GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com particulas
por RastaMaan Ontem à(s) 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56


teclado virtual (android/ios)

4 participantes

Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty teclado virtual (android/ios)

Mensagem por saim Qua 11 Dez 2013, 12:33

Vi uma pergunta relacionada às virtual keys e achei que o problema seria resolvido, mas não, era com relação à movimentação de personagem.

Minha pergunta é me parece um pouco mais simples. Sabe aquele tecladinho que aparece toda vez que você vai digitar alguma coisa no smartphone/tablet? Ele é padronizado o suficiente pra ser uma engine interna do aparelho. Todo programa (facebook, bloco de notas, navegadores) usa as mesmas imagens, com as mesmas opções de acentuação.
Procurei (rapidamente, admito) no manual alguma dica de como chamar esse teclado, mas não achei nada além das virtual keys. Elas me parecem mais úteis pra botões, não pra entrada de texto.

Se eu quiser chamar esse teclado pro jogador (por exemplo, se quiser que ele digite o nome), isso é possível? Se sim, como fazer? Em android é diferente de em ios?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 11 Dez 2013, 12:52

Nunca usei essa função, mas ja joguei jogos que chamam esse teclado, (tipo o" break block adventure" do voganha), acredito que é o mesmo usado para teclar texto nos jogos para pc, acredito que quando você usa essa função em tablets e celulares, automaticamente chamará o teclado virtual na tela para digitar textos.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por PedroX Qua 11 Dez 2013, 14:39

Tente com get_string.

Referência: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=534285

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por saim Qua 11 Dez 2013, 16:05

Valeu pelo link!

Mais pra frente, o cara sugere "get_string_async() or get_integer_async()", que me parecem (e pra mais alguns membros da GMC, pelo visto) mais ferramentas de debug que uma solução a ser implementada.
Depois, a moçada bolou uma engine que faz seu próprio teclado virtual. Parece que a coisa vai ficar por isso mesmo, sem uma solução decente.
Uma pena. Entrada de texto é algo importante, acho que uma plataforma que se propõe a exportar pra todos os dispositivos deveria se preocupar um pouco mais com isso.

Assim que eu conseguir evoluir o bastante pra compilar pra alguma plataforma, eu testo a engine do link e posto o que achei.
Se alguém quiser fazer isso antes, eu agradeço.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por willyruduit Qui 12 Dez 2013, 00:24

É como o PedroX falou se quer pegar um nome EX:
Código:
global.nome=get_string('Qual seu Nome ?',"")

Ai você coloca aonde quer a ação. E ele abrirá automaticamente a janela com o teclado!
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por saim Qui 12 Dez 2013, 09:37

Não, willyruduit, isso eu entendi. Mas get_string, convenhamos, é muito feio. Abre uma caixa de diálogo que, por mais que tenha gente que consegue enfeitar (eu não consigo), ainda é uma ferida no visual do jogo.

Eu quero um lance profissa (ou, melhor dizendo, a POSSIBILIDADE de um lance profissa). Quero a tela de highscore mostrando os nomes e o cursor no lugar certinho do campeão escrever o nome. Quero a caixa de diálogo personalizada, com a fonte do jogo, escrito "meu nome é..." e o cursor piscando.

O que eu quero, resumindo, é um comando "abre teclado" e um comando "fecha teclado", mas isso não existe. No link do PedroX tem uma discussão a respeito exatamente desse assunto, e o rapaz da yoyogames diz, com todas as letras, que não vão fazer nada do tipo.
gnysek (GMC member) escreveu:It will be nice if there is a function keyboard_device_show() (...)
rwkay (YoYo Games Staff) escreveu:No this is not something that we are going to do - use get_string_async() for this.

Ah, mais uma coisa... Ele sugere usar o evento "async" porque, pelo que eu entendi, o get_string normal trava o aparelho até que o usuário termine a string e dê "enter", o que impediria, por exemplo, um recebimento de chamada. E, ainda pelo que eu entendi, isso não pausa o jogo automaticamente, como o get_string faz, de forma que o pau continua quebrando enquanto o jogador digita.
Então, cuidado com isso.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por PedroX Qui 12 Dez 2013, 14:24

Abrir e fechar o teclado não será possível mesmo. Acho que só com Java...

Mas tem um exemplo que mostra como fazer o seu próprio:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=553495

Talvez você só precise ajustar um pouco os gráficos e alguns códigos.

Edit

No mesmo tópico, alguém postou um exemplo supostamente melhor ainda:

https://dl.dropbox.com/u/64862817/Keyboard.gmz

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

compilando para android - teclado virtual (android/ios) Empty Re: teclado virtual (android/ios)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos