GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Draw de função GML

5 participantes

Ir para baixo

Draw de função GML Empty Draw de função GML

Mensagem por AlexBosquin Sáb 04 Jan 2014, 18:34

Galera como posso desenhar a caixa que representa o place_meeting

por exemplo estou criando uma especie de checagem de colisão com o seguinte codigo

Código:

if place_meeting(128,128,obj_caixa)
{
    instance_destroy()
}

como eu desenho a caixa representada por esse palce_meeting ai?
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por Lukbebalduke Sáb 04 Jan 2014, 18:58

Não entendi direito ... é só pra desenhar uma caixa na posição que ele deveria estar pro evento ocorrer ?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por AlexBosquin Sáb 04 Jan 2014, 19:28

sim é a caixa que o place_meeting faz para checar a colisão!
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por All-x Sáb 04 Jan 2014, 20:01

Aqui explico isso com algumas imagens:

https://gmbr.forumeiros.com/t3729-colisoes-parte-4-colisoes-simples#29144

Basicamente essa função recria a caixa de colisão usando a sprite do objeto. Você apenas tem que das as posições (x,y) e o objeto para qual quer checar (obj).

Por isso usamos x+3, ou y+1, ou x-2, ou seja, sempre colocamos essa nova caixa em relação ao objeto. Logo se colocar como no exemplo que mostrou (128,128), isso será em relação à room.

No caso pra desenhar, vai depender se a sua sprite é precisa ou não. Caso for, ela só vai considerar pixels opacos.

Caso não, a caixa será uma caixa (duh!!) do tamanho da sprite.

E pra desenhar mesmo, tu pode usar o draw_rectangle, mas tem que se lembrar de levar em conta a ORIGIN do objeto. Logo um código apropriado seria:

Código:
//Desenha sprite
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)

//Desenha retangulo sobre a sprite
draw_rectangle(
    x + (sprite_xoffset - sprite_xoffset),
    y + (sprite_yoffset - sprite_yoffset),
    x + (sprite_xoffset + (sprite_width - sprite_xoffset)),
    y + (sprite_yoffset + (sprite_height - sprite_yoffset)),
    1);

Pra desenhar nas posições do place_meeting, basta trocar os dois X e os dois Y (E sim, repetidamente, duas vezes) do draw_rectangle pelos valores que colocou para checar.

*sprite_xoffset e sprite_yoffset são as posições da ORIGIN da sprite do objeto.

*Esse código não leva em conta rotações, sei fazer, mas prefiro que tu estude sobre vetores.

Espero que ajude.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por glasdou Sáb 04 Jan 2014, 23:39

se estou certo o place_meeting não desenha nada ele só checa se no PONTO
128x128 (indicados no código) ha um obj_caixa(também especificado no código)
glasdou
glasdou

Data de inscrição : 21/11/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 95
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por Gonçalves Dom 05 Jan 2014, 00:01

Dá pra usar assim:

Código:
draw_rectangle(bbox_left,bbox_top,bbox_right,bbox_bottom,1)
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por AlexBosquin Dom 05 Jan 2014, 08:48

opa obrigado a todos ai pelas respostas,
AlexFC eu olhei sim seu tutorial e consegui criar as caixas aqui, vlw mesmo agora vou dar uma olhada no codigo que você me passou, e que como eu estou trabalhando com o physics do game maker eu mecho com fixtures e não com collisions normais ok, então tenho que "converter estes codigos para aplicar ao meu game" acho que quase ninguem aki no fórum usa o physics!
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : Draw de função GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Draw de função GML Empty Re: Draw de função GML

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos