GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

+3
Willy
luizbills
TRFN
7 participantes

Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por TRFN Seg 02 Dez 2013, 12:57

Boa tarde pessoal. Me surgiu uma excelente oportunidade de trabalhar como desenvolvedor de jogos ( felicidade  ) ( e de início desenvolverei jogos para IOs, Android e PC, logo me mantenho no GM porque entendo melhor ele para o desenvolvimento de jogos investigador ), e dentre as listas de jogos que sei desenvolver, o estilo mais obscuro para mim é um jogo de Corrida (como top gear por exemplo) porém sem usar 3D e o de luta, como The King of Fighters, Street Fighter vs Capcom, Mortal Kombat, Killer Instinct e outros mais... O que preciso me focar agora seria na resolução de desenvolvimento de jogos de luta para ser mais exato, então não será necessário entrar na discussão de "como fazer um jogo de corrida em 2D com parallax e afins" por hora pois não é do meu interesse no momento. Sem mais delongas, eu pensei na seguinte teoria :

Ingredientes para um jogo de luta que funcione ( Pensamento só do programador, que sou eu ):

[V] Física
[X] IA Máquina
[X] Colisão de golpes precisa
[V] Demais aspectos visuais como intro, menu e afins.
[V] Noção geral de pequenos detalhes

* O que está com "X" evidencia o que me impede, atrapalha;

Estou com duas dificuldades : Uma seria bolar uma colisão de soco precisa, mas ao mesmo tempo com dinamismo, para que eu pudesse editar e adicionar com facilidade, outra seria criar uma IA que desse menos trabalho. A grande questão é que até agora só consegui pensar em formas absurdamente trabalhosas que seria trabalhosas para bolar e trabalhosas para editar depois. Vejo sim que tem como desenvolver um jogo de luta, mas não quero algo que for de desanimar ao editar ou adicionar algo novo, queria menos "arroz com feijão" e mais "inteligência e criatividade". Gostaria mais que vocês me ajudassem a pensar na parte lógica destes aspectos. Desde já grato.

* Sobre o MUGEN: Eu conheço, trabalhei nele antes do Game Maker mas ele não resolveria neste caso pois ele não possui portabilidade multi-plataforma.

- EDIT -
Achei um material que já ajuda muito :

https://gmbr.forumeiros.com/t10307-tutorial-logica-em-jogos-de-luta-colisoes-parte-1
https://gmbr.forumeiros.com/t10342-tutorial-logica-em-jogos-de-luta-colisoes-parte-2
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por luizbills Seg 02 Dez 2013, 13:19

Pois bem cara, nunca fiz um jogo de luta. Mas já cheguei a pensar em como eu faria um. Para os golpes eu criaria uma simples colisão de retangulos ou poligonos. Talvez vc pensou assim também né.

Quanto a Inteligência Artificial, como em todo jogo, seria apenas um padrão de golpes. Claro que para ela ser uma IA boa ela deveria ter vários padrões e padrões complexos.

Mas para seu prototipo, vc poderia escolher um de seus lutadores e criar uma simples IA.
Código:
SE (distancia entre os lutadores > X) ENTÃO
use poder
SENÃO
dê um chute
Sugiro você fazer algo bem meia boca (mas que funcione) para o prototipo. Pois assim você poderá testar as lutas sem ficar perdendo tempo comcomplicações. Sugiro também você dar uma pesquisada no google.
luizbills
luizbills

Data de inscrição : 14/09/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por Willy Seg 02 Dez 2013, 13:37

Nunca fiz um jogo de luta, mas com um pouco de lógica dá pra bolar alguma coisa inteligente...

Colisão de golpes precisa:
Quando você dá um soco, o inimigo só sofrerá dano se colidir com:
A - Perna
B - Punho
C - Pâncreas
D - Umbigo
Uma técnica que eu uso para fazer a "colisão precisa", é criar um sprite com o formato da parte que bate, no caso, o punho. Quando eu executo a ação de atacar, crio um objeto com esse sprite criado e o posiciono exatamente no punho. Esse objeto se destrói ao colidir com um inimigo e causa dano. Se ele não colidir com nada, se destrói.

IA Máquina:
Esse ponto é bem mais complicado e trabalhoso de se fazer. Não existe uma formula secreta para fazer.
Eu faria da seguinte forma. Primeiro, eu programaria a IA para ser controlada por mim, ou seja, ao apertar X botão, executa Y ação, como se ele fosse o player mesmo. Depois de tudo pronto, eu trocaria os keyboard_check's da vida por uma variavel correspondente a sua ação, como por exemplo, socar.
Fazendo isso, já temos todos os movimentos feitos, e para usar, basta tornar uma variável verdadeira ou falsa. Com isso, já temos a parte de movimentos pronta, agora, vem a parte complicada...
Devemos agora, programar a inteligência propriamente dita... Neste caso, você terá que se colocar no lugar da IA e pensar: "O que eu faria nessa situação?". Por exemplo, se o adversário está longe, devo me aproximar. Se o adversário começar a me atacar, tento me defender. Se o adversário está dando uma rasteira, pulo para me esquivar.
Atacar, combo, especial, essas coisas, ai fica a seu critério... Pode ser movimentos aleatórios (mais simples) ou planejados de forma mais eficiente (mais complexo).

Fica a dica! blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por PedroX Seg 02 Dez 2013, 14:43

Eu faria como o Willy. Criaria um objeto quadrado na ponta do golpe para que ele colida com o inimigo. Se o inimigo for dar um soco mas levar um no meio do caminho, ele cai mesmo assim. Ou seja, você teria que definir variáveis (levou_soco etc).

Sobre a IA, você poderia jogar com um amigo. Aí você programa um objeto para saber em que condições você fez tal coisa. Exemplo de código pro objeto:

Código:
if (TRFN_deu_soco)
{
if (AMIGO_ESTAVA_SOCANDO) AES=true;
if (AMIGO_ESTAVA_POUCO_HEALTH) AEPH=true;
}
Quando for programar a IA, some pontos a uma variável...

Código:
if (PLAYER_DEU_SOCO) DAR_SOCO += 1; //porque no código anterior tinha isso
if (PLAYER_ABAIXADO) PODER += 1;
if (PLAYER_EM_PE) CHUTE_ALTO += 1;
Seria mais ou menos assim. Analise as situações e some pontos para definir se deve aplicar um golpe ou se defender.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 02 Dez 2013, 15:01

Olha, eu já tenho interesse em criar meu próprio jogo de luta ( não para agora, mas já tenho um projeto em mente), contudo eu também fiz algo no jogo de "a boneca e a maldição" quando os inimigos batem nela, ou quando ela ataca os inimigos com uma voadora, como eu fiz aquilo? eu coloquei na minha cabeça que um soco seria como dar um tiro, seria lançado uma bala invisível no soco com um limite de vida para essa bala, se ela passasse esse limite ou se chocasse com um inimigo ela se destruiria.

Mas até ai tudo bem, mas você perguntaria: mas João , se eu quisesse que um golpe mais forte atingisse o oponente sem eu ser atingido também?
nesse caso poderiam ter categoria para os golpes, tipo a potencia B seria mais forte que a potencia A e a C mais forte que a B, se a potencia B fosse atingida pela potencia C ela se destruiria mas a C não, continuando sua trajetória normalmente, foi um método que eu pensei até para ecomizar tempo e ter algo funcional ao mesmo tempo.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por AlexBosquin Seg 02 Dez 2013, 15:19

cara eu gostei do seu tópico, eu sempre pensei nesse tipo de coisa de colisão em jogo de luta eu bolei uma bem legal vou ver se consigo te dar um "chute na bunda" com ela pra ver se você entende!

Bom é assim no sprite soco: spr_soco
Contém por exemplo: 5 frames
Existe outro sprite chamada: spr_box_colisão (ele é global, ou seja não precisa criar uma box para cara movimento

beleza sabendo disso la no objeto do seu player quando ele executar a função do chute suponhando que existe uma var chamada chute=false que só ative na função do chute

feito isso partimos para o obj_box_colisão que no STEP checará:

Código:

if obj_player.chute=true
{
//ação que vou explicar aqui embaixo
}
bom, quando ele checou se a variável chute do player estava ativa ele iria executar uma ação essa ação seria ficar com sua posição x e y na perna do player ou seja:

Código:

if obj_player.chute=true
{
x=obj_player.x+AA //AA é relativo pode mudar
y=obj_player.y-BB // Tambem é relativo
}
acho que você entendeu mais ou menos a minha teoria mas praticamente é assim:

Se player esta chutando minha posição é nas pernas e se colidir com inimigo gerar a reação dele e dar dano!

desculpe qualquer coisa ae amigo, o que vale é a intenção xD
AlexBosquin
AlexBosquin

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/07/2012
Reputação : 35
Número de Mensagens : 621
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.craftstudios.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por theguitarmester Seg 02 Dez 2013, 15:58

Muito já bati nessa tecla de jogos de luta, até tem um projeto(entre outros desistidos) que tava fazendo que seria um programa parecido com o MUGEN, porém parei de fazer por tempo e prioridades.

[X] Colisão de golpes precisa
Mas, uma dica que te dou é olhar o MUGEN, se você disse que já trabalhou nele, deve ter percebido um pouco de seu funcionamento, e então, pode ter percebido que ele cria uma maskara para personagem, e outra para o golpe, basicamente isto(pode ser criadas várias), e são quadradas, pode ser que você ache que não seja muito precisas, mas em um jogo de luta isto não será muito notável.
Daí, você pode não saber como fazer a Mask do gm se comportar de tal maneira como eu disse acima, então, digo lhe o seguinte: Crie a sua própria Mask!

[X] IA Máquina
Novamente, se você olhou/mecheu/manipulou/editou o MUGEN, deverá ter visto como funciona a parte em que você cria os golpes, poderes, movimentos, tudo no jogo, e então, deve ter percebido algo assim(acho que era assim):
state 1000
[
projectile
...
...
..
]

Isto seria um estado, de tantos outros que tem, basicamente cada movimento seria um estado, por exemplo, se você apertar DIREITA, acionará o estado 4, que pode ser se movimentar a frente, e, esse movimento só pode ser realizado se você estiver vivo, no chão, sem estar atacando...

Procure saber um pouco mais sobre Máquina de Estados, é nisto que se baseia os jogos de luta, tanto para criar a IA quanto manipular os lutadores.

Minha pergunta sobre isso um dia: https://gmbr.forumeiros.com/t25200-ajuda-com-desnvolvimento-de-ia-de-luta-teoria
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por TRFN Qua 04 Dez 2013, 02:39

-EDIT-

Aqui está o que já consegui adiantar. Se acharem algo que me ajude a melhorar por favor me falem; Eu já sei que o jogo trava por causa dos limites que ainda não programei direito. Fiz só o básico do básico e vou implementando e mostrando o resultado...

04/12/2013 - http://www.mediafire.com/download/lnlydfp8qwyunea/jogo+de+luta+-+prot%C3%B3tipo.zip

-POSTAGEM ANTERIOR-

@luizbills
Pois bem cara, nunca fiz um jogo de luta. Mas já cheguei a pensar em como eu faria um. Para os golpes eu criaria uma simples colisão de retangulos ou poligonos. Talvez vc pensou assim também né.
Muito bem colocado. Eu havia pensado em algo similar, e executando essa linha de raciocínio inclusive estou criando objetos "shadow" para fazer algo bem preciso, ou seja, um objeto com vários maks ao mesmo tempo e com ações de colisão diferentes. Masks vermelhas, ataque. Azuis, colisão dos personagens.

Quanto a Inteligência Artificial, como em todo jogo, seria apenas um padrão de golpes. Claro que para ela ser uma IA boa ela deveria ter vários padrões e padrões complexos.

Mas para seu prototipo, vc poderia escolher um de seus lutadores e criar uma simples IA.
CÓDIGO:
SE (distancia entre os lutadores > X) ENTÃO
use poder
SENÃO
dê um chute

Sugiro você fazer algo bem meia boca (mas que funcione) para o prototipo. Pois assim você poderá testar as lutas sem ficar perdendo tempo comcomplicações. Sugiro também você dar uma pesquisada no google.
Boa ideia. Vou fazer um protótipo.

@Willy
Uma técnica que eu uso para fazer a "colisão precisa", é criar um sprite com o formato da parte que bate, no caso, o punho. Quando eu executo a ação de atacar, crio um objeto com esse sprite criado e o posiciono exatamente no punho. Esse objeto se destrói ao colidir com um inimigo e causa dano. Se ele não colidir com nada, se destrói.
E justamente isso que estou executando. multi-masks. Valeu pela dica de toda forma e se eu encontrar dificuldades nisso peço ajuda Happy

Esse ponto é bem mais complicado e trabalhoso de se fazer. Não existe uma formula secreta para fazer.
Eu faria da seguinte forma. Primeiro, eu programaria a IA para ser controlada por mim, ou seja, ao apertar X botão, executa Y ação, como se ele fosse o player mesmo. Depois de tudo pronto, eu trocaria os keyboard_check's da vida por uma variavel correspondente a sua ação, como por exemplo, socar.
Fazendo isso, já temos todos os movimentos feitos, e para usar, basta tornar uma variável verdadeira ou falsa. Com isso, já temos a parte de movimentos pronta, agora, vem a parte complicada...
Devemos agora, programar a inteligência propriamente dita... Neste caso, você terá que se colocar no lugar da IA e pensar: "O que eu faria nessa situação?". Por exemplo, se o adversário está longe, devo me aproximar. Se o adversário começar a me atacar, tento me defender. Se o adversário está dando uma rasteira, pulo para me esquivar.
Atacar, combo, especial, essas coisas, ai fica a seu critério... Pode ser movimentos aleatórios (mais simples) ou planejados de forma mais eficiente (mais complexo).

Fica a dica! blz
Hm bem pensado, fazer uma espécie de debug realmente me pouparia tempo, o que vou precisar muito já que preciso programar algum jogo de luta de demonstração até terça feira que vem.

@PedroX


Sobre a IA, você poderia jogar com um amigo. Aí você programa um objeto para saber em que condições você fez tal coisa.

Estava pensando em níveis onde haveria taxas de aleatoriedade e de precisão/analise. Vamos supor que no nível fácil será a cada 10 movimentos 8 aleatórios no fácil, 5 aleatórios e 5 calculados no médio e 9 calculados e 1 aleatório no difícil...

@JoaoVanBlizzard
nesse caso poderiam ter categoria para os golpes, tipo a potencia B seria mais forte que a potencia A e a C mais forte que a B, se a potencia B fosse atingida pela potencia C ela se destruiria mas a C não, continuando sua trajetória normalmente, foi um método que eu pensei até para ecomizar tempo e ter algo funcional ao mesmo tempo.
Pensando nisso estou bolando uma programação onde um objeto chamado "shadowmaskg" fará esse trabalho e com isso será possível definir colisões e força por exemplo.

@AlexBosquin
acho que você entendeu mais ou menos a minha teoria mas praticamente é assim:

Se player esta chutando minha posição é nas pernas e se colidir com inimigo gerar a reação dele e dar dano!

desculpe qualquer coisa ae amigo, o que vale é a intenção xD
Ah que isso imagina, não precisa se desculpar por nada. Quanto a sua sugestão e numa linha assim que estou bolando as colisões e etc...

@theguitarmester

E claro, como pude me esquecer das mascaras que o mugen usa. Muito bem lembrado! Vou me inspirar neste aspecto.

Bom obrigado por me darem ótimas ideias. Agora vou desenvolver algo, então surgindo alguma dúvida volto a postar. A propósito, quando a engine tiver algo funcional faço questão de postar o resultado para vocês dizerem como ficou.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF Empty Re: [Ajuda-Ideias] Montando um jogo como MK, SF ou KOF

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos