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AJUDA - GM8 p/ GMS

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Mensagem por Mikasuki Seg 02 Dez 2013, 09:01

Bom dia, caros amigos.

Uso o GM8 no meu projeto desde novembro de 2011. Hoje meu projeto tem, além das centenas de sprites já embutidas no projeto, mais 5245 sprites no formato .gmspr que uso por fora, pelo código "sprite_add_sprite". Fazia desta maneira por que o GM carrega todas as sprites de uma só vez no momento do loading do jogo, então o PC não executava a aplicação por falta de memória. Usando o sprite_add_sprite e o sprite_delete eu consegui carregar apenas as sprites que eu preciso e remove-las da memoria depois de usa-las.

Estou tentando migrar o meu projeto pro GMS, já que estamos com licenças gratuitas. Acontece que o GMS não reconhece a função sprite_add_sprite.

Minhas dúvidas são as seguintes: notei que o GMS exportou as sprites que eu já tinha em meu projeto para a nova pasta do projeto. O GMS, diferente do GM8, não carrega as sprite todas de uma vez? Ele só garrega quando for usá-las?

Se sim, como eu faço para importar todas as 5245 sprite do meu antigo projetos, lembrando que todas estão em uma pasta externa?

Existe alguma maneira de converter .gmspr para .gmx?

Tem como usar os "include files" para resolver este problema? Como faço o GMS reconhecer os arquivos apenas arrastando tudo para a pasta "data files"?

Agradeço desde já.
Mikasuki
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Mensagem por luizbills Seg 02 Dez 2013, 13:46

Sabe ler em inglês? veja "Texture Pages" nesse link https://www.yoyogames.com/tech_blog/30

Acho que vai te ajudar.
luizbills
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Mensagem por Mikasuki Seg 02 Dez 2013, 19:46

Muito obrigado, Luis! Aprendi bastante, realmente útil.

Mas não é ainda o que eu to precisando =/

To querendo converter o sprites .gmspr para .gmx. Temo que terei que fazer um por um manualmente T_T

Muito obrigado pela atenção!
Mikasuki
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Mensagem por All-x Seg 02 Dez 2013, 20:19

Mikasuki escreveu:Bom dia, caros amigos.

Uso o GM8 no meu projeto desde novembro de 2011. Hoje meu projeto tem, além das centenas de sprites já embutidas no projeto, mais 5245 sprites no formato .gmspr que uso por fora, pelo código "sprite_add_sprite". Fazia desta maneira por que o GM carrega todas as sprites de uma só vez no momento do loading do jogo, então o PC não executava a aplicação por falta de memória. Usando o sprite_add_sprite e o sprite_delete eu consegui carregar apenas as sprites que eu preciso e remove-las da memoria depois de usa-las.

Estou tentando migrar o meu projeto pro GMS, já que estamos com licenças gratuitas. Acontece que o GMS não reconhece a função sprite_add_sprite.

Minhas dúvidas são as seguintes: notei que o GMS exportou as sprites que eu já tinha em meu projeto para a nova pasta do projeto. O GMS, diferente do GM8, não carrega as sprite todas de uma vez? Ele só garrega quando for usá-las?

Se sim, como eu faço para importar todas as 5245 sprite do meu antigo projetos, lembrando que todas estão em uma pasta externa?

Existe alguma maneira de converter .gmspr para .gmx?

Tem como usar os "include files" para resolver este problema? Como faço o GMS reconhecer os arquivos apenas arrastando tudo para a pasta "data files"?

Agradeço desde já.
1 - Realmente a função sprite_add_sprite não funciona mais;
2 - O GM:S funciona do mesmo modo do GM8, só que a gerencia de recursos é mais aprimorada. Você pode usar arquivos externos de extensão PNG (Mas todos esses arquivos você deve adicionar ao Included Files), usando a função "sprite_add" (Onde tu chama pelo nome do Included Files) e depois deletar com "sprite_delete".
3 - Não tem como fazer pra importar todas de uma vez no formato que estão (Sem usar alguma gambiarra, claro). Tu terá que converter todas para PNG, ai sim poderá importar tudo de uma vez no Included Files.
ve-las

Dê curiosidade fiz um programa que fará esse trabalho duro para você:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/38428395/Mass%20GMSPR%20to%20PNG%20Converter.zip

Testei com poucas sprites. Sugiro que converta aos poucos, para não usar muita RAM e travar seu PC (Apesar de eu excluir a sprite da memória, não sei como irá se comportar com mais de 5000).

Espero que ajude Happy

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Mensagem por Mikasuki Ter 03 Dez 2013, 10:59

Alex, muito obrigado! Vai ajudar bastante, com certeza! Assim que terminar eu te digo como funcionou com a 5000 sprites Happy

Só preciso de resposta para mais uma dúvida: como eu faço para o GMS reconhecer os include files apenas arrastando estas sprites em PNG para a pasta datafile do projeto? Isto é possível?

Edit -

Meu amigo, funcionou perfeitamente! Todas as 5245 sprites foram convertidas para PNG. Sou programa é excelente, parabéns! Muito obrigado!

Edit -

Consegui Alex! Cutucando o GMS eu acabei encontrando a função "open in explorer" e já fiz a exportação. Muito obrigado!
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AJUDA - GM8 p/ GMS Empty Re: AJUDA - GM8 p/ GMS

Mensagem por Mikasuki Ter 03 Dez 2013, 11:18

Pessoal, para quem está com o mesmo problema que eu: Fora excelente solução apresentada pelo Alex acima, eu consegui também importar todas as sprites .gmspr mesmo pelo "open in explorer".

Agradeço a todos!
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