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barra de especial???

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Mensagem por daniloao Dom 09 Fev 2014, 16:14

eu to fazendo um jogo e queria sabe como faz barra de especial(já procurei no fórum e não achei meu caso especifico scratch )
assim quando eu aperta Z a barra fair aumentado aos poucos
e quando e fizer o especial -30% da barra
me manda um engine ai por favor! study 
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Mensagem por Pedrin72 Dom 09 Fev 2014, 16:21

Não entendi, seja mais claro que eu faço uma engine para você de boa!
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Mensagem por daniloao Dom 09 Fev 2014, 16:23

assim quando eu aperta z a barra vai aumentado e quando eu aperta x ela diminui um pouco
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Mensagem por Lukbebalduke Dom 09 Fev 2014, 16:48

Vamos la , primeiro nos temos a barra, a barra provavelmente vai contar ate 100. Então vamos definir a quantidade da nossa barra

Código:
global.poder = 0; // Nossa barra esta atualmente vazia , mas ele vai encher ate 100.

Mas a nossa barra precisa encher , então no step Event Step 


Código:
if keyboard_check(ord("Z")) and global.poder<100 // Verifica se pressionaram Z e se a barra ja nao esta cheia.
{
global.poder += 1; //Nossa barra vai encher 1 por step.
};

Ok, agora o nosso personagem precisa liberar o poder e soltar o haduken [ou seja la o que for]


Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space) and global.poder >= 30 // Se ele pressionar espaço e tiver 30 ou mais de poder
{
global.poder -= 30; // Ele gasta o poder
instance_create(x,y,obj_haduken); // Ele solta o poder, no caso, isso você vai ter que adaptar obviamente.
};

Certo , precisamos desenhar a barra agora , então vamos no draw Event Draw 


Código:
draw_rectangle_color(16,16,16+global.poder,32,cor,cor,cor,cor,0);

draw_rectangle_color(x1 ,y1, x2, y2, cor1, cor2, cor3, cor4, outline)

x1 = Posição x da esquerda // 16
y1 = Posição y de cima //16
x2 = Posição x da direita // 16 + global.poder , pois ele vai contar do 16 ate o máximo, que seria o 116 (16 + 100 que e o total do poder).
y2 = Posição y de baixo
cor1,cor2,cor3,cor4 = A cor de cada canto , você pode c_white , c_red etc... pode conferir a lista de cores no GM. Ou criar sua própria cor.
outline = define se vai desenhar o preenchimento ou não , no caso botamos 0 para desenhar com preenchimento.

Certo, você pode adicionar agora uma borda a sua barra de poder, usando o mesmo código que usei acima. Para o player poder saber o quanto falta para encher a barra. 

Em fim, era isso, espero que consiga resolver.
Lukbebalduke
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