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Draw de função GML
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Draw de função GML
Galera como posso desenhar a caixa que representa o place_meeting
por exemplo estou criando uma especie de checagem de colisão com o seguinte codigo
como eu desenho a caixa representada por esse palce_meeting ai?
por exemplo estou criando uma especie de checagem de colisão com o seguinte codigo
- Código:
if place_meeting(128,128,obj_caixa)
{
instance_destroy()
}
como eu desenho a caixa representada por esse palce_meeting ai?
Re: Draw de função GML
Não entendi direito ... é só pra desenhar uma caixa na posição que ele deveria estar pro evento ocorrer ?
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Re: Draw de função GML
Aqui explico isso com algumas imagens:
https://gmbr.forumeiros.com/t3729-colisoes-parte-4-colisoes-simples#29144
Basicamente essa função recria a caixa de colisão usando a sprite do objeto. Você apenas tem que das as posições (x,y) e o objeto para qual quer checar (obj).
Por isso usamos x+3, ou y+1, ou x-2, ou seja, sempre colocamos essa nova caixa em relação ao objeto. Logo se colocar como no exemplo que mostrou (128,128), isso será em relação à room.
No caso pra desenhar, vai depender se a sua sprite é precisa ou não. Caso for, ela só vai considerar pixels opacos.
Caso não, a caixa será uma caixa (duh!!) do tamanho da sprite.
E pra desenhar mesmo, tu pode usar o draw_rectangle, mas tem que se lembrar de levar em conta a ORIGIN do objeto. Logo um código apropriado seria:
Pra desenhar nas posições do place_meeting, basta trocar os dois X e os dois Y (E sim, repetidamente, duas vezes) do draw_rectangle pelos valores que colocou para checar.
*sprite_xoffset e sprite_yoffset são as posições da ORIGIN da sprite do objeto.
*Esse código não leva em conta rotações, sei fazer, mas prefiro que tu estude sobre vetores.
Espero que ajude.
FLWS!
https://gmbr.forumeiros.com/t3729-colisoes-parte-4-colisoes-simples#29144
Basicamente essa função recria a caixa de colisão usando a sprite do objeto. Você apenas tem que das as posições (x,y) e o objeto para qual quer checar (obj).
Por isso usamos x+3, ou y+1, ou x-2, ou seja, sempre colocamos essa nova caixa em relação ao objeto. Logo se colocar como no exemplo que mostrou (128,128), isso será em relação à room.
No caso pra desenhar, vai depender se a sua sprite é precisa ou não. Caso for, ela só vai considerar pixels opacos.
Caso não, a caixa será uma caixa (duh!!) do tamanho da sprite.
E pra desenhar mesmo, tu pode usar o draw_rectangle, mas tem que se lembrar de levar em conta a ORIGIN do objeto. Logo um código apropriado seria:
- Código:
//Desenha sprite
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
//Desenha retangulo sobre a sprite
draw_rectangle(
x + (sprite_xoffset - sprite_xoffset),
y + (sprite_yoffset - sprite_yoffset),
x + (sprite_xoffset + (sprite_width - sprite_xoffset)),
y + (sprite_yoffset + (sprite_height - sprite_yoffset)),
1);
Pra desenhar nas posições do place_meeting, basta trocar os dois X e os dois Y (E sim, repetidamente, duas vezes) do draw_rectangle pelos valores que colocou para checar.
*sprite_xoffset e sprite_yoffset são as posições da ORIGIN da sprite do objeto.
*Esse código não leva em conta rotações, sei fazer, mas prefiro que tu estude sobre vetores.
Espero que ajude.
FLWS!
Re: Draw de função GML
se estou certo o place_meeting não desenha nada ele só checa se no PONTO
128x128 (indicados no código) ha um obj_caixa(também especificado no código)
128x128 (indicados no código) ha um obj_caixa(também especificado no código)
glasdou- Data de inscrição : 21/11/2013
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Re: Draw de função GML
Dá pra usar assim:
- Código:
draw_rectangle(bbox_left,bbox_top,bbox_right,bbox_bottom,1)
Gonçalves- Games Ranking :
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Re: Draw de função GML
opa obrigado a todos ai pelas respostas,
AlexFC eu olhei sim seu tutorial e consegui criar as caixas aqui, vlw mesmo agora vou dar uma olhada no codigo que você me passou, e que como eu estou trabalhando com o physics do game maker eu mecho com fixtures e não com collisions normais ok, então tenho que "converter estes codigos para aplicar ao meu game" acho que quase ninguem aki no fórum usa o physics!
AlexFC eu olhei sim seu tutorial e consegui criar as caixas aqui, vlw mesmo agora vou dar uma olhada no codigo que você me passou, e que como eu estou trabalhando com o physics do game maker eu mecho com fixtures e não com collisions normais ok, então tenho que "converter estes codigos para aplicar ao meu game" acho que quase ninguem aki no fórum usa o physics!
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