia, e no modo debug rodava normal.
Entao caso alguém tenha esse problema, não deixem de checar os nomes dos scripts(e dos outros recursos).


Questão resolvida.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Após atualização à 1.3, projetos não compilam Empty Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos