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Duvida sobre Objeto Game Maker
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Duvida sobre Objeto Game Maker
Olá Pessoal, voces poderiam me dar uma engine o um tutorial ,codigo de como fazer o meu objeto que é um quadrado preto (vista aérea) mover-se somente em uma linha (trilho de trem) , somente no trilho , eu tento fazer isso mas n consigo , ele vai para os outros lados , o objetivo é ele andar somente na linha , a partir de que ele tentar sair fora (apertando esquerda,direita) ele fica parado sem mover-se.
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danmuka- Data de inscrição : 04/06/2014
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Re: Duvida sobre Objeto Game Maker
Mas isso funcionaria como um trilho de trem mesmo? Esse quadrado preto seria o trem de fato? Como ele funcionaria nas curvas? Por exemplo, se o trilho dá meia volta, teria que simplesmente ficar apertando pra ir pra cima ou teria que apertar baixo depois da volta?
Se for funcionar como um trem, é melhor fazer os trilhos com path; acho que consigo fazer uma engine disso, talvez.
PS: É pra qual GameMaker?
Se for funcionar como um trem, é melhor fazer os trilhos com path; acho que consigo fazer uma engine disso, talvez.
PS: É pra qual GameMaker?
Re: Duvida sobre Objeto Game Maker
Se você estiver usando o conceito de acelerar e freiar, o seu player está num trem ou num carrinho que anda por um trilho, o melhor que eu acredito que você possa fazer é usar paths. Tem diversos tutoriais e com pequenas adaptações você pode controlar com teclas o ir pra frente e pra trás.
Caso você queira que ele ande encima de um trilho sem sair, (mas como se fosse uma pessoa caminhando num trilho), então usa colisões para limites apenas.
ps.: no game maker lite, você tem um limite de 10 paths por jogo.
Caso você queira que ele ande encima de um trilho sem sair, (mas como se fosse uma pessoa caminhando num trilho), então usa colisões para limites apenas.
ps.: no game maker lite, você tem um limite de 10 paths por jogo.
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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Re: Duvida sobre Objeto Game Maker
Como já dito pelo pessoal, o jeito mais fácil é usar paths. Mas vai que você quer por alguns "obj_trilhos" na room e esse objeto vai seguindo a rota como um trem qualquer? Bom, dependendo do tipo de objeto, usar paths seria a melhor pra alguns e um pé no saco para outros. Quer uma ideia simples? Veja só:
Abraços e bom aprendizado o/
- Veja bem:
- Crie um objeto chamado obj_andar, ou qualquer outro nome que ache melhor. Depois, coloque a sprite do player no atributo "mask" do objeto. (se quiser pode usar no campo sprite também, mas o ideal seria desmarcar o Visible pois o objeto é apenas de guia, e não queremos que ele apareça no jogo final)
- Agora, defina no player uma variável chamada seguindo_trilho e deixe ela como false.
- Nos códigos de movimento do player, faça com que os ações de movimento só ocorram caso o valor dessa variável que acabamos de criar seja false, utilizando as operações de condição.
- Código:
if seguindo_trilho == false {
// Codigos de movimento aqui
}
- E voltando ao obj_andar:Create: Defina uma var "andar" e iguale ela a true:
- Código:
andar = true
- Código:
if andar == true {
other.seguindo_trilho = true
other.hspeed = mov_x
other.vspeed = mov_y
} else {
other.seguindo_trilho = false // Libera os movimentos
speed = 0
}
instance_destroy()
- Coloquei umas vars chamadas "mov_x" e "mov_y", mas onde elas são declaradas? No código da instância! Assim: você vai na room, clica com o botão direito no objeto (Ctrl + botão direito no GM8) e depois em Creation Code.
- No primeiro dos "trilhos", você poe o seguinte código:
- Código:
mov_x = 4
mov_y = 0
- Nos trilhos seguintes, você só vai alterar as x e y para a direção que você quer - elas são baseadas na hspeed e vspeed, então: um mov_x positivo vai pra direita, e o negativo para esquerda. Mesma coisa com mov_y, sendo que este é na vertical e o positivo vai para baixo; você pode também misturas as duas.
- Você coloca esse objeto a cada ponto que você quer que a direção mude. o 4 é o valor da velocidade em pixels.
- No último ponto, você coloca isso no Creation Code:
- Código:
andar = false
- Agora um exemplo:Eu quero que meu personagem comece para a esquerda e no 6º quadradinho (se sua grid tiver no padrão de 32x32), ele va para baixo, e partir dai no 2º quadrinho quero que ele ba para a direita e pare no 4º quadradinho. Vai ficar assim:
- Clique para ver a imagem:
- Primeiro ponto:
- Código:
// Para direita
mov_x = 4
mov_y = 0
- Segundo ponto:
- Código:
// Para baixo
mov_x = 0
mov_y = 4
- Terceiro ponto:
- Código:
// Para direita
mov_x = 4
mov_y = 0
- Ultimo ponto:
- Código:
// Para
andar = false
- Crie um objeto chamado obj_andar, ou qualquer outro nome que ache melhor. Depois, coloque a sprite do player no atributo "mask" do objeto. (se quiser pode usar no campo sprite também, mas o ideal seria desmarcar o Visible pois o objeto é apenas de guia, e não queremos que ele apareça no jogo final)
Abraços e bom aprendizado o/
Markituh- Games Ranking :
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Re: Duvida sobre Objeto Game Maker
Podia botar isso em uma engine , é que me confundo um pouco uasuash
danmuka- Data de inscrição : 04/06/2014
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