Após atualização à 1.3, projetos não compilam

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Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester em Ter 17 Jun 2014, 10:43

Meus projetos no GMS 1.2 estavam funcionando normalmente, até atualizar para a versão 1.3 do programa, agora, sem alterar nada nos projetos, eles acusam erros, como "in object... in event... action number ... at line ...: - assignment operator expected - symbol } expected - malformed assignment statement" e quando olhos nos códigos, não há erro(aparentemente).


Editado: aparentemente aparece erro sempre onde é declarado variáveis temporárias ou globais(var e globalvar).

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Thomaz em Ter 17 Jun 2014, 11:54

Eu estou usando a versão Early Access, mas eu posso voltar uma versão pra testar. Você pode mandar o código que está dando erro?

Btw, é exatamente na declaração das variáveis?

Em declaração de variável eles normalmente pedem ";"

Exemplo:
var variavel1 = 10;

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester em Ter 17 Jun 2014, 12:17

Early access?

Sei que se finaliza a função de criar variáveis com o ';' e estava tudo funcionando antes de atualizar da 1.2 para 1.3.1347 do GMS professional.


caso alguém que tenha atualizado e não teve problemas ou já resolveram, me digam como, obrigado.

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Markituh em Ter 17 Jun 2014, 12:39

Como exatamente você está fazendo isso? Não se pode definir os valores diretamente na declaração var. Você primeiro declara e depois seta o valor:
Código:
var variavel;
variavel = 10
Bom, pelo menos nas versões normais, talvez no Early Access ou até mesmo na última atualização tenham adicionado essa funcionalidade na GML e feito ela obrigatória, pelo "Assignment operator expected" (ele espera um operador de definição, o "="). Tenta definar as vars da forma que o Thomaz mostrou e vê se resolve.

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Kabeção em Ter 17 Jun 2014, 12:56

Markituh escreveu:Como exatamente você está fazendo isso? Não se pode definir os valores diretamente na declaração var. Você primeiro declara e depois seta o valor:
Código:
var variavel;
variavel = 10
Bom, pelo menos nas versões normais, talvez no Early Access ou até mesmo na última atualização tenham adicionado essa funcionalidade na GML e feito ela obrigatória, pelo "Assignment operator expected" (ele espera um operador de definição, o "="). Tenta definar as vars da forma que o Thomaz mostrou e vê se resolve.
Na verdade pode sim, mas só var e para globalvar não é possível.


Você deveria ter mostrada o código desde o primeiro post para nos ajudar a te ajudar.
Como é um erro de ma formatação o mais provável é: uma coisa que mudou (já faz muito tempo) é que agora você deve usar vírgula para separar as variáveis na criação.

Código:
var a b c; // erro

var a,b,c;
a = 0;
b = 1;
c = 2;

var d = 0;  // apenas locais
var e = 0;  // apenas locais

globalvar x,y,z;
x = 0;
y = 1;
z = 2;

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Markituh em Ter 17 Jun 2014, 13:29

Kabecao escreveu:Como é um erro de ma formatação o mais provável é: uma coisa que mudou (já faz muito tempo) é que agora você deve usar vírgula para separar as variáveis de criação.
Código:
var a b c; // erro
var a,b,c;
a = 0;
b = 1;
c = 2;
var d = 0; // apenas locais
var e = 0; // apenas locais
globalvar x,y,z;
x = 0;
y = 1;
z = 2;

E dava pra usar espaços? Surprised Pelo meu background em Pascal sempre usei vírgula para separar as declarações, mas pelo erro pode ser que seja isso mesmo, ou não. Ele disse que o código compilava normalmente na 1.2, que alteração bombástica que foi feita no lexer da GML para dar esses erros? Tinha um projeto meu que usava var em uns scripts e funcionou tranquilo depois da atualização... tem certeza mester que não mexeu em nada do código nessa parte do erro? Ou talvez o erro em si não seja nem nas declarações.

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester em Ter 17 Jun 2014, 13:50

não postei os códigos por estar pelo celular, e, achei que não havia muita necessidade.

Era exatamente a questão da vírgula mesmo, nessa nova atualização só funciona com vírgula, e notei outras alterações, como no comportamento da Draw_gui.

mas nesse mesmo projeto que eu coloquei no concurso(D&V - CQ18), não está executando quando tento rodar normalmente, é que nem se eu não tivesse feito alguma ação(nada acontece), está sendo rodado apenas no modo debug.

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por Kabeção em Ter 17 Jun 2014, 16:26

@Markituh
Antigamente os dois modos eram possíveis.
Não teve grandes mudanças na formatação mais muitas "pequenas" coisas foram adicionadas como:
Código:
i++;
++i;
i--;
--i;

g = 100 mod 2;
g = 100 % 2;    // % = modulo

// Usar datas estruturadas como arrays
lista = ds_list_create();
lista[| 0] = 'verde';
lista[| 1] = 'vermelho';
lista[| 2] = 'azul';

map = ds_map_create();
map[? "Cor"] = lista[| 0];

grid = ds_grid_create();
grid[# 2,3] = 562;

// Passar ou retornar arrays como argumento
l[0] = 10;
l[1] = 15;

script(l);

r = l;
show_message(r[1]); // mostra 15


Eu não tenho grandes problemas em editar projetos antigos para as novas versões porque estou sempre informado das atualizações e nunca espero pra atualizar o GMS ou usar o Early Access.
Muitas vezes são poucos detalhes e coisas simples mas como em qualquer linguagem, um símbolo errado já é suficiente para fazer o jogo parar de funcionar.

Teve uma grande mudança interna no modo que o GMS desenha coisas na tela.
Você terá que revisar o projeto se usava funções e/ou recurso mais avançados.

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Re: Após atualização à 1.3, projetos não compilam

Mensagem por theguitarmester em Sab 05 Jul 2014, 16:14

Hoje consegui resolver o erro do jogo d&v só estar executando no modo debug(achei o problema quando nem estava procurando!), e a causa desse erro acontecer, foi porque com a nova atualização, adicionarao uma função com o mesmo nome que havia um script em meu jogo, e com a mesma função, o angle_difference. Então eu apenas troquei o nome do meu script(assim ele parou de ser utilizado, e sendo utilizado o nativo) e o jogo continuou funcionando 'normal'.


Mas só fui descobrir o motivo, quando abri e salvei o script, aparecendo na tela "invalid name", mas quando tentava executar, nada acontecia, e no modo debug rodava normal.
Entao caso alguém tenha esse problema, não deixem de checar os nomes dos scripts(e dos outros recursos).


Questão resolvida.

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