Conectar-se
Quem está conectado
40 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 37 Visitantes

CRP-Max, jailson_dante, KinKing

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

teclado virtual (android/ios)

em Qua Dez 11, 2013 9:33 am
Vi uma pergunta relacionada às virtual keys e achei que o problema seria resolvido, mas não, era com relação à movimentação de personagem.

Minha pergunta é me parece um pouco mais simples. Sabe aquele tecladinho que aparece toda vez que você vai digitar alguma coisa no smartphone/tablet? Ele é padronizado o suficiente pra ser uma engine interna do aparelho. Todo programa (facebook, bloco de notas, navegadores) usa as mesmas imagens, com as mesmas opções de acentuação.
Procurei (rapidamente, admito) no manual alguma dica de como chamar esse teclado, mas não achei nada além das virtual keys. Elas me parecem mais úteis pra botões, não pra entrada de texto.

Se eu quiser chamar esse teclado pro jogador (por exemplo, se quiser que ele digite o nome), isso é possível? Se sim, como fazer? Em android é diferente de em ios?
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Número de Mensagens : 1925
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 144

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: teclado virtual (android/ios)

em Qua Dez 11, 2013 9:52 am
Nunca usei essa função, mas ja joguei jogos que chamam esse teclado, (tipo o" break block adventure" do voganha), acredito que é o mesmo usado para teclar texto nos jogos para pc, acredito que quando você usa essa função em tablets e celulares, automaticamente chamará o teclado virtual na tela para digitar textos.
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: teclado virtual (android/ios)

em Qua Dez 11, 2013 11:39 am
Tente com get_string.

Referência: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=534285
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: teclado virtual (android/ios)

em Qua Dez 11, 2013 1:05 pm
Valeu pelo link!

Mais pra frente, o cara sugere "get_string_async() or get_integer_async()", que me parecem (e pra mais alguns membros da GMC, pelo visto) mais ferramentas de debug que uma solução a ser implementada.
Depois, a moçada bolou uma engine que faz seu próprio teclado virtual. Parece que a coisa vai ficar por isso mesmo, sem uma solução decente.
Uma pena. Entrada de texto é algo importante, acho que uma plataforma que se propõe a exportar pra todos os dispositivos deveria se preocupar um pouco mais com isso.

Assim que eu conseguir evoluir o bastante pra compilar pra alguma plataforma, eu testo a engine do link e posto o que achei.
Se alguém quiser fazer isso antes, eu agradeço.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Número de Mensagens : 306
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 33

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: teclado virtual (android/ios)

em Qua Dez 11, 2013 9:24 pm
É como o PedroX falou se quer pegar um nome EX:
Código:
global.nome=get_string('Qual seu Nome ?',"")

Ai você coloca aonde quer a ação. E ele abrirá automaticamente a janela com o teclado!
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: teclado virtual (android/ios)

em Qui Dez 12, 2013 6:37 am
Não, willyruduit, isso eu entendi. Mas get_string, convenhamos, é muito feio. Abre uma caixa de diálogo que, por mais que tenha gente que consegue enfeitar (eu não consigo), ainda é uma ferida no visual do jogo.

Eu quero um lance profissa (ou, melhor dizendo, a POSSIBILIDADE de um lance profissa). Quero a tela de highscore mostrando os nomes e o cursor no lugar certinho do campeão escrever o nome. Quero a caixa de diálogo personalizada, com a fonte do jogo, escrito "meu nome é..." e o cursor piscando.

O que eu quero, resumindo, é um comando "abre teclado" e um comando "fecha teclado", mas isso não existe. No link do PedroX tem uma discussão a respeito exatamente desse assunto, e o rapaz da yoyogames diz, com todas as letras, que não vão fazer nada do tipo.
gnysek (GMC member) escreveu:It will be nice if there is a function keyboard_device_show() (...)
rwkay (YoYo Games Staff) escreveu:No this is not something that we are going to do - use get_string_async() for this.

Ah, mais uma coisa... Ele sugere usar o evento "async" porque, pelo que eu entendi, o get_string normal trava o aparelho até que o usuário termine a string e dê "enter", o que impediria, por exemplo, um recebimento de chamada. E, ainda pelo que eu entendi, isso não pausa o jogo automaticamente, como o get_string faz, de forma que o pau continua quebrando enquanto o jogador digita.
Então, cuidado com isso.
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: teclado virtual (android/ios)

em Qui Dez 12, 2013 11:24 am
Abrir e fechar o teclado não será possível mesmo. Acho que só com Java...

Mas tem um exemplo que mostra como fazer o seu próprio:

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=553495

Talvez você só precise ajustar um pouco os gráficos e alguns códigos.

Edit

No mesmo tópico, alguém postou um exemplo supostamente melhor ainda:

https://dl.dropbox.com/u/64862817/Keyboard.gmz
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum