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Problema com sprite inimiga

3 participantes

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Problema com sprite inimiga Empty Problema com sprite inimiga

Mensagem por G_STF Qua 23 Abr 2014, 15:08

Boas Pessoal

É a primeira vez que posto uma duvida, pois sempre que surge um problema dou uma busca no fórum
e consigo resolver, mas esta, está difiçíl de resolver... já estou tentando a mais de 2 semanas e não
consigo zangado , com certeza voçês vão conseguir me ajudar, pois até poderá ser algo bem simples.
Vamos lá:

No step do jogador inimigo(jogo de futebol  "futtreco" jogo já postado) o jogador avançado estou a utilizar o seguinte código:1ºParte
Código:
if obj_bola. x>x and obj_bola.y>y { //se a bola estiver a direita do jogador inimigo e se a posição da bola estiver em baixo
y-=3  //o inimigo andará para cima
sprite_index=spr_cima  //
}
if obj_bola. x>x and obj_bola.y<y {// se a bola estiver a direita do jogador inimigo e se a posição da bola estiver em cima
y+=3//o inimigo andará para baixo
sprite_index=spr_baixo
}
Nesta parte a bola encontra-se atrás do adeversário.
Nesta parte a sprites estão a funçionar bem, mas como declarar que quando o movimento parar,o jogador fica com a sprite virada para a frente (spr_frente)?

2º parte (no step):
Código:
if obj_bola.x<x and obj_bola <2.5{ // se a bola estiver a esquerda do jogador inimigo

if obj_bola.y<y and obj_bola<2.5  //se a bola estiver em cima
y-=3 // o inimigo andará para cima
sprite_index=spr_cima

if obj_bola.y>y and obj_bola <2.5 // se a bola estiver em baixo
y+=3 // o inimigo andará para baixo
sprite_index=spr_baixo
}

Nesta parte a bola está a frente do adeversário

Aqui não está a funçionar, pois só utiliza a sprite para baixo, ande para cima ou para baixo ou pare a
sprite é sempre para baixo!!! 
Quanto a sprite virada para a frente utilizei o seguinte código:
Código:
if obj_bola.y=y and obj_bola <2.5 // se a posição da bola é igual a do jogador
y=0 //
sprite_index=spr_frente
}


Assim ele fica sempre com a sprite para a frente, ande para baixo ou cima
 estou com o mesmo problema quanto ao guarda_redes, mas se conseguir resolver este penso que conseguirei resolver no guarda-redes, sendo que os códigos são um pouco diferentes.

Se alguém puder dar uma dica agradeço.


Última edição por G_STF em Qua 23 Abr 2014, 21:31, editado 1 vez(es)
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Problema com sprite inimiga Empty Re: Problema com sprite inimiga

Mensagem por G_STF Qua 23 Abr 2014, 15:20

Já alterei e utilizei code.


Última edição por G_STF em Qua 23 Abr 2014, 21:43, editado 1 vez(es)
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Problema com sprite inimiga Empty Re: Problema com sprite inimiga

Mensagem por Mr. Kaleb Qua 23 Abr 2014, 19:45

Amigo, tentei ler o seu problema, mas você esqueceu de usar a tag [code], fica bem mais fácil de visualizar.
E seu segundo post f*rrou com tudo, não conseguir entender mais nada.
Apague o segundo post e edite ele no primeiro, assim fica bem melhor Smile
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Problema com sprite inimiga Empty Re: Problema com sprite inimiga

Mensagem por Wendryos Qui 24 Abr 2014, 19:00

Olha STF pelo que me pare-se seu problema é o lado do seu personagem
Vamos tentar resolver:
1º coloque um variável para indicar o lado.
No Event Create Coloque:

Código:
Lado =0

E Todos os seus step coloque o lado para indicar
Ex:
Código:
Lado =90
y-=3
sprite_index=spr_cima

Em todas as steps coloque os Lados respectivos.
Para cima: 90
Para Baixo: 270
Para Direita: 0
Para Esquerda: 180
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Problema com sprite inimiga Empty Re: Problema com sprite inimiga

Mensagem por G_STF Sex 25 Abr 2014, 09:01

Respondendo a Wendryos:

Olhe estava a testar colocar os lados, mas percebi que isso não vai fazer diferença, porque mesmo utilizando isso, as sprites ficam igual. Mas vou explicar melhor é o seguinte repare na 1ºparte do meu codigo lá em cima, ai está a funçionar bem quando vai para cima tem a sprite "cima", para baixo tem a sprite "baixo", preçiso é saber como vou dizer que quando ele pára a sprite vai ficar para a frente!!!

Olhe na 2º parte do código eu tive aqui mexendo e alterei o código e deixei assim:
Código:
if obj_bola.x<x and obj_bola.y<y{ // se a bola estiver a esquerda do inimigo e a posiçao da bola for em cima
y-=3 // o inimigo andará para cima
sprite_index=spr_cima}
Código:
if obj_bola.x<x and obj_bola.y>y{ // se a bola estiver a esquerda do inimigo e a posiçao da bola for em baixo
y+=3 // o inimigo andará para baixo
sprite_index=spr_baixo
}

Desta forma a sprites para baixo e cima estão a funçionar bem, mas surge outra vez o problema como dizer
que quando o jogador pára a sprite fica virada para a frente??

Obrigado pela sua atenção Happy
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Problema com sprite inimiga Empty Re: Problema com sprite inimiga

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