GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Submundo-e sua trajetória

+2
willyruduit
JoaoVanBlizzard
6 participantes

Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Submundo-e sua trajetória

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 10 Abr 2014, 00:45


Submundo-e sua trajetória


Por: João Van Blizzard



Submundo-e sua trajetória 2nhev5y

Uma coisa que eu vejo bastante é a galera reclamar e desistir de projetos
por parecerem demorados demais, mas o que significa demorado para criar
um jogo? vontade de ve-lo virar dinheiro, ver outras pessoas jogarem ele,
fazer algo que convençam vocês a ter uma profissão no ramo, se vocês pensam
assim então será que vocês não gostam tanto assim de criar jogos ao ponto de
tratar isso como um acaba logo, sem ter uma lembrança, vamos pensar assim:
quando uma pessoa se casa e vai ter filhos, dificilmente se ouve alguém
reclamar dizendo:"eu não vou ter filhos por que leva nove meses para nascer,
pode acontecer alguma coisa como um aborto ou nascer deficiente." ninguem
pensa no pior nessas horas, é um desejo e venha como for, não tem importância
desde que venha, então por que para criar um jogo deveria ser diferente, por 
que nos preocupamos tanto com o tempo e ansiedade, se deveríamos dar ao
nosso oficio praticamente o mesmo amor que daríamos a um filho pois muitas
vezes criar um game é um trabalho de parto com muitas vezes um final gratificante.

Bom, mas ai você pergunta: "o que isso tem a ver com o game submundo?" ai é
que está, Submundo é um jogo que prova que sonhos de verdade nunca morrem até virar
realidade, e esse jogo é bem mais antigo do que muitos pensam.


A idéia do jogo eu tive em 1998 quando na epoca games tipo "alone in the dark"
e "resident evil"eram os jogos do momento, a febre era tanta que assassinaram o 
game Parasite eve ,quede um belissimo rpg de horror survivor a sequencia se tornaria uma copia nada
original do estilo resident e CiA ,nada contra o PE2 mas a idéia do primeiro era bem mais unica , 
eu tive a idéia do meu game enquanto jogava um  game  chamado"Deep Fear" para sega saturn , jogo que 
eu tinha comprado quando fui a porto alegre, na epoca ele era um dos pouquissimos jogos de horror
survivor que eu podia jogar, pois eu ainda não tinha um playstation, passaram-se alguns
anos e encontrei um antigo amigo, ele dizia fazer um fanzine ( quadrinhos amadores, geralmente mangás)
e como na epoca eu gostava de desenhar(desenhava mal mas eu gostava, heheeh), criei uma versão
em quadrinho do submundo ( que na epoca se chamava "Hospedeiros do inferno", nunca acertei o nome da
franqui, sempre mudava os nomes e sempre ficava meio sem nexo, o nome original seria "incidente na residencia"
não sei de onde eu tirava os nomes, também tentei chamar de "evil city", "road of the hell", eu tinha
problemas para escolher o nome, mas ai o nome saiu como "Hospedeiros do inferno" que significava que
seriamos criaturas infectadas por obra das trevas, algo assim.) quando fui fazer o teste na
Contra-regras (nome dado ao fanzine da galera) meu projeto não foi aprovado, mas recebi varias criticas
construtivas, foi a primeira vez que ,e sentia menor que os outros , fiquei semanas com uma cara
de enterro por causa disso, mas depois toquei barco a diante e segui em frente, um ano depois recebi o
convite da mesma galera a fazer um história para o zine deles, mas ai meus pensamentos haviam mudado
eu queria mesmo criar um game com essa ideia.

Submundo-e sua trajetória Pagina1
Submundo (Hospedeiros do inferno) , feito em história em quadrinhos, na época que eu pretendia ser quadrinista.

Em 2000,comprei meu playstation e tive o conhecimento do RPG Maker como ferramenta para criação de jogos
de rpgs, então quis tentar fazer o jogo que seria o "Submundo" mas ainda possuía o nome "hospedeiros do
inferno" não cheguei a faze-lo completo, as limitações da engine me irritavam demais, mas o jogo ficou bem
comprido e era legal de jogar, tinha armas, inimigos, personagens, vários enredos, eu jogava varias vezes,e
compartilhava com uns amigos que tinham playstaion fazendo copias nos memory cards deles, meu joguinho chegou a usar 8 slot de memoria, dois a menos que uma estranha noite que usava 10.
Submundo-e sua trajetória Submundo%20rpg%20maker
Simulação do submundo (ainda chamando-se Hospedeiros do inferno) ,criado em 2002 com o RPG MAkER para playstation.

Depois disso me dei por satisfeito, mesmo meu sonho ter ficado pela metade, sabia que estava no limite
e que criar jogos estava distante daquilo que eu podia fazer, quando comprei meu primeiro pc em 2008 
vi o lance de criar games novamente como uma opção nisso achei o rpg maker XP, tentei fazer uma estranha noite nele e não me agradou muito, submundo cheguei a tentar, mas nem quis perder tempo , já tinha percebido que eu tava ficando mais ganancioso no quesito game play, anos depois descobri o game maker 6 onde criei a boneca e a maldição no possível que eu poderia fazer (onde fui presenteado com um cisto na mão por tentar desenhar os personagens com mouse) , mas só aprendi a criar jogos mesmo depois da versão 8 graças aos concursos do fórum,  em 2013 resolvi apostar em fazer novamente o "hospedeiros do inferno" , mas meu quadro de ideias para o jogo foi aumentando e resolvi batizar de submundo-uma viagem macabra até o vale das trevas" (e uma versão em inglês chamada "Nearest of the Hell") quase que mudei o nome do submundo mais uma vez por ja existir um jogo de terror  com o mesmo nome, mas por outro lado ajudaria a ganhar conhecimento do publico pela ironia comecei com uma versão com personagens em sticker e ainda assim teve muitos que gostaram do jogo, esse ano pude trazer a versão na forma que sempre quis que ele fosse ou seja com o tão sonhado gráfico 3D , lógico que eu no principio pensava em ângulos de câmera e tudo mais, mas para dizer a verdade preferi fazer em uma visão só não por ser mais simples, mas por ser mais meu, não queria apenas gerar um genérico de vários jogos que tem por ai, queria criar algo novo inspirado na old school porem com meu toque no game play Smile
Submundo-e sua trajetória Screenshot110
Submundo , mesmo na versão stick, conseguiu torna-se interessante, o que me deu forças para
criar a versão na forma que tanto quis. 

Bom galera, essa foi mais ou menos a trajetória que meu game submundo, para mostrar que enquanto estivermos vivos a esperança vai sempre existir, não se preocupem com o tempo ou o trabalho que vai dar, e sim com aquilo que você aprendeu ou passou para chegar até o projeto todo para passar para os outros assim como passei para vocês, games são como crianças, que a medida que crescem geram muitas historias na vida para depois poder conta-las, desejo a  todos vocês sucesso com seus projetos, se esforcem para realiza-los assim como venho me esforçando para criar meus jogos caminhos difíceis sempre vão ter mas ninguém venceu sem uma luta dura antes de ter um final gratificante.

Bons sustos,Ahahahahahahah.
Submundo-e sua trajetória Teke_imagem1


Última edição por JoaoVanBlizzard em Qui 10 Abr 2014, 11:49, editado 1 vez(es)
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por willyruduit Qui 10 Abr 2014, 09:05

Bela historia, é não se tem limites quando se persiste!

Fica a dica de nunca desistir no primeiro obstáculo, nem sempre a caminhada é tranquila.

Não Pare por ai  Happy 

Sorte no Submundo 2  cheers
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por Mateus O de Andrade Qui 10 Abr 2014, 09:27

É Vanblizzard, quase fui vitima disso. Por sorte tive o forum do GMBR e um pessoal superbacana que me deu força pra continuar.
O que você escreveu só me deu mais força e espero ter algo de bom para mostrar pra galera! (se agradar alguem melhor ainda).

E não pude notar a semelhança de seu herói....o nome dele não seria CRIStopher ou CRIStian ou ainda CRISpin???
Muito legal seu jogo....queria ter tempo para jogar metade dos projetos que a galerinha lança aqui, tem muita coisa super legal.

Sucesso e um abração cara, belo trabalho.
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

Games Ranking : Nota D

Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por dharrison Qui 10 Abr 2014, 11:31

muito interessante conhecer o trajeto do submundo Happy
Acho que tópicos como esse são mais do que necessários no fórum, motivação, lições de vida e trajetória são coisas que todo game developer deveria buscar conhecer.

No meu caso acredito que o problema é que eu nunca tive um projeto que realmente me deu vontade de continuar. Não por dificuldades e tal, mas é que cada projeto que iniciei foram apenas projetos para aprendizado, exceto o Planet Wars (que talvez eu continue). Mas até mesmo o Bit Evolution é um projeto mais para aprendizado do que para "lançar um game".

Sei lá, acho que ainda não tive "aquela idéia" para criar um jogo legal. Mas um dia ainda vou concluir um projeto meu Happy
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por vitorfernandes13 Qui 10 Abr 2014, 16:04

Ótimo tópico Joao Happy
estou sem ideias para meu proximo jogo, e tambem sem tempo, mas, ainda quero ter meu "Submundo" haha
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por Gabreel Qui 10 Abr 2014, 21:54

Acho eu que o pior do desenvolvimento dos jogos - principalmente se demorados - é que cada vez mais você vai aprendendo e cada vez mais você vai vendo como o trabalho atual é totalmente medíocre e você acha que não vale a pena consertar pois faria algo muito melhor.
Gabreel
Gabreel

Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 20 Abr 2014, 13:28

Willruduit escreveu:Bela historia, é não se tem limites quando se persiste!

Fica a dica de nunca desistir no primeiro obstáculo, nem sempre a caminhada é tranquila.
Eu acredito que o que mais me motivou foi o desejo de eu querer fazer isso, não queria que os outros fizessem por mim, por que meu sonho era criar esse jogo eu mesmo, acho que nós somos movidos pelo que desejamos, muitos reclama que sentem preguiça de criar um certo jogo, por que na verdade eles queriam jogar o jogo e não cria-lo.

Mateus o de andrade escreveu:É Vanblizzard, quase fui vitima disso. Por sorte tive o forum do GMBR e um pessoal superbacana que me deu força pra continuar.
O que você escreveu só me deu mais força e espero ter algo de bom para mostrar pra galera! (se agradar alguem melhor ainda).
Sim, o objetivo era esse, mostrar ao pessoal que acha que aqueles que criam jogos fodasticos (diga-se de passagem) tem vida de rosas, muitos passam por coisas bem extrema, e o que move é o forte desejo de fazer algo, tinha uma epoca que eu queria largar de um jogo para fazer outro, mas hoje em dia eu não consigo fazer isso, só lido com um jogo por vez, só paro de fazer se minha ideia ainda está crua, mas quando a idéia esta reluscente , eu vou até o fim, a parte mais dificil é descobrir como fazer o gm fazer tudo que penso, fora isso, o resto damos um jeitinho. Smile
E não pude notar a semelhança de seu herói....o nome dele não seria CRIStopher ou CRIStian ou ainda CRISpin???
Sabe, que você despertou algo interessante, não me inspirei em ninguem para criar meu personagem, na verdade nem sabia como ele iria ser, eu fui compondo e pensava, quero um personagem com personalidade, pensei no estilo, no jeito de falar, coloquei uns clichês, mas foi tudo força da old school mesmo, foi a unica inspiração que realmente considero ter feito parte nesse processo.
No meu caso acredito que o problema é que eu nunca tive um projeto que realmente me deu vontade de continuar. Não por dificuldades e tal, mas é que cada projeto que iniciei foram apenas projetos para aprendizado, exceto o Planet Wars (que talvez eu continue). Mas até mesmo o Bit Evolution é um projeto mais para aprendizado do que para "lançar um game".
Eu acho que eu tive dois gostos na vida, que era games e animes (ou mangás) as vezes eu via ideias boas mal aproveitadas que faziam jogos não terem replays, e me dava vontade de criar jogos com ideias mal usadas como o Halloween que eu fiz inspirado no sexta feira 13 do atari, ou seja eu tenho um senso distinto da galera, que geralmente criam fãs games que fazem sucesso, eu já prefiro criar um jogo vindo de um projeto que não soube aproveitar uma ideia, assim eu consigo criar algo novo, e não genérico de coisas que ja alimentam bem as próprias produtoras.

você não precisa criar jogos se não tiver vontade ou conhecimento ainda, espera a hora certa, quando der aquele estalo em sua mente você verá que é a hora certa de fazer algo, eu tenho muita vontade de criar jogos com o unity, mas sei que ainda não é o melhor momento de aprender a usa-lo, agora se você viu inspiração no Planet Wars , vai fundo nele, o ser humano deve vencer na qualidade, de que adianta ter muito jogos se nenhum deles chamar a atençao né?

Acho eu que o pior do desenvolvimento dos jogos - principalmente se demorados - é que cada vez mais você vai aprendendo e cada vez mais você vai vendo como o trabalho atual é totalmente medíocre e você acha que não vale a pena consertar pois faria algo muito melhor.
Foi por isso que esperei tanto tempo para recriar o submundo para pc, por que eu esperava de uma tecnologia que me permitisse colocar quase tudo que eu pensava em fazer , e quando eu usava o rpg maker do playstation eu tinha dois problemas, que era a limitação de memoria, usar textos era contadinho, se eu colocasse muitos textos, lotava meu memory card, e na época comprar um era caro, outro problema era a falta de programação, precisávamos usar funções predefinidas, claro que eu fazias umas firulas para a composição dos puzzles do game , mas era um trabalho exaustivo, mas no próprio game maker eu ja passei e ainda passo pelo que você disse, conforme vou conhecendo o GM vai aumentando a minha capacidade de ideias e notando que eu tinha trabalho em fazer coisas que hoje em dia são simples de se fazer para mim.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Submundo-e sua trajetória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Submundo-e sua trajetória Empty Re: Submundo-e sua trajetória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos