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Mensagem por cascavelo Ter 20 maio 2014, 22:03

Eu estava procurando um programa gratuito pra modelagem 3d pois necessito fazer uma submarino pro meu jogo "Batsphere" e encontrei este tal de "Sculptris" que eu não conhecia. Já havia tentado fazer alguma coisa no Zbrush mas achava o programa muito complicado e pra minha surpresa o Sculptris é gratuito sendo mais leve e  intuitivo que o zbrush.

 Resolvi fazer uma modelagem mais complicada logo de cara e pra minha surpresa até que ficou bom, senti um pouco de dificuldade na hora de pintar o modelo, verei se encontro algum tutorial pra melhorar no próximo.

Embora eu tenha um pouco de experiência com modelagem no mundo real com argila esta é minha primeira modelagem digital.

Seu Madruga 3D Wcbpyb

 Alguém poderia me passar um método  fácil pra fazer sprite sheet a partir de modelos 3d?
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Mensagem por WellingtonBecker Ter 20 maio 2014, 22:15

Ficou bem feito. Esse programa é mais fácil que o Blender??
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Mensagem por LightSpeedy Ter 20 maio 2014, 22:30

Nossa,muito bom eu tenho este programa é muito bom
wellingtonbecker:10000000000000000x mais facil e bem leve 16mb
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Mensagem por WellingtonBecker Ter 20 maio 2014, 22:35

ninja33733 escreveu:Nossa,muito bom eu tenho este programa é muito bom
wellingtonbecker:10000000000000000x mais facil e bem leve 16mb

Valeu, eu não conhecia esse programa. Vou testar aqui ;)
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 20 maio 2014, 23:02

Eu já usei esse programa, realmente muito bom, e a versão que tenho é gratuita, não sei se esse seu também é, realmete é um programa bem facil de usar, só precisa treinar  , mas eu ainda não consegui chegar a um nivel do seu madruga que você fez.

poderia fazer uma video aula ensinando as funçoes mais usadas nele para modelar e pintar, seria de grande ajuda.

o ideal para passar para sprite sheet seria você ter um conhecimento com o blender para animação exportando no formato obj.
que eu sei que o scrupt exporta, eu vi umas videos aulas do wemakeagames  que ensinavam a pintar com o blender, 
o que facilitaria caso quizesse trabalhar em cima de modelos animados e com eles, e ele salva tambem em frames
de animação, eu uso o 3d max, e ja usei o blender também , agora se não for isso que vc procura, ai tem que pesquizar
outros recursos na net mesmo.
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Mensagem por Gonzo Ter 20 maio 2014, 23:33

Seu madruga fico filé, deu até pra imaginar um jogo do chaves tipo plataforma kkkkk
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Mensagem por polosam Qua 21 maio 2014, 00:19

Seu Seu Madruga ficou muito bom, parabéns!
 flw
 Cascavelo, sobre a sprite sheet, veja se o seu programa salva uma sequência em png, como o studiomax. Eu costumo tirar a sequência no max e mandar as imagens pro editor do GM8, aí salvo como .spr ou strip png. Claro, depende de como ele anima, mas creio que você pode ajustar sequências ao configurar o menu de rendererizar.
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Mensagem por cascavelo Qua 21 maio 2014, 13:24

poderia fazer uma video aula ensinando as funçoes mais usadas nele para modelar e pintar, seria de grande ajuda
 Estou aprendendo ainda, falta muito pra poder ensinar. Tem ótimos tutoriais no youtube inclusive em português.

o ideal para passar para sprite sheet seria você ter um conhecimento com o blender para animação exportando no formato obj.


 Tentei como cinema 4d, mas ele importa o obj sem as cores e o máximo que consegui foi um avi da cabeça rodando.
 Infelizmente o Sculptris não tem controle de rotação por código, senão eu ia capturar da tela mesmo.
 Será que consigo importar para outro programa o .obj já pintado?


Cascavelo, sobre a sprite sheet, veja se o seu programa salva uma sequência em png, como o studiomax
 Não salva, ele não faz animação. É usado somente pra fazer o "mesh" mesmo. Vou tentar importar para o studiomax.
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Mensagem por Kabeção Qua 21 maio 2014, 14:21

Ficou muito legal esse Seu madruga!

Mas escultura 3D normalmente se usa como concept art ou para fazer texturas de modelos de menor número de polígonos.
Essas esculturas tem milhões de triângulos, embora seja possível abrir em programas de modelagem, não é uma boa ideia tentar animar isso.

O indicado seria seguir um processo como esse: http://fernandoreinicke.wordpress.com/2011/01/15/blender-2-5-retopologia-parte-i/
E ai então fazer as animações sobre a nova mesh.
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Mensagem por cascavelo Qua 21 maio 2014, 14:49

Mas escultura 3D normalmente se usa como concept art ou para fazer texturas de modelos de menor número de polígonos.
Essas esculturas tem milhões de triângulos, embora seja possível abrir em programas de modelagem, não é uma boa ideia tentar animar isso.
 Sim eu notei isto, inclusive dá pra aumentar o número de triangulos quando se precisa de um detalhamento maior. Quanto mais triangulos, mais pesado fica. Sofri um pouco pra pintar a figura porque meu nobreak não aguenta uma carga de processamento muito alta, embora o PC aguente. Se eu ativo todos os cores do processador ele começa a apitar pra desligar.

 Mas eu necessito fazer apenas a animação de objetos girando em seu próprio eixo e salvar os frames, quero fazer assim o submarino daquele projeto antigo meu o "batsphere".

 Também estou interessado em adquirir uma impressora 3d e me aventurar em modelagem digital, já faço modelagem com argila. O preço dos componentes destas impressoras tem caído bastante e passei a me interessar. Pra este tipo de aplicação, quanto mais polígonos melhor. Vou tentar guardar o dinheiro do googleplay pra isto, talvez no fim do ano  já dê pra comprar.
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Mensagem por Carlos Eduardo Qua 21 maio 2014, 21:09

Ficou muito show Cascavelo, grande profissional, e você como um colaborador, tem me ajudado muito com meu desenhos, só uma resenha, na parte frontal do personagem ficou tipo que uma emenda, como se você tivesse feito uma parte e clonado a segunda, mas ficou muito bom mesmo, não esqueça de fazer um tutorial do mesmo, para compartilhar conosco,valeu
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Mensagem por cascavelo Seg 26 maio 2014, 14:37

Esta linha é a que espelha a modelagem, no resultado final ela não existe. Existe a opção de esconder.
 Quando  tiver mais pratica gravo uma aulinha.


Consegui fazer o que eu queria usando o Cinema 4d, salvei frame por frame e montei o sprite no GM, agora vou tentar fazer os sprites próprios pro jogo.
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Mensagem por Carlos Eduardo Seg 26 maio 2014, 16:10

Show de bola Cascavelo, ficaram muito boas essas suas imagens, e dá um destaque muito legal no jogo mesmo sendo em  2D rodando com Sprites que apresentam uma animação tridimensional
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Mensagem por migueltopsp Seg 26 maio 2014, 18:43

salva em .obj, depois abre o blender, mete o background verde ou cor de rosa , e posiçionas a camera do ponto de vista que queres usar no GM, depois é só salvar no arquivo que quiseres.
Tutorial mais facil
faz download do google skechtup, penso que a versão lite é gratis, e abres o arquivo , põens o background verde ou cor de rosa e viras o objecto, é literalmente o mesmo processo , mas o sketchup é muito mais facil de trabalhar, mas o resultado tambem é pior!
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Mensagem por Meta Ridley Seg 26 maio 2014, 18:57

A Fundação Blender tentou chamar o criador do programa para uni-lo ao Sculpe Mode do Blender mas o cara não quis. Acho que ideia desde início era ameaçar o Z-Bush mesmo, tanto que o pessoal comprou os direitos do programa dele para evitar concorrência. E eu acho que isso foi antes do MudBox até(não sei quando surgiu).

Ele é um programa muito melhor que o Sculpt Mode do Blender que, em comparação à softwares de escultura, ainda é muito fraco; infelizmente u.u

Mas dá para exportar pro Blender para mexer nele depois. Inclusive para pintura e texturização.

cascavelo

Tá muito legal cara! Muito mesmo. Ficou bem expressivo até. talvez fosse uma questão de trabalhar com camadas, ou separar e ocultar as partes que você queria pintar. Também tem programas usados só para Pintura em 3D e Texturização.

Eu te indico entrar numa comunidade de CG e de escultura digital(ao menos uma). E assistir a vídeos do Z-Brush e MudBox, que tem aos montes na internet em sites como YouTube e Vimeo, e tentar reproduzir aquelas coisas no Sculptris.
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